sexta-feira, 27 de março de 2015

Mensagem - As Três cruzes

É TEMPO DE QUARESMA !

Tempo de profunda reflexão para nós cristãos. Sim, refletir sobre acontecimentos amorosos de Deus em favor de todas as pessoas.

- Para muitos acontecimentos de desgraça completa.

- Para outros muitos vitória completa e perfeita !

Conhecemos a palavra de Deus que nos fala no Evangelho de Lucas, capitulo 23, versículo 33...”Quando chegaram ao lugar chamado calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores; um à direita e outro à esquerda.”

Quadros de Cristo e Tiradentes apresentam muita semelhança. Suas vidas e suas mortes, contudo, são muito diversas. Tiradentes, que comemoramos no Brasil inteiro através de um feriado nacional e programas cívicos especiais, lutou por um ideal e morreu sem conseguir seus nobres objetivos. Cristo viveu para reconciliar os homens com Deus e morreu para que a sua obra se completasse. Vale muito mais meditarmos na morte de Jesus no que da de Tiradentes.

Três homens foram crucificados no calvário: Um, que ofereceu a salvação; um, que recebeu a salvação e um que rejeitou a salvação.

Na cruz do centro estava suspenso o Autor da vida e Salvador de todos os homens. Todos os pecados de todos os homens o pregaram à cruz: os nossos pecados, os teus, os meus. Ele sofreu a morte em nosso lugar e em obediência à vontade do Pai.

Os dois malfeitores crucificados com Jesus representam as duas classes em que se divide a humanidade diante de Cristo. Ambos sofriam o castigo pelos seus crimes. Jesus derramou seu sangue remidor pelos dois. Um dos criminosos não aceitou a remissão. O outro arrependeu-se de suas maldades e, pela sua fé no sangue purificador de Cristo, encontrou a Salvação.

Um dia Jesus Cristo vai julgar toda a humanidade, que terá que comparecer toda perante ele. Ele dividirá todos os homens em dois grandes grupos. Todos os que não aceitaram a salvação obtida por Cristo e preferiram seguir seus próprios caminhos, se juntarão ao malfeitor impenitente, recebendo a condenação como castigo de sua incredubilidade. Os cristãos, isto é, os que pela fé aceitaram a Cristo como seu Salvador, serão recebidos, com o malfeitor arrependido, nas mansões celestiais.

De que lado de Jesus estaremos nós ? Olhemos para Cristo com fé. Entreguemos a ele os nossos corações. Dediquemos a ele as nossas vidas. Tenhamos a certeza de que o nosso lugar está reservado na vida e glória eternas.


Oremos: Cristo, autor de minha vida e da morte vencedor, que por ânsias sem medida, por incomparável  dor, minha morte aniquilaste e minha alma resgataste, grato sou por tanto amor, meu bendito Redentor.
Duramente flagelado, mitigaste a minha dor; falsamente incriminado, foste meu libertador, para eu reconfortado, foste, à cruz desamparado: grato sou por tanto amor, meu bendito Redentor.
Devo agradecer-te tanto, ò Jesus tamanha dor, chagas, agonia, pranto, penas e mortal horror. Vivo e morro consolado, por teu sangue perdoado. Grato sou por tanto amor, meu bendito Redentor.
Ainda com alegria dizemos: Morte cruel sem culpa sofreu, mas no terceiro dia a venceu. Graças te damos nosso Senhor, pois revelaste a nós teu amor. Glórias cantemos ao nosso bom Deus, salva da morte e pecados os seus, culpa abolida aleluia, cristo dá  vida aleluia.
Com alegria a Cristo servi, sempre confiantes a ele segui; a todo aquele que nele crer em sua glória o quer receber. Glórias cantemos ao nosso bom Deus, salva da morte e pecados os seus, culpa abolida aleluia, cristo dá  vida aleluia! Amém.

Devocionário Pare, Medite, Viva / Mensagem: As três cruzes/ Adaptada por Lauro Wille
Devocional de abertura do XLIII Congresso do DICANPI (21 de março de 2015)

Veja o que rolou no XLIII Congresso do DICANPI

"Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR"! Foi baseado nessas palavras do Salmo 118.17, sob a temática "Na vida a partir da Graça de Deus" que o DICANPI realizou seu XLIII Congresso distrital nos dias 21 e 22 de março.
Foto Oficial do XLIII Congresso DICANPI

Jovens apresentam atividade baseada na parábola do
Semeador, na noite de sábado
O congresso teve início na tarde do sábado com devocional a cargo do departamento de cultura do DICANPI e a chamada que registrou a presença das uniões juvenis de Capão Bonito (13 jovens), Faxinal (3 jovens), Potreiro Grande (2 jovens), Manoel do Rego (5 jovens), Três Pontes (6 jovens), Florida 3 (5 jovens), Solidez (9 jovens), Pantanoso (6 jovens), Canguçu Velho (10 jovens) e Canguçu (14 jovens), além de 4 pastores e 1 visitante, num total de 77. Ao longo de todo Congresso, ainda foram registradas inscrições de jovens também das uniões juvenis de Florida 1, Paz do Iguatemi, Herval e Estância da Figueira, sendo registrada a presença de 14 uniões juvenis e 158 inscrições ao longo do Congresso!

Jovens cantam durante apresentação de atividade baseada na
parábola do Trigo e do Joio, na noite de sábado
Seguiram-se as oficinas sobre a vida de Paulo, muito bem conduzidas pelos pastores Francis Dietrich Hoffmann e Celso Valmir Grams. Foi baseado nessas oficinas e também nas leituras indicadas no livro de Atos, divulgado com antecedência, que se realizou o Teste de Eficiência na tarde do domingo.

Após as oficinas, os jovens presentes foram divididos em 5 grupos e desafiados e criar de improviso uma apresentação (musical ou teatral) baseado em um texto bíblico aleatório sorteado por cada grupo. A apresentação resultante dessa atividade foi apresentada na parte da noite.

Jovens cantam durante apresentação de atividade baseada na
história do Sacrifício de Isaque, na noite de sábado
Mas antes da apresentação da tarefa, realizou-se uma caça ao tesouro por união juvenil, da qual saiu vencedora a união juvenil local (Capão Bonito). Terminada a caça ao tesouro e a apresentação da tarefa, encerrou-se a programação de sábado do Congresso, e os jovens foram encaminhados as casas dos membros para o merecido descanso.

O reinício da programação na manhã de domingo se deu com a sessão plenária, na qual estavam para votação duas moções e a nova diretoria do DICANPI. A moção enviada pelos pastores, sugerindo redução da duração do Congresso de um dia e meio para um dia foi aprovada por 13 votos a 10, sendo que o Congresso do ano que vem terá apenas um dia de duração, somente ao longo do domingo. A moção enviada pela JELSP, sugerindo a regulamentação de regras para a Olimpíada Esportiva não foi aceita pela comissão de moções para ir a votação, ficando a mesma como objeto de estudo pelas uniões juvenis a fim de serem tomadas decisões posteriormente. A nova diretoria do DICANPI, gestão 2015/16 foi eleita e ficou assim constituída:

Presidente: Luiza Weege (Florida 1)
Vice:Nara Beatriz Soares (Manoel do Rego)
Tesoureiro: Éverton Priebe (Florida 1)
Vice: Nairton Iwen (JELSP)
Secretária: Lírian Neitzke (Florida 3)
Vice: Kamilla Quandt (Solidez)
Departamento de Cultura: Diovana Timm (Pantanoso), Laidiner Trettin (Pantanoso) e Priscila Wille.
Departamento de Esportes: Laís Blank (JULUCA), Marcos Soares (Manoel do Rego) e Gabriel Siefert (Capão Bonito)
Conselho Fiscal: Samuel Normberg e Cátia Normberg (ambos de Solidez)
Pastores Conselheiros: Arnildo Münchow (paróquia do Faxinal) e Celso Valmir Grams (paróquia de Solidez).

Entre a sessão plenária e a palestra, a palestrante apresentou o novo caderno de estudos bíblicos, o DICANPI Forte Em Santa União 2015/16, que foi entregue aos jovens no Congresso e cuja versão digital está disponível online. Esperamos que o mesmo seja de grande proveito para as uniões juvenis.

Pastor Tiago Albrecht palestrando sobre o testemunho cristão
nas redes sociais, na manhã de domingo
Após, tivemos a palestra sobre o tema do Congresso com o Pastor Tiago Albrecht (Porto Alegre), focalizado no testemunho cristão através das redes sociais.

Na parte da tarde, foi realizado o teste de conhecimentos bíblicos sobre a história de Paulo, a cargo dos pastores conselheiros Arnildo Münchow e Clóvis Blank, sendo vencedoras as uniões juvenis JELSP (Canguçu Velho, 1º lugar) e JULUSOL (Solidez, 2º lugar), cujo desempate foi pelo critério de ordem entrega, visto ambas terem tido o mesmo número de acertos.

Jovens acompanham palestra do pastor Tiago Albrecht na
manhã de domingo
Às 16h30 foi realizado o culto de encerramento com a instalação da nova diretoria.

Ficamos muito felizes com a presença dos Jovens que estiveram presentes em nosso XLIII CONGRESSO DO DICANPI. Como disse o pastor conselheiro Arnildo Münchow, pode ser que não tenha sido o maior dos Congressos em quantidade, mas em compensação o foi em qualidade. Qualidade tanto na participação dos jovens, que aproveitaram cada proposta de atividade do Congresso, como também de qualidade de programação, que trouxe grandes oportunidades de crescimento espiritual e fortalecimento da fé, novos conhecimentos bíblicos e diversão. que aconteceu neste último final de semana da comunidade "São Paulo" de Capão Bonito. Lembramos aqui também as palavras do Palestrante: onde nós estivermos, lá somos a igreja de Cristo!

Registramos aqui um agradecimento a última gestão da Diretoria do DICANPI e desejamos as mais ricas bençãos de Deus para a Gestão 2015/2016!
Foi uma grande alegria receber a todos em nosso XLIII Congresso!


Lembramos que os próximos eventos do DICANPI são os seguintes:

07/06/2015 - V Domingo da JELB, na C.E.L. Triunfo (evento interdistrital DICANPI/LOURENPEL, a cargo do LOURENPEL)
02/08/2015 - XLIII Olimpíada Cultural DICANPI, na C.E.L. São João do Herval
28 e 29/11/2015 - XLIII Olimpíada Esportiva DICANPIi, na C.E.L. Farroupilha de Piratini

Esperamos todos em nossos próximos encontros! Fiquem com Deus!

segunda-feira, 16 de março de 2015

XLIII Congresso do DICANPI

Neste final de semana, dias 21 e 22 de março, o DICANPI realiza o seu XLIII Congresso distrital que se realizará na C.E.L. São Paulo de Capão Bonito com o tema: "Na vida a partir da graça de Deus", com destaque para a passagem bíblica do Salmo 118.17: “Não morrerei; antes, viverei e cantarei as obras do Senhor, que será o lema do evento.

PROGRAMAÇÃO:

 A programação será conforme o esquema a seguir:

Sábado

14:00 – Inscrições;
14:30 – Devocional de abertura;
15:00 – Oficinas sobre o teste de conhecimentos Bíblicos;
16:30 – Tarefas por Paróquia; 
17:00 – Lanche;
18:30 – Início das apresentações das tarefas;
20:00 – Ida a casa dos membros;

Domingo : 
08:30 – Plenária para a eleição da nova diretoria gestão 2015/2016;
10:00 – Palestra com o Pastor Tiago Albrecht de Porto Alegre;
12:00 – Almoço; 
14:00 – Teste de conhecimentos Bíblicos sobre a história de Paulo;
15:30 - Momento Livre;
17:00 – Culto com a instalação da nova diretoria.


O valor da inscrição será de R$ 22,00, que incluirá um almoço e dois lanches com refrigerante.

TESTE DE CONHECIMENTOS BÍBLICOS

O teste de conhecimentos bíblicos, previsto para acontecer na tarde de domingo (às 14h) será sobre a vida de Paulo. As juventudes poderão basear seu estudo no livro de Atos e frisarem algumas partes fundamentais encontradas em tais capítulos: 8.1-3, 9.1-31, 13, 21 e 22.

ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA GESTÃO 2015/16

Segue a lista de indicações para a eleição da nova diretoria:


PRESIDENTE: 
Luiza Behling (Florida I)

VICE- PRESIDENTE: 
Nara Beatriz Soares (Manoel do Rego)
Luiza Behling (Florida I)
Éverton Pribe ( Florida I)
Athos Müller (Pantanoso)
Alex Blank (JULUCA)

TESOUREIRO: 
Éverton Pribe (Florida I)

VICE-TESOUREIRO: 
Nairton Hartwig Iwen (JELSP)
Éverton Pribe (Florida I)
Juliano Timm – (FAXINAL)
Dionatas Bunde ( JELSP)
Lucas Helbig - (JULUCA)

SECRETÁRIO (a): 
Lirian Neitzke - (Florida 3)
Fernanda Iwen - (Três Pontes)

VICE-SECRETÁRIA: 
Kamilla Quandt (JULUSOL)
Fernanda Iwen - ( Três Pontes)
Veridiana Neitzke - (Três Pontes)

DEPARTAMENTO CULTURAL: 
Diovana Timm (Pantanoso)
Priscila Wille
Nara Beatriz Soares (Manoel do Rego)
Sabrina Fahl (JELSP)
Andréia Quandt (Capão Bonito)
Laidner Trettin (Pantanoso)

DEPARTAMENTO ESPORTIVO: 
Renato Neitzke - (Potreiro Grande)
Samuel Reichow (Três Pontes)
Athos Müller (Pantanoso)
Danilo Pribe (Florida 1)
Laís Blank- (JULUCA)
Marcos Soares – (Manoel do Rego)
Diego Noremberg (Lagoa dos Pereiras)
Maurício Hobuss - (JELSP)
Gabriel Siefert ( JULUSP)

CONSELHO FISCAL: 
Éberton Noremberg ( Ebenézer)
Samuel Noremberg (JULUSOL)
Cátia Noremberg (JULUSOL)
Kamilla Quandt – (JULUSOL)
Charles Quandt - JULUSP
Ándre Mülling –JULUSP
Diego Noremberg (Lagoa dos Pereiras)

Todos devem estar cientes de que cada união juvenil tem o direito a ser representado por até dois delegados com direito a voto para a eleição da nova diretoria.

Pedimos a todos os jovens que orem pelo nosso evento e também por esta nova diretoria que será instalada, pois são peças fundamentais e necessárias, para o bom andamento dos eventos e atividades do nosso distrito. 

Esperamos ansiosamente, a todos os jovens do DICANPI para juntos rendermos graças a Deus e cantar as suas maravilhosas obras.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Reflexão - Como observaremos a Quaresma hoje?

Tradicionalmente, a Quaresma tem sido um período de intensa atividade em nossas igrejas. Em muitos casos, esse é o único período do ano durante o qual cultos no meio da semana recebem um número significativo de pessoas. Projetos de oferta especiais frequentemente fazem desse um período crucial para o bem-estar econômico da congregação. Os cristãos o tem visto como um período de autodisciplina e negação, de autoexame de seu coração e arrependimento. Mas em anos recentes nós temos tido uma série de dúvidas a respeito da tradicional observância da Quaresma.
A Quaresma tradicional era um período de solenidade e tristeza que enfatizava um estado de espírito de pano de saco e cinza. A festa de Carnaval realizada no dia imediatamente anterior ao que dá início a essa época do ano é justamente porque não haveria oportunidade para alegria ou diversão durante os dias sombrios da Quaresma. Mas em anos recentes passamos a apreciar o lugar do júbilo e da celebração na fé cristã. E esse entendimento vai contra aquele que faz da Quaresma um festival da melancolia.

Os auto sacrifícios com que a Quaresma já foi observada, muitas vezes parecem hipócritas e legalistas nos dias de hoje. Os cristãos solenemente decidiram dar-se algum prazer de viver nestas seis semanas de Quaresma. De fato, a autonegação muitas vezes era boa para a saúde ou bem-estar geral da pessoa e, consequentemente, em nenhum sentido um real sacrifício. Mas em nosso mundo de fome e necessidades, é difícil achar justo que nós, por apenas algumas poucas semanas no ano, cortemos a satisfação que provém da nossa riqueza. O problema básico com os tradicionais “sacrifícios” da Quaresma era que demasiadas vezes eles eram destinados a reforçar a espiritualidade da pessoa ao fazer o sacrifício. As autonegações da Quaresma demasiadas vezes inspiravam as pessoas a olhar mais para si mesmas do que olhar para seus vizinhos.

Nessa busca de como os cristãos poderiam observar a Quaresma hoje, alguns apontamentos são significantes. Os nossos pensamentos não precisam dirigir-se para a nossa vida e condição espiritual interiores, mas antes se concentrar naquilo que Deus fez e está fazendo. De uma maneira ou de outra, nessa época os nossos pensamentos poderiam melhor dirigir-se em direção à aliança que Deus fez com o Seu povo. A palavra “testamento” significa aliança, e não é por acidente que a nossa Bíblia está dividida em Antiga e Nova Alianças. O Deus que encontramos na Bíblia não se contentou em assentar-se no céu e esperar que os seres humanos se voltassem para ele. Pelo contrário, Deus tomou a iniciativa de buscar todas as pessoas. Ele firmou uma aliança com Abraão e seus descendentes a fim de que através dele fossem abençoados todos os povos da terra (Gn 12.1-3).

Uma aliança implica num comprometimento de duas partes em comum acordo. A aliança mais largamente observada nas relações humanas é a aliança matrimonial e, assim, nós encontramos sempre de novo na Bíblia o relacionamento de Deus com Seu povo comparado com o relacionamento de marido e mulher. A história da aliança de Deus com Seu povo é a história da fidelidade de Deus à aliança e da infidelidade do povo. Repetidamente, Deus renova Sua aliança, perdoando Seu povo e começando de novo. Isso ocorreu da forma mais decisiva na vinda do Filho de Deus para inaugurar a nova aliança que havia sido prometida.

Concentrados na aliança, a nossa atenção estará direcionada para Deus e Sua ação. Dessa forma, perceberemos que a Quaresma é corretamente observada não através de um intenso autoexame, mas através de um levantar os nossos olhos para Deus. Concentrados em Deus somos puxados para fora de nós mesmos e preenchidos com o desejo de servir a Deus que fielmente guardou Sua aliança conosco.

É a natureza humana que supõe que nós temos que nos arrepender, reformar nossas vidas e fazer boas obras a fim de que Deus nos perdoe, nos ame e nos aceite. O resultado final é que o que quer que nós façamos, nós estaremos sempre de olhos nos nossos próprios interesses ao fazer isso. Quando a Quaresma é observada nesse espírito nós realizamos vários atos de piedade e autonegação a fim de podermos elevar o nosso status perante Deus. Mas quando a nossa atenção é voltada para a aliança de Deus, nós descobrimos que antes mesmo de termos nos arrependido ou realizado boas ações, Deus já tinha nos perdoado, nos amado e nos aceitado. Como resultado, nós não nos arrependemos e servimos a Deus a fim de ganhar o Seu favor, mas antes para expressar o nosso amor e gratidão a Deus pelo fato de já termos recebido o Seu favor. A Quaresma observada sob a luz da mensagem da aliança, portanto, nos puxa para fora de nós mesmos e direciona nossa atenção para os atos de Deus e, através deles, para nossos vizinhos, os quais Deus também ama.

Fonte: Introduction in Proclamation: Aids for Interpreting the Lessons of the Church Year - Lent, William Hordern e John Otwell. Tradução: Charles S. V. Ledebuhr

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Mensagem - O Doce Aroma do Evangelho

Texto base: Gálatas 4.1-7




Caros leitores, o tema que trago para ser exposto neste momento, nós encontramos nas Sagradas Escrituras, na carta do apóstolo Paulo aos gálatas, onde Paulo afirma que: “Nos tornamos Filhos de Deus e seus Herdeiros através do sacrifício de Cristo”. Paulo escreve na carta aos gálatas capitulo quatro versículos um a sete onde lemos:
V1-Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.
V2-Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.
V3-Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo.
V4-Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.
V5-Para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
V6-E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!
V7-De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.

Quando comecei a preparar esta mensagem li e reli o texto bíblico varias vezes procurando entender o que ele dizia para mim em primeiro lugar, depois de algum tempo percebi que, o que eu realmente procurava era algo diferente, ou algo novo ainda não dito, para dizer a vocês agora, neste momento. Custei bastante, e percebi o algo diferente, novo, que procurava, mas não no texto, porém em mim.          
Mas a flor? Por que a flor? Quero usar uma flor como exemplo de algo que acontece comigo, e acredito que com vocês também. As flores são uma das criações mais belas de Deus, Jesus Cristo disse aos seus discípulos que nem mesmo o Rei Salomão se vestiu com tanta beleza quanto os lírios do campo.  Eu, quase que diariamente passo ao lado de flores, no seminário, em praças ou na rua. Em frente a minha casa há flores. Porém, não costumo parar para admirá-las, sentir seu perfume, colhê-las e dá-las para alguém. Simplesmente passo rapidamente ao lado e sigo meu caminho. Uso o exemplo das flores para dizer que da mesma forma passo por muitos textos bíblicos, principalmente aqueles mais conhecidos, e não paro para me deixar levar pelo seu “aroma”, sua essência.  
Voltando as palavras de Paulo, posso dizer que não há nada mais encoberto, está tudo ali bem claro, descoberto, nada novo, mas simplesmente sublime, esplendoroso, magnífico.    
O apóstolo Paulo, em uma época de muitas dúvidas, vendo-se em uma grande aflição escreve aos gálatas, pois havia falsos profetas que pregavam um evangelho um pouco diferente daquele que o apóstolo Paulo pregava. Estes falsos profetas diziam ao povo que poderiam crer no Evangelho de Cristo, mas não deveriam abandonar as leis judaicas, sendo que estas, ainda eram necessárias para a salvação. Aqueles homens, os profetas, não deixavam os gálatas perceberem e viverem toda a sublimidade e o esplendor do presente que estavam recebendo de Deus através de Cristo.
Então nos versículos quatro e cinco, o apóstolo Paulo revela mais uma vez aos gálatas, e também a nós hoje, a magnifica obra de Deus, que enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, ou seja, toda a humanidade perdida e condenada. Pois o homem por si próprio não consegue cumprir a lei e redimir-se diante de Deus. Então, Deus através de Cristo o faz, se torna humano com um corpo de carne e sangue, um corpo mortal, que sentiu dores e angustias, não andou entre flores em seu ministério terreno, porém entre espinhos, sofrendo em sua própria carne, injustamente, a dor do espinho maior, o nosso pecado, morrendo, para que nós não sofrêssemos as consequências deste.
 No versículo seguinte Paulo afirma:E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” Estas mesmas palavras foram usadas por Jesus Cristo quando orou no Getsêmani mostrando uma relação intima com Deus. Esta expressão, segundo Paulo, testifica a nosso favor mostrando que Cristo é verdadeiramente filho de Deus e que pela presença de seu Espírito, para o qual, tudo é possível, nos mostra a natureza divina de Cristo, um Cristo ressurreto, onipotente, eterno, infinito. Espírito que também nos fortalece, que nos revigora, que nos permite mesmo estando entre dificuldades, estarmos em paz e confiantes. Espírito que nos mostra não um Pai impiedoso, mas sim um Pai amoroso, reconciliador.
Lutero em seu Catecismo Menor, na introdução do Pai Nosso nos deixa um “lírio”, ele afirma: “Deus quer atrair-nos carinhosamente com estas palavras, para crermos que ele é nosso verdadeiro Pai e nós, os seus verdadeiros filhos, para que lhe roguemos sem temor, com toda a confiança, como filhos amados do querido pai”.

E no verso sete, encontramos ao qual me referi no princípio desta reflexão, a sublimidade do amor inexplicável de um Pai amoroso. A boa nova que os gálatas não estavam compreendendo, e que nós, muitas vezes, mesmo compreendendo, não paramos tempo suficiente para nos deixar levar pela mensagem da graça em sua plenitude. Não paramos para sentir seu “aroma”, não nos deixamos levar pela sua “doçura”, o doce sabor da graça de Deus. Deus enviou seu Filho assumindo a forma de verdadeiro homem, cumpriu a Lei em lugar de toda a humanidade, e sendo verdadeiro Deus, venceu a morte e o poder do diabo, nos convidando para fazer parte das venturas celestiais.
A proposito, você tem dado flores a alguém ultimamente? Para sua esposa? Sua namorada? Sua mãe?
 Que o nosso Senhor permita que continuemos a ver flores, que sejamos sensíveis e gentis, às colhendo e às dando como forma de carinho e afeto, e que sejamos sempre de novo seduzidos, envolvidos, tragados pelo aroma inconfundível da mensagem da Boa Nova que nós é oferecida por Cristo de forma a exalarmos a essência da mensagem da graça em favor de outros afirmando juntos com o apostolo, nas palavras do versículo sete. “De sorte que já não somos escravos, porém filhos; e, sendo filhos, também herdeiros por Deus”.

Que este Cristo esteja presente em nossas vidas hoje e sempre. Amém!




Daison Mülling Neutzling
Teologando da ULBRA e do Seminário Concórdia

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

1º Retiro da JELPE

No dia 31 de janeiro, 53 jovens da Paróquia Emanuel (incluindo o pastor com sua família) estiveram reunidos no Camping Recanto do Laser (4º distrito de Canguçu) para o 1º Retiro da JELPE. Alguns chegaram no local do retiro com a caravana da JELPE, outros de condução própria, mas de uma forma ou de outra estavam todos reunidos para um dia de muita diversão na companhia de maravilhosos amigos.

O evento começou oficialmente pela manhã com um culto campal. Foi lindo ver todos aqueles jovens reunidos debaixo das árvores, sentados em cadeiras de praia e pedras, para um momento de culto a Deus. O restante do dia foi de programação livre. Pequenos grupos se espalharam debaixo das árvores preparando churrasco e cachorro-quente. Pequenos grupos mais corajosos enfrentaram a água fria enquanto outros aproveitavam a quadra num joguinho de futebol. Uns passearam pela água, outros pelas trilhas da mata próxima, aproveitando a beleza natural do local e papeando com os amigos.

Exceto os retiros das próprias uniões juvenis, um evento com essa configuração foi praticamente inédito para a maioria dos jovens, um dia para aproveitar na companhia dos irmãos na fé, fortalecendo amizades e aproximando os jovens de nossa paróquia. Apesar de o dia não ter sido o mais favorável para as brincadeiras aquáticas, todos puderam aproveitar e se divertir no primeiro retiro que com certeza será repetido e melhorado (a partir da experiência adquirida na organização deste) nos próximos anos.

Você confere o álbum completo de fotos do evento na nossa página no Facebook ou clicando aqui!

Esse conteúdo apareceu pela primeira vez no Blog da JELPE

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Primeiras novidades para 2015!

Olá, galera!

No dia 28 de dezembro, a diretoria do DICANPI teve mais uma reunião regular. E pra começar bem o ano, vamos a algumas novidades pra começar bem o ano e para que você possa ir programando a sua agenda:

O planejamento principal do momento é o nosso XLIII Congresso Distrital do DICANPI que será nos dias 21 e 22 de março em Capão Bonito. O tema será baseado na temática deste ano da IELB; "Na vida a partir da Graça de Deus", sob o versículo lema: "Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR" (Salmo 118.17).

Nesse congresso será eleita a nova diretoria do DICANPI gestão 2015/16. A ficha para indicação da nova diretoria já foi enviada às uniões juvenis e está com os pastores. Caso alguém não tenha recebido, procure com seu pastor ou baixe a ficha clicando aqui. A ficha precisa ser entregue através dos pastores até o dia 15 de fevereiro.

Confira na sequência o calendário de atividades do DICANPI para 2015:

21 e 22 de março - XLIII Congresso Distrital - Capão Bonito
7 de junho - V Domingo da JELB (à cargo do LORENPEL)
2 de agosto - XLIII Olimpíada Cultural - Herval
28 e 29 de novembro - XLIII Olimpíada Esportiva - Piratini

Por hora é isso. Dúvidas podem ser sanadas através do nosso Facebook, e-mail ou nos comentários aqui do Blog que estaremos respondendo!