domingo, 20 de maio de 2012

Seminário de Lideranças DICANPI - 2012

Agora sim, está tudo pronto! Todos os detalhes definidos para o nosso Seminário de Lideranças desse ano.

Será no dia 3 de junho nas dependências da comunidade Ebenézer do Passo do Valadão, com o tema "O que me faz ser um jovem luterano?" e o lema "Deus é Fiel e chamou vocês para que vivam em união com seu Filho Jesus Cristo" (1 Coríntios 1.9). Confira a programação do dia:

9h - Culto da JELB
10h30 - Estudo de caso
12h - Almoço
13h30 - Palestra com o Pastor Davi Schmidt
15h - Debate e testemunhos

O culto da JELB, que abre a programação deste Seminário de Lideranças é aquele que a Natcha Teske, vice-secretária da JELB, que esteve presente em nosso Congresso na Solidez, incentivou que fosse feito, em comemoração ao aniversário de 87 anos da JELB, fundado em 31 de maio de 1925, para agradecer as bênçãos de Deus sobre esse departamento auxiliar da Igreja Evangélica no Brasil. Todos os jovens do DICANPI estão convidados, mesmo que não desejem assistir a todo o Seminário, a virem para o culto.

O tema central desse Seminário é uma espécie de sequência do Seminário de 2010 (Três Pontes), onde foram bastante discutidas formas de trazer de volta para o departamento os jovens afastados e impedir que as crianças se percam do contato com a igreja no período entre a Escola Dominical e o Departamento de Jovens.

Este ano queremos focar para responder a pergunta: "O que me faz ser um jovem luterano?". Para muitos, existe uma resposta prática e simples: jovem é aquele adolescente confirmado e não-casado. Será que é mesmo? Quantos adolescentes luteranos confirmados e solteiros estão longe dos departamentos de jovens? E quantos não participam regularmente das reuniões de nosso departamento que não se encaixam completamente nessa descrição? E quantos adolescentes não-confirmados, jovens recém-casados ou até mesmo jovens de outras igrejas, como a independente por exemplo, a mais não gostariam e estariam participando de nossas reuniões se não impuséssemos tais regras? Essas regras realmente existem ou foi a nossa cultura que as criou? Não estaria na hora de repensar a nossa maneira de enxergar um jovem como jovem luterano?

Ao mesmo tempo queremos pensar um pouco nos chamados "espaços ociosos" entre os departamentos. Esse assunto foi mencionado pelo representante da IELB no Congresso da JELG em fevereiro como uma preocupação da Igreja. Os espaços ociosos seriam o tempo que fica entre o departamento de Juventude Mirim e o de jovens e entre a juventude e os departamentos de Leigos e Servas. Existe um tempo depois que o jovem se confirma e antes que ele comece a participar dos jovens em que muitos abandonam o contato frequente com a Igreja e acabam nunca aparecendo nas reuniões da Juventude. Assim também acontece quando os jovens casam (as vezes muito jovens), não se sentem logo a vontade para participar dos departamentos de Leigos e Servas, pelo fato de haver poucos no departamento que tenham sua idade, e acabando nunca aparecendo nas reuniões do novo departamento.

O departamento de jovens fica bem no meio desses espaços ociosos. Por isso, é hora de pensar o que podemos fazer para ajudar a eliminar esses espaços ociosos e a resposta à pergunta "O que me faz ser um jovem luterano?" seja a solução.

Por esse mesmo motivo, queremos convidar os líderes da Juventude Mirim, Leigos e Servas (em especial os líderes a nível distrital) que quiserem a participar conosco deste Seminário de Lideranças, tomar parte no debate e ajudar-nos para que juntos e iluminados por Deus possamos achar as melhores respostas e definir as melhores ações práticas para melhorar o trabalho de departamentos da Igreja Evangélica Luterana o Brasil em nosso distrito.

Este evento é especialmente preparado para vocês, tanto líderes, como também aqueles integrantes das uniões juvenis que se sentem no dever de participar do nosso encontro, para também aprenderem mais sobre quem a igreja de Cristo diz que é jovem luterano, e o que o próprio Cristo espera de cada um de nós, seus filhos, para o desenvolvimento da sua igreja.

Na parte da manhã "Estude de caso" todo este assunto acima descrito será  apresentado e serão feitas as primeiras ponderações a respeito do mesmo. Na parte da tarde o palestrante convidado, pastor Davi Schmidt, da cidade de Dois Irmãos, dirigirá uma palestra sobre o assunto. Uma voz de fora, com experiência no trabalho com jovens que poderá nos apontar prováveis caminhos no momento seguinte. Em "Debate e testemunhos" é hora de botar a cabeça para funcionar, falar abertamente sobre assunto, ouvir quem tiver conselhos a dar a partir de experiências pessoais e definir algumas metas para o trabalho em união juvenil.

Também neste dia haverá o relançamento do já conhecido "Projeto Latinhas" de incentivo à ofertas entre os jovens. Maiores detalhes no dia do Seminário.

É isso aí, galera! Esperamos vocês lá no dia 3 de junho na comunidade Ebenézer do Passo do Valadão e pedimos a Deus que nos abençoe e ilumine o nosso Seminário para que o proveito seja o melhor possível, para crescimento do nosso distrito e dos nossos departamentos e, principalmente, para engrandecimento do Reino de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário