sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Educação Teológica por Extensão – ETE


Quem nunca se interessou pelas várias histórias da Bíblia? Quem nunca ficou curioso para saber o desfecho de certas passagens bíblicas, como a afamada história de José do Egito registrada em Gn 37-50? Ou então, a dramática viagem de Abraão e de seu filho Isaque em direção ao monte onde o pequeno Isaque seria morto como descrito em Gn 22? Quem nunca ficou em dúvida a respeito de uma palavra bíblica, como “está consumado” ou “longanimidade”? Quem nunca quis conhecer um pouco mais a Bíblia?
Por essa razão, os encontros na igreja sempre têm a Bíblia como o centro, aquilo que é mais importante. Dessa forma damos testemunho que adoramos o Deus que nos deu a Bíblia e aprendemos um pouco mais a respeito do que a Bíblia nos diz. O conhecimento bíblico que Deus nos dá nos cultos, nos estudos bíblicos e nos tantos outros encontros que temos em nossa igreja dão-nos forças para vivermos como cristãos neste mundo. O conhecimento bíblico deve sempre nos levar à fé, senão não é conhecimento bíblico. Isso quer dizer que nós não entendemos toda a Bíblia, mas aceitamos o que ela nos diz pela fé que Deus coloca em nosso coração. Nesse sentido, o conhecimento bíblico é a arma que temos para enfrentar o pecado dentro e fora de nós.
Sendo o conhecimento bíblico algo tão precioso e importante na vida cristã, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil tem se esforçado para levar de modo cada vez mais efetivo esse conhecimento. Além de todos os estudos e cultos que acontecem em nossa igreja temos à nossa disposição a Educação Teológica por Extensão, mais conhecida como ETE. A ETE é como uma escola onde há horários e provas, mas o assunto é a Bíblia.
O objetivo da ETE é multiplicar o conhecimento bíblico. Como acontece essa multiplicação? O aluno ou a aluna que se inscreve no curso da ETE tem aulas semanais em um dia ainda a combinar, faz provas, tira dúvidas, estuda a Bíblia. Enfim, tendo adquirido um maior conhecimento bíblico, este aluno ou esta aluna passa o conhecimento que adquiriu a outras pessoas seja em escolas dominicais, em reuniões de jovens, servas, leigos, terceira idade ou em algum outro momento em que seja requisitado pela congregação e o pastor.
Se notarmos bem, já existem pessoas que auxiliam o pastor no trabalho da igreja. Este é o caso dos professores de escola bíblia. A ETE, portanto, não está fazendo uma coisa nova. Ela quer colocar o conhecimento bíblico à disposição para ajudar no trabalho da igreja. É claro que o trabalho tem sido muito bem feito pelos professores de escola dominical e tantos outros que já ajudam no trabalho da igreja. A ETE quer ajudar aqueles que já ajudam no trabalho da igreja a fazerem ainda melhor o seu trabalho e quer ajudar aqueles que gostariam de fazer algo a mais em sua igreja, mas sente que deveria conhecer um pouco melhor a Bíblia primeiro.
Quem deseja inscrever-se no curso da ETE pode ligar para o número (53) 3252-1262 ou (53) 8428-4408 e deixar o seu nome. Este curso não tem um custo específico, pois cada um é convidado a ofertar para a manutenção deste importante recurso.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Primeiras Novidades do Congresso

É, eu sei.O Natal ainda nem passou e já estamos nós falando em Congresso de novo. Mas já começam a ser dados os primeiros passos na organização do XLI Congresso do DICANPI que será sediado na Congregação São João de Canguçu. E as primeiras providências deste Congresso são para serem tomadas justamente por vocês, jovens e uniões juvenis. É isso aí! Foram encaminhadas através dos pastores, as fichas de indicação para a nova diretoria do DICANPI, gestão 2013/14, que será eleita neste Congresso. Essa ficha de indicação tem prazo de devolução até o dia 14 de janeiro, preferencialmente através do seu pastor ou, caso ele esteja de férias, diretamente com a diretoria do DICANPI. Caso não tenham recebido de seus pastores ainda a ficha, procurem com eles ou com a diretoria do DICANPI o quanto antes, em especial as uniões juvenis que fazem um parada em suas atividades no mês de janeiro.

Por outro lado, quem lembra do desafio lançado no último Congresso? O teste de conhecimentos bíblicos desse ano será baseado no Plano de Leitura Bíblica lançado pela Sociedade Bíblica do Brasil (foto ao lado) distribuído no Congresso do ano passado. O teste será feito em cima dos 40 capítulos selecionados que, segundo a edição do folheto, resumem toda a mensagem da Bíblia. O desafio foi lançado oficialmente através da Edição 8 do DICANPInforma (agosto de 2011), distribuído na XL Olimpíada Cultural do DICANPI, em Piratini.

Os capítulos em questão, que serão base do Teste de Conhecimentos Bíblicos, que estão divulgados neste folheto e também na Edição 8 do DICANPInforma, são os seguintes:


Deus criou o mundo e a humanidade
- Gênesis 1 - Gênesis 2

A Humanidade se rebelou contra Deus e foi expulsa de sua presença. A terra se encheu de perversidade
- Gênesis 3 - Salmo 14 - Oseias 4

As religiões e os rituais humanos não são capazes de reconectar o homem com Deus
- Isaías 4

A vida sem Deus não faz o mínimo sentido
- Eclesiastes 1 - Eclesiastes 2

Deus prometeu que enviaria um salvador ao mundo, que iria sofrer a penalidade do pecado no nosso lugar.
- Salmo 22 - Isaías 53 - Isaías 61
Jesus Cristo é o Salvador que foi prometido
- Lucas 1 - Lucas 2

Jesus Cristo morreu na cruz e ressuscitou. Desta forma, ele levou sobre si o nosso pecado e nos salvou da condenação eterna.
- Mateus 26 - Mateus 27 - Mateus 28
- 1 Coríntios 15 - Efésios 2

Deus pode transformar o coração pecaminoso do homem. Através dessa transformação, nós "nascemos de novo" e passamos a amar e crer em Jesus.
- João 3

É necessário ter fé em Jesus para ser salvo.
- 1 João 5

Aqueles que creem em Cristo devem viver uma nova vida pelo poder do Espírito Santo.
- Mateus 5 - Mateus 6 - Mateus 7 - Romanos 6
- Romanos 8 - Efésios 4 - Efésios 5 - Efésios 6
- Colossenses 3 - Tiago 1 - Tiago 3 - Tiago 4
- 1 Pedro 2 - 1 Pedro 3 - 1 Pedro 4 - 1 João 1

No dia do Juízo Final aqueles que rejeitaram a Cristo serão enviados para o castigo eterno e aqueles que amaram a Cristo irão para o paraíso.
- Apocalipse 21 - Apocalipse 22

O Senhor é o nosso Pastor! E nada jamais nos faltará!
- João 10 - Salmo 23

Caso alguém deseje o folheto da SBB, poderá entrar em contato com a diretoria do DICANPI, pois possuímos exemplares a disposição.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Lista de Vencedores: XL Olimpíada Esportiva do DICANPI


Nos dias 24 e 25 de novembro, nas dependências da Congregação São João do Herval, realizou-se a XL Olimpíada Esportiva de DICANPI. Contando com a presença de 174 jovens na chamada e 232 jovens inscritos, a Olimpíada superou a expectativa de participação. Também nos deixou muito alegres que todos tenham participado no espírito de amizade cristã e o evento correu sem maiores problemas ou discussões derivados das disputas. Os vencedores dessa XL Olimpíada Esportiva do DICANPI são:



Salto em Altura Feminino
1° lugar – Josiane Ropke de Campos Quevedos (1m)
2° lugar – Liamara Kohler Priebe de Florida I (1m)

Salto em Altura Masculino
1° lugar – Athos Muller de Pantanoso (1m40cm)
2° lugar – Lucas Tchtenhagen de Canguçu (1m40cm)

Salto em Distância Feminino
1° lugar – Nadia Vahl de Canguçu Velho (3m80cm)
2° lugar – Carine Huttner de Campos Quevedos (3m61cm)

Salto em Distância Masculino
1° lugar – Marcelo de Potreiro Grande (5m10cm)
2° lugar – Ildo de Potreiro Grande (4m83cm)

Corrida dos Cem Metros Feminino
1° lugar – Eduarda Kunde de Canguçu
2° lugar – Nádia Vahl de Canguçu Velho

Corrida dos Cem Metros Masculino
1° lugar – Marcelo Knabach de Pantanoso
2° lugar – Lucas Tuchtenhagen de Canguçu

Corrida dos Mil Metros Feminino
1° lugar – Eduarda Kunde de Canguçu
2° lugar – Nádia Vahl de Canguçu Velho

Corrida dos Mil Metros Masculino
1° lugar – Danilo Priebe de Florida I
2° lugar – Wagner Weege de Piratini

Damas Feminino
1° lugar – Cátia Normberg de Solidez
2° lugar – Vanessa Weege de Piratini

Damas Masculino
1° lugar – Dener Plamer de Piratini
2° lugar – Eduardo Buchweitz de Canguçu

Moinho Feminino
1° lugar – Tarine Kruschardt de Solidez
2° lugar – Adriana Turow de Potreiro Grande

Moinho Masculino
1° lugar – Samuel Normberg de Solidez
2° lugar – Tiago Mulling de Potreiro Grande

Xadrez Feminino
1° lugar – Débora Iwen de Estância da Figueira
2° lugar – Kamilla Quandt de Solidez

Xadrez Masculino
1° lugar – Marcelo da Silva de Herval
2° lugar – Irlei Ferraz de Capão Bonito

Knips Feminino
1° lugar – Cátia Normberg e Juliana Blank de Solidez
2° lugar – Adriana Turow e Patrícia Vitte de Potreiro Grande

Knips Masculino
1° lugar – Samuel Normberg e Douglas Lemke de Solidez
2° lugar – André Turow e Jonas Volter de Potreiro Grande

Ping Pong Feminino
1° lugar – Canguçu
2° lugar – Manoel do Rego

Ping Pong Masculino
1° lugar – Manoel do Rego
2° lugar – Florida I

Vôlei
1° lugar – Estância da Figueira
2° lugar – Solidez

Futsal
Equipes Disciplina Feminino – Campos Quevedos e Solidez
Equipe Disciplina Masculino – Três Pontes

Goleira Menos Vazada – Lucieli Helbig de Campos Quevedos
Goleiro Menos Vazado – Jonas Maurício Volter de Potreiro Grande

Goleadora – Carine Huttner de Campos Quevedos (5 gols)
Goleador – André Luis Ribeiro Turow de Potreiro Grande (7 gols)

Futsal Feminino
1° lugar – Campos Quevedos
2° lugar – Solidez

Futsal Masculino
1° lugar – Potreiro Grande
2° lugar – Pantanoso

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mensagem - Outras Pessoas

Talvez também aconteça com você. E com mais um monte de gente. Muitos perfis que nos adicionam como amigos nas redes sociais, ou que nós adicionamos, a gente mal conhece. Algumas destas pessoas até são conhecidas, mas sequer alguma vez nos dirigiram a palavra presencialmente.

Mas, pensando bem: para quem você já conhece bem, seria necessário uma rede como o Facebook? Uma ligação, uma conversa pessoal, uma atividade juntos, não são as melhores opções para quem realmente é seu amigo(a)?

Será que não é este um dos principais proveitos deste tipo de rede, nos conectar a ‘conhecidos’ e outras e diferentes pessoas?

Bem, você pode discordar. Mas em uma coisa talvez concordemos: é importante ter uma forma de nos conectarmos também a pessoas fora do nosso circulo habitual. Sairmos da nossa zona de conforto, ou melhor, a ampliarmos, para termos a oportunidade de compartilhar a vida, fazer o bem, conhecer outras ideias.

Especialmente, para compartilharmos o amor de Deus. Um amor que ampliou Sua rede a todo o mundo, criando a família da fé, e quer que todos conheçam seu amor e cuidado pelo ser humano. Por estes meios de comunicação, temos oportunidades únicas - que de outra forma talvez nunca teríamos- de postar ou compartilhar palavras boas, que podem aquecer um coração ou até mudar o dia de alguém.

Ou seja, podemos dirigir uma palavra boa até para quem nunca nos dirigiu palavra.




Rev. Lucas André Albrecht
www.toquedevida.blogspot.com

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

XL Olimpíada Esportiva do DICANPI

Se realiza neste final de semana, dias 24 e 25 de novembro, a XL Olimpíada Esportiva do DICANPI, nas dependências da Congregação São João do Herval.


Programação:
Sábado:
8:00h - Inscrições
8:30h – Devocional de abertura
9:00h – Início dos jogos
12:00h – Almoço
13:00h – Reinício dos Jogos
            – Lanche da tarde
19:00h - Ida à casa dos membros
21:00h – Culto
             - Caça ao tesouro
Domingo:
8:30h – Reinício das atividades
12:00h – Almoço
13:00h – Reinício dos jogos
- Encerramento com entrega das premiações.


Para a "Caça ao Tesouro", a organização pede que os jovens levem lanternas.

           Inscrição:
Os valores de inscrição serão os seguintes:
- Inscrição Integral (incluindo alimentação para os dois dias) = R$ 20,00
- Meia Inscrição (incluindo alimentação para um dia) = R$ 12,00
- Inscrição Comum (sem alimentação) = R$ 2,00
A inscrição é necessária para habilitar o jovem a participar das atividades.

Para participar de qualquer modalidade esportiva (futsal, vôlei, knips, moinho, corrida, saltos, etc.) o jovem deve ter feito as duas inscrições (inscrição antecipada através da ficha encaminha no dia 31 de outubro e inscrição no dia da Olimpíada). As inscrições serão conferidas com a assinatura dos jovens por ocasião da realização do esporte. Caso um jovem que não tenha realizado as inscrição da forma estipulada tome parte em algum esporte, a união juvenil será automaticamente eliminada na categoria em questão.

         Desistência:
Neste ano, o DICANPI divulgou que, como regra, cada união juvenil poderia desistir de apenas uma das categorias de esporte nas quais havia se inscrito. Essa atitude foi tomada para evitar o grande número de partidas que terminavam em VO nos anos anteriores e inclusive alguns casos em que ambas as equipes de uma partida não compareciam para jogar. Esse fato acaba sendo de grande prejuízo para a organização. Por esse motivo, cada união juvenil poderá desistir de apenas uma categoria na qual se inscreveu. A punição para a união juvenil que desistir de mais de uma categoria será que não poderá participar das categorias em que desistir esse ano na Olimpíada Esportiva do ano que vem.

         Projeto Latinhas:

Neste evento também estarão sendo recebidas as ofertas do Projeto Latinhas. Portanto, tragam suas Latinhas para depositar a oferta durante o culto do sábado à noite. As ofertas do Projeto Latinhas recebidas nessa Olimpíada Esportiva serão destinadas à compra de materiais de higiene para o Hospital de Caridade de Canguçu. Também aproveitaremos o momento para falar sobre o destino das ofertas do Projeto Latinhas recolhidas na Olimpíada Cultural.


Mensagem - Coragem e Respeito


Pesquisa realizada nos Estados Unidos declara que o Facebook nos deixa “mais gordos, pobres e malvados”. Segundo o texto, isto estaria ligado ao sentir-se bem consigo mesmo e, portanto, sentir-se no direito a reagir fortemente ao que vier pela frente.

Quando às duas primeiras, não há como ter muita certeza. Mas sobre a terceira, parece que as evidências começam a se acumular.

Navegue, por exemplo, por sites e rede sociais, especialmente em temas de “polêmica” e “denúncia”. Tente descobrir quantas das pessoas que aportam quilos de palavras agressivas, julgadoras, contundentes, e muitas vezes obscenas, leram de fato o que viram. Além disso, se interpretaram, ponderaram, se têm condições de opinar a respeito de algo sobre o qual visualizaram algumas linhas. Se dominam o contexto, se sabem do que e de quem se trata. Se têm respeito com quem pode ou não estar sendo vitima de injustiça. Ou se a maior preocupação é apenas com a sua opinião, a sua forma de ver o mundo, o seu julgamento. Ou seja, preocupação maior com a rapidez do seu teclado do que com as consequências das letras dele.

Isto leva a crer que a terceira opção da pesquisa pode estar certa. Em determinados contextos, as pessoas reagem à agressão e intolerância somente com agressão e intolerância ainda maior.

Para o cristianismo, esta pesquisa nem seria necessária. Já sabe que o ser humano é malvado e isto vem por natureza. Não no DNA, porque Deus nos criou perfeitos, mas desde que se afastou do Criador, o homem é um poço de maldade. Talvez o Facebook apenas seja um dos baldes com os quais dele se tira a quantidade desejada. A imagem que fazemos de nós mesmos não corresponde sempre à que realmente somos.

É por isso que o Livro Sagrado dos cristãos traz a noticia de que este ser humano – você, eu, cada um – precisamos. De que esta maldade é perdoada e esta tendência inata é controlada pelo Seu amor.  Ele ensina que Jesus Cristo - cujo fim da vida, se houvesse Facebook na epoca, teria recebido dezenas de comentários raivosos, apressados e cheios de julgamento -, levou tudo nos ombros para que, alem de nosso coração poder ser lavado, nossos dedos tivessem boa orientação. Para digitar com consistência, mas também com prudência. Com consciência. Para, com coragem, denunciar o erro, se ele for comprovado, e com respeito pela pessoa errada, lembrar que todos têm chance de recomeçar para acertar.

Estar face a face com esta realidade não deixa ninguém mais pobre, nem mais gordo. E, com certeza, troca o índice de maldade pela coragem com respeito.
E amor.


Rev. Lucas André Albrecht

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DICANPI realiza visitas aos jovens por paróquia

Nesse mês de setembro, a diretoria do DICANPI tem realizado reuniões/visitas aos jovens de três paróquias.

Na sexta, dia 7 de setembro, ás 19h, estivemos na C.E.L. São João do Herval, onde estivemos com os jovens daquela paróquia, das U.J.s São João do Herval e Cristo Salvador de Campos Quevedos.
Confraternização após reunião no Capão Bonito

No sábado, dia 15 de setembro, estivemos na C.E.L. São Paulo de Capão Bonito reunidos com os jovens da paróquia do Capão Bonito das U.J.s de Capão Bonito e Estância da Figueira.

Nesta sexta, dia 21 de setembro, estaremos na C.E.L. Martinho Lutero da Florida III reunidos com os jovens da paróquia do Faxinal.

Estas reuniões tem sido excelentes oportunidades de aproximação com os jovens de nosso distrito e tem nos permitido identificar as fraquezas de cada união juvenil, para que possamos realizar um trabalho que realmente seja produtivo para eles.