quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mensagem - Precisamos de uma Nova Arca


Precisamos de uma Nova Arca - Gn 9.8-17


Este é um texto que nos ensina o valor da aliança que Deus faz com o seu povo. Pois na verdade há uma grande diferença entre fazer parte da aliança de Deus e não fazer parte da aliança de Deus.Aquele que faz parte da aliança de Deus olha para as coisas que Deus faz e sente alegria.  Quem, porém, não faz parte da aliança de Deus olha para as coisas que Deus faz e não entende como elas realmente são. Sente medo daquilo que dá confiança. Sente confiança naquilo de que deveria ter medo. Simplesmente não é possível entender porque nós cristãos ficamos alegres pelas coisas que Deus faz sem fazer parte da aliança de Deus.
Um que não faz parte da aliança de Deus não entende porque nós ficamos tão felizes quando ouvimos uma palavra tão pequena de Deus quando nos diz: “Perdoados estão os pecados de vocês!” Também não entendem porque há tanta alegria em nosso coração quando comemos e bebemos a Santa Ceia. Para eles, nós comemos e bebemos nada mais do que pão e vinho. Mas, para nós que fazemos parte da aliança de Deus, não é só pão e não é só vinho que comemos e bebemos. Na Santa Ceia, nós comemos e bebemos pão e vinho, e junto com o pão nós comemos o corpo de Cristo e junto com o vinho bebemos o próprio sangue de Cristo. A bondade de Deus não é uma coisa que está perdida por aí em algum lugar. Não, a bondade de Deus se mostra em coisas que podemos ver. 


Olhe para o céu após a chuva. O que tem lá? Nem sempre é fácil enxergar, mas muitas vezes podemos ver claramente um arco-íris brilhando no céu. Então quando muitos olham para o arco-íris dizem: “Olha que bonito!” Mas nós que fazemos parte da aliança de Deus podemos dizer: “Olha como é bonita a fidelidade de Deus!” Pois Deus não se contentou apenas em dizer que não destruiria mais o mundo com água. Ele quis dar um belo colorido aos nossos olhos. Mas não foi só aos nossos olhos que Deus quis dar um belo colorido. O arco-íris não foi feito somente para os olhos. O arco-íris foi feito para todos que tem um coração, para todos que tem vida. O arco-íris nos mostra que o Deus que criou este mundo é um Deus que nos ama demais e por isso quer continuar sendo fiel ao que disse mesmo que o pecado e a maldade more em nós.
Na época de Noé, a maldade humana chegou a um ponto que Deus não quis mais suportar. Ele então decidiu destruir o mundo. Ele decidiu fazer chover por quarenta dias e por quarenta noites uma chuva muito forte de modo que toda a terra ficou cheia de água. Somente depois de 150 dias é que a água começou a baixar, o que levou mais 150 dias. Que dia terrível deve ter sido aquele em que as pessoas começaram a se dar conta que não tinham para onde escapar. Não tinham como escapar do dilúvio. Não tinham onde achar comida. Que dia terrível em que a ira de Deus se mostrou. Se o amor de Deus não fosse mais forte que a sua raiva ninguém teria escapado.
O amor de Deus se mostrou a Noé e à sua família. Deus lhe deu a ordem de construir uma enorme arca que pudesse abrigar animais e a sua família. A arca parecia não fazer sentido algum. O que adiantaria construir um barco enorme no meio da terra. Qualquer um que olhasse Noé construindo aquele barco no meio da terra pensaria que ele estava louco ou era um grande ignorante. Qualquer um sabia que construir um barco longe da água não era prudente, ainda mais um daquele tamanho. Quantas coisas devem ter passado pela cabeça de Noé: “Eu bem que podia estar aproveitando esse tempo com outras coisas mais importantes” “Meus amigos pensam que eu sou louco.” É bem possível que Noé tenha tido vontade de desistir. O mesmo pecado que morava nas outras pessoas morava também em Noé. A diferença de Noé é que ele acreditou no que Deus disse. Noé se lembrou de que as coisas que Deus fala sempre acontecem e que as coisas que ele pensa poucas vezes acontecem. Quando o mundo não existia Deus falou e tudo aconteceu. Quando Noé pensou que a sua família seria destruída no Dilúvio Deus lhe mostrou que ela seria salva. Deus diz que os nossos pecados foram perdoados e isso de fato acontece mesmo quando pensamos que não pode ser tão fácil assim. Quando Deus diz que ele está conosco isso de fato acontece mesmo quando pensamos que estamos sozinhos.
Deus disse que o dilúvio viria e assim aconteceu. Mas quando ele veio a família de Noé estava lá dentro protegida. Os que estavam fora, porém, não tinham ninguém que os protegesse. Eles sabiam que isso iria acontecer, mas preferiram acreditar no que eles viam, e não na Palavra de Deus.
Após o dilúvio, Deus nunca mais mandou fazer uma arca. Ele, porém, fez uma obra com as suas próprias mãos. Deus riscou o céu com um colorido nunca antes visto. Após encher os olhos de Noé com a beleza e o colorido do arco-íris Deus encheu o coração de Noé e de sua família com a beleza e o colorido de sua aliança. O arco-íris era o sinal de que Deus não mais destruiria o mundo com um dilúvio. Assim, o arco-íris tornou-se o sinal da aliança de Deus, assim como um anel do dedo é sinal da aliança entre marido e mulher.
Apesar de Deus não ter mandado construir uma nova arca, muitas pessoas dedicam a sua vida construindo uma arca. Isto é, as pessoas imaginam que o mundo vai ser destruído em tal ano de tal jeito. Na previsão de muitos o ano 2012 é de novo o último ano. Muitos milionários desesperados então constroem imensos abrigos. Cavernas em baixo da terra foram construídas para ser uma espécie de arca. As pessoas que observam o mundo percebem que ele não dura para sempre. Tudo o que nós temos no mundo acaba até que o próprio mundo um dia se acabará. Então, tentando se proteger, as pessoas constroem diversas arcas com as quais pensam poderem se proteger. Ajuntam muitas riquezas, fazem milhares de amigos. Esquecem-se, porém, que o mundo depende do que Deus fala, e não do que as pessoas pensam.
Deus nos diz que o nosso mundo é o mesmo mundo de Noé, quer dizer, o pecado e a maldade que lá existia existe também entre nós. Assim como Deus disse que destruiria o mundo de Noé, Deus diz que destruirá o nosso mundo. Assim como Deus protegeu Noé com a arca, Deus quer nos proteger com uma nova arca.Mas esta nova arca é diferente da primeira. A matéria prima é a mesma. A primeira arca foi construída com madeira e pregos, a segunda também foi. Os pregos da primeira arca foram colocados por mãos pecadoras, os pregos da segunda arca também foram. A primeira arca, no entanto, tinha o aspecto de um barco. Já a segunda arca teve a forma de uma cruz. Essas duas arcas, porém, nos fazem olhar para a promessa de Deus feita por meio de uma aliança. Deus prometeu que vai nos proteger. Se Deus falou isso certamente vai acontecer.

Nós já podemos entrar nessa nova arca. Ela já está pronta. Jesus Cristo fez todo o trabalho. Deus fez uma aliança com você para lhe proteger do fim do mundo. Isso não é para assustar. Deus nos dá um lugar onde podemos nos sentir seguros. Esse lugar é a Igreja. Fazer parte da Igreja de Deus é estar nessa nova arca. Quando olhamos ao nosso redor vemos então a madeira e os pregos da cruz onde Cristo deu a sua vida por nós e isso nos consola.
Se olhamos, porém, um pouco mais além, veremos pessoas que estão fora da arca e, por isso, podem acabar como aqueles que foram afogados pelo dilúvio. Se não falarmos da aliança de Deus, como essas pessoas poderão ser salvas? Nada mais poderá salvá-las a não ser a obra de Cristo na cruz. É preciso que as pessoas sejam trazidas para dentro da cruz de Cristo assim como a família de Noé foi trazida para dentro da arca.
A nossa vida é como a vida de Noé, portanto. Enquanto trabalhamos pelo bem da igreja precisamos falar que em Cristo podemos ser salvos. Se não falarmos muitos se perderão e morrerão sem a salvação. Que Deus nos abençoe para que não apenas oito pessoas sejam salvas como no dilúvio, mas que milhões e milhões de pessoas sejam salvas pela nova arca, isto é, pela cruz de Cristo.
Amém!

Francis Dietrich Horrmann
pastor conselheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário