quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mensagem - Ênfase

Quando a tragédia acontece, para alguns a pergunta vai para cima. Questiona-se Deus e suas intenções, motivos, presença ou não... Indaga-se o porquê de determinadas pessoas perderem a vida. Elas eram mais pecadoras que as outras? Tinham algum pecado escondido no passado? Algum segredo irrevelável?

Já quando é hora de olhar para cima, para a fonte de quem dá a força para enfrentar tentações e carregar os fardos, aí não raramente olha-se para baixo, para os próprios braços e ombros, seguindo a frase “Deus não dá um fardo maior do que possamos carregar”. A força parece que precisa estar em nossos ombros para enfrentar o que vem pela frente.

Mas, precisamos colocar a ênfase no lugar certo.

Diante de tragédias e perdas, tentar entender onde estava Deus jamais terá uma resposta, já que, se alguém entender o que Deus estava ou está pensando – salvo o que Ele mesmo revelou na Bíblia - então este alguém é Deus. É próprio da natureza humana ser muitíssimo inferior à mente do Criador. Então, precisamos perguntar é onde estavam os homens que erraram, falharam, se omitiram, permitiram, enfim... olhar para os verdadeiros causadores do mal, e não para Aquele que é fonte de todo bem. Ainda, em alguns casos, lembrar que acidentes podem acontecer a qualquer momento, para qualquer um.

Já diante dos fardos que precisam ser carregados, a ênfase precisa ser para cima. O versículo bíblico não diz que “Deus não dá um fardo maior..” E sim: “Deus é fiel e não deixará que você seja tentado além de suas forças”.1  Parece não ter muita diferença? Mas tem. E pode ser a diferença entre desistirmos, por percebermos que nossos ombros são muito frágeis, e continuarmos a confiar, porque Ele é fiel, Ele não permite, Ele ampara, cuida, protege e ama.

Uma vez que toda a ênfase do pecado humano foi lançada sobre Jesus Cristo, o qual, naquela horrível tragédia na cruz (onde estava Deus?...), nos deu a alegria, pela fé, de termos Sua ênfase no amor e cuidado pelos seus. Inclusive nos momentos em que mais as palavras faltam. A fé não se permite ser nivelada pelas limitações da razão.

E, ainda, é importante dizer que não cabe a ninguém ficar procurando “qual o pecado cometido” para que alguém sofra isto ou aquilo. Se assim fosse, a pergunta certa não seria, “por que eles”, mas sim “por que não eu?” 2, já que sabemos não haver pessoa infalível sobre a terra, nem mesmo pastor, bispo ou papa.

Quando a fé está Nele, fé e força são a ênfase do coração. Mesmo que – e especialmente quando - tocado pela dor. 

1 I Coríntios 10.13
2 Lucas 13


Rev. Lucas André Albrecht


sábado, 19 de abril de 2014

Mensagem - Nada era dele...

Autor: Gioia Junior
Adaptado por Nilo Waccholz

Disse o poeta um dia, fazendo referência ao Mestre Amado:
"O berço que ele usou na estrebaria, por acaso, era dele?
- Era emprestado!

E o manso jumentinho, no qual em Jerusalém chegou montado,
recebendo palmas pelo caminho, por acaso, era dele?
- Era emprestado!

E o pão - o suave pão - que foi por seu amor multiplicado,
alimentando toda a multidão, por acaso, era dele?
- Era emprestado!

E o famoso barquinho? Aquele barco em que ficou sentado
mostrando à multidão qual o caminho, por acaso, era dele?
- Era emprestado!

E a sala em que ceou ao lado dos discípulos,
ao lado de Judas que o traiu, de Pedro que o negou, por acaso, era dele?
- Era emprestado!

E o berço tumular, que depois do Calvário
foi usado, e de onde ele havia de ressuscitar, por acaso, era dele?
- Era emprestado!

Enfim, NADA era dele!
Mas a coroa que ele usou na cruz
e a cruz que carregou, e onde morreu,
essas eram, de fato, de Jesus!"

Isso disse um poeta certo dia, numa hora de busca da verdade.
Mas eu não aceito esta filosofia que contraria a própria realidade.
O berço, o jumentinho e o suave pão, os peixes, barquinho, a sala
e a sepultura - eram dele, a partir da criação, pois ELE os criou,
diz a Escritura...

Mas a cruz que ele usou, a cruz rude e mesquinha, onde todos
os meus crimes expiou, essa não era dele.

Essa cruz era MINHA e tua!

Nesta certeza, desejamos a todos:
uma FELIZ Páscoa!

"O SENHOR castigou o seu servo; fez com que ele sofresse
o castigo que nós merecíamos"
(Is 53.6b - NTLH/SBB)
extraído do Mensageiro Luterano, ano 97, nº 1190, Abril 2014

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mensagem - A Vitória da Páscoa

Catedral de Winchester, Hampshire, Reino Unido
Sua construção começou no séc. XI e se prolongou até o XVI
Hoje pertencente à Igreja Anglicana (inglesa)
Durante a batalha de Waterloo¹ o povo da Inglaterra recebia as notícias do andamento da guerra através dum noticiário luminoso instalado na torre da Catedral de Winchester, sul da Inglaterra.

Ao findar de determinado dia ela iluminou a seguinte notícia: "Wellington defeated", em português: "Wellington derrotado". E, exatamente naquele instante, uma daquelas rápidas nuvens de nevoeiro comuns na Inglaterra cobriu a torre. As notícias do desastre espalharam-se rapidamente pela cidade. A cidade toda mergulhou em negro desespero.

De repente a cerração desapareceu e o restante da mensagem pode ser lido. Acontece que não eram só duas as palavras que foram mostradas na torre. Havia quatro. E a mensagem completa era esta: "Wellington defeated the enemy", em português: "Wellington derrotou o inimigo"². De um instante para outro a aflição foi transformada em alegria, a derrota em vitória.

Assim aconteceu quando Jesus foi colocado na sepultura, naquela primeira sexta-feira santa. A esperança tinha morrido no coração da maioria  de seus amigos mais leais. Depois daquela horripilante crucificação um nevoeiro de desesperos e desilusões assaltou aqueles poucos crentes. Eles só tinham lido uma parte da mensagem divina: "Cristo derrotado", era tudo o que eles sabiam.

Mas, no terceiro dia, a negra nuvem de desespero desapareceu e resplandeceu ao mundo a mensagem completa, não de derrota, mas de vitória; não de morte, mas de vida. Com isto a mensagem completa da Páscoa era o brado triunfante: CRISTO DERROTOU A MORTE!

A sexta-feira santa e a Páscoa são inseparáveis no grande plano de Deus para a salvação do homem. O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Roma que Cristo "foi entregue por causa de nossas transgressões, e ressuscitou por causa de nossa justificação". (Rm 4.25)

Na sexta-feira santa o Salvador entregou-se ao sacrifício supremo pelos pecados de todos os homens ("foi entregue por causa de nossas transgressões"); mas, na manhã de Páscoa, o Pai celestial ressuscitou seu Filho para proclamar a todos os homens, de todas as partes, que Ele aceitou o pagamento de seu filho pela iniquidade do mundo ("ressuscitou por causa da nossa justificação").

Por causa disto a Páscoa, agora, é por excelência o dia da vitória. É o dia em que o Filho de Deus sagrou-se vitorioso sobre o pecado, a morte, o inferno e a sepultura.

HERMAN W. GOCKEL
extraído da revista O Jovem Luterano, Ano XXVI, nº 3, Março de 1965

¹A Batalha de Waterloo foi um confronto militar ocorrido a 18 de Junho de 1815 perto de Waterloo, na atual Bélgica, (então parte integrante do Reino Unido dos Países Baixos), entre a França, liderado por Napoleão Bonaparte, e os aliados (Reino Unido, Prússia e Holanda). Wellington era líder das tropas britânicas.
²No inglês a palavra "defeated" pode ser tanto o particípio (derrotado), quanto o passado (derrotou). Esse foi o motivo da confusão. Ao ver só as duas primeiras palavras (Wellington defeated), as pessoas deduziram que se tratava do particípio (Wellington derrotado, ou, Wellington está derrotado), mas com a frase completa (Wellington defeated the enemy), a mensagem ficou clara: Wellington derrotou o inimigo.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Mensagem - Quem é Cristão, Segundo a Bíblia Sagrada?

Que neste tempo de Páscoa possamos afirmar de todo
coração que "Deus amou o mundo!", Mas alguém pode
perguntar: "Mas como Ele ama o mundo?"
A resposta é oferecida pelo próprio Jesus, pois
"Deus amou o mundo desta (de tal) maneira:
Dando o seu filo único para que todo aquele que nele crê,
não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16).
Jesus Cristo é a verdadeira e suprema expressão do amor
de Deus por todos nós (Jo 14.6).
É importante refletirmos a respeito do adjetivo "cristão". Podemos considerar que "cristão" é aquele que se diz cristão? Essencialmente não. O cristão reconhece exclusivamente a autoridade da Bíblia Sagrada como verdadeira e inspirada Palavra de Deus, a qual não pode errar, e na qual se fundamenta toda doutrina. A Bíblia não traz somente o ensino de Jesus Cristo para viver uma vida reta, mas também traz os ensinos dEle sobre si mesmo e, principalmente, testemunha o Evangelho, que é a obra que Deus fez e faz em favor do ser humano pecador através de Cristo. O cristão sabe que é pecador e depende do amor e da misericórdia de Deus em sua vida, pois a sua natureza pecadora "não busca a Deus e não possui justiça própria" (Rm 3.9-20). Esta dependência da ação de Deus em favor do ser humano pecador, para o cristão, é a total dependência da obra realizada através de Jesus Cristo na cruz. O cristão conhece Jesus Cristo não apenas como um homem que viveu, ensinou o povo e seus discípulos, mostrou uma lei moral e morreu por ser mal compreendido, como ensinam algumas religiões. Cristão é toda aquela pessoa que conhece Jesus Cristo como o verdadeiro Deus encarnado, "a imagem do Deus invisível" (Cl 1.15) e reconhece, em sua natureza pecadora, a dependência da morte do próprio Deus "de uma vez por todas" (Hb 9.28) para oferecer o perdão dos pecados. Em palavras simples, ser cristão é acreditar em Jesus Cristo como Deus criador, Deus salvador e Deus misericordioso.

Então surge a pergunta: pode ser chamada "cristã" a fé que não reconhece Jesus Cristo como Deus e considera-o apenas um homem sábio? Pois justamente este Jesus-homem é que é frequentemente apresentado nas mídias atuais, principalmente em novelas e filmes. Esta compreensão de Jesus Cristo como um "mestre" que apenas fez e faz coisas boas é uma das ideias equivocadas apresentadas pela doutrina espírita.

O espiritismo ensina que Jesus Cristo foi um homem que ensinou a moral, com a finalidade de apresentar-se como um "exemplo a ser seguido". Toda a doutrina, bem como a compreensão de Jesus, no Espiritismo, não é fundamentada pela Bíblia, como Palavra de Deus, mas pela revelação de supostos "espíritos" que, conforme o próprio Allan Kardec (de quem é proveniente o Espiritismo Kardecista, que ficou muito conhecido no Brasil pela figura de Chico Xavier), "possuíam um conhecimento sujeito ao erro, assim como qualquer ser humano". (Allan Kardec in "O que é o Espiritismo"). Se o conhecimento destes "espíritos" é semelhante ao conhecimento humano, porque Allan Kardec não fundamentou a sua doutrina naquilo que as pessoas ao seu redor poderiam revelar? Mesmo assim, ele decidiu estabelecer a doutrina do Espiritismo moderno com base em "palavras" e "ensinamentos" que, segundo ele, não possuem valor maior do que qualquer palavra humana.

Muitas pessoas são seduzidas pelo Espiritismo por se dizer que ele ensina os princípios de Jesus Cristo, e por ser considerado um ensinamento racional. O ensino da "bondade e da caridade", segundo o qual o ser humano pode purificar-se praticando a caridade, baseia-se na "máxima espírita", de que sem a prática da caridade não há salvação. Mas será que bondade pode ser sinônimo de verdade? As pessoas que vivem na caridade podem estar certas de que estão vivendo conforme a verdade? Não, pois qualquer pessoa pode viver praticando a caridade e a bondade afundada no engano, e acabar morrendo sem conhecer a verdade. Bondade e caridade não são sinônimos de verdade, e a prática de caridade ao próximo, por melhor boa obra que seja, não pode transformar a mentira em verdade, nem mesmo tem o poder de oferecer a salvação ao ser humano pecador.

Indo mais adiante em nossa reflexão, se o ser humano possui capacidades e forças próprias para vencer a sua natureza pecadora, de viver na prática da caridade perfeita, sem buscar interesses próprios, em total santidade, não estamos descartando a obra de Jesus Cristo em nosso favor e reduzindo o seu valor a algo não tão importante assim, ou até desnecessário? Em todos os tempos existiram ensinamentos que prezavam capacidades e méritos próprios do ser humano, ignorando a cruz de Cristo e relegando a sua obra a algo simplesmente dispensável.

Pode ser cristã uma doutrina que tira Jesus Cristo do centro para colocar em seu lugar a ênfase nas capacidades e méritos humanos? Não, pois o cristão que vive conforme a Palavra de Deus reconhece a sua dependência da ação de Deus por meio de Jesus Cristo. "Somos salvos por causa de Cristo, por meio da fé, não por obras humanas, mas somente por meio de Cristo" (Artigo IV da Confissão de Augsburgo - Da Justificação).

Extraído do artigo "E vós, quem dizeis que eu sou?" do Mensageiro Luterano, nº 1179, Ano 96, Abril de 2013


Allan Kardec (França, 1804-1869). Fundador do Espiritismo Kardecista e autor de livros como "O que é o Espiritismo?" e "O Evangelho Segundo o Espiritismo", entre outros, nos quais se baseia o Espiritismo.







Chico Xavier (Brasil, 1910-2002). Médium e principal representante do Espiritismo Kardeciscista no Brasil. Suas frases são amplamente mencionadas e compartilhadas na internet, não raro por cristãos desavisados que nem sequer se dão por conta de que estão ajudando a divulgar o Espiritismo.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

XLI Olimpíada Esportiva do DICANPI

Jogo de Futsal em andamento
Nos dias 23 e 24 de novembro, nas dependências na C.E.L. São Paulo de Capão Bonito tivemos a nossa XLI Olimpíada Esportiva do  DICANPI!

A mesma teve início na às 8h30min da manhã de sábado com devoção e abertura oficial, seguindo os esportes.

Estiveram presentes, totalizando 215 inscrições, as seguintes uniões juvenis:

JELSP (Canguçu Velho), JULUMAR (Manoel do Rego), JULUCON (Três Pontes), Cristo para Todos da Lagoa dos Pereira, JULUSOL (Solidez), JULUCA (Canguçu), Farroupilha de Piratini, Sião de Potreiro Grande, São Mateus do Pantanoso, JULUSP (Capão Bonito), São Pedro da Florida I, Florida II, Martinho Lutero da Florida III, São João do Herval, Cristo Salvador de Campos Quevedos, Paz do Iguatemi e Estancia da Figueira.

Jogo de Vôlei em andamento
Na noite de sábado, após o culto, tivemos um momento de confraternização onde os jovens puderam fazer novas amizades e cultivar aquelas velhas amizades que são fortalecidas a cada evento do DICANPI!

Foram dois dias de muita alegria e diversão cristã! Independente de quem foram os campeões, todos saíram ganhando em amizades!


A premiação do Olimpíada foi a seguinte:


O jovem Henrique Porto de Piratini encontrou uma maneira
bem criativa de saltar e conquistou o 1º lugar
FUTSAL
Campeão Futsal Masculino: Potreiro Grande
Vice: Piratini

Campeão Futsal Feminino: Pantanoso
Vice: Solidez

Equipe Disciplina do Futsal Feminino: Solidez
Equipe Disciplina do Masculino: Canguçu

Salto em altura feminino
Goleadora: Iara Lemke - Pantanoso
Goleador: Wilian Westermann - Piratini

Goleira menos vazada: Gabriela - Pantanoso
Goleiro menos vazado: Ildo - Potreiro Grande


Campeão Vôlei: Piratini
Vice: Potreiro Grande

Galera da diretoria do DICANPI com a mãe na massa, digo,
nas frutas, preparando tudo para o momento de
confraternização da noite
Salto em Altura feminino
Campeã: Fabiane Schröeder - Campos Quevedos
Vice: Natalia Knabach - Pantanoso

Salto em Altura masculino:
Campeão: Henrique Porto - Piratini
Vice: Gustavo Weege - Piratini

Salto em Distância masculino:
Campeão: Nairton Iwen - Canguçu Velho
Vice: Athos Muller - Pantanoso

Recepção do momento de Confraternização da noite
Salto em Distância feminino :
Campeã: Natália Knabach - Pantanoso
Vice: Veridiana Schwartz - Canguçu Velho

Corida 100m masculino:
Campeão: Henrique Porto - Piratini
Vice: Lucas Tuchtenhagen - Canguçu

Potreiro Grande - campeões do Futsal masculino
Corrida 100m feminino:
Campeã: Bianca Ramson - Canguçu
Vice: Fernanda Leal - Piratini

Corrida 1000m masculino:
Campeão: Danilo Priebe - Florida I
Vice: Marcos Soares - Manoel do Rego

Corrida 1000m feminino:
Campeã: Lírian Neistke - Florida III
Vice: Veridiana Schwartz Canguçu Velho

Piratini - Campeões no Vôlei
Xadrez masculino
Campeão: Nairton Iwen - Canguçu Velho
Vice: Marcelo - Herval

Xadrez feminino:
Campeã: Graciela - Piratini
Vice: Natália - Pantanoso

Moinho masculino:
Campeão: pastor Clóvis Blank - Canguçu
Vice: Tiago - Potreiro Grande

Pantanoso - Campeãs no Futsal Feminino
Moinho feminino:
Campeã: Tairine - Solidez
Vice: Kamilla - Canguçu

Damas masculino:
Campeão: Samuel - Solidez
Vice: - Gabriel Reichow - Canguçu Velho

Damas feminino:
Campeã: Laís Wachholz - Canguçu
Vice: Cátia Nornberg - Solidez

Knips masculino:
Campeão: Solidez
Vice: Manoel do Rego

Knips feminino:
Campeãs: Manoel do Rego
Vice: Canguçu

Ping Pong masculino:
Campeão: Canguçu
Vice: Paz do Iguatemi

encerramento
Ping Pong feminino:
Campeãs: Canguçu
Vice: Florida I


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Prepare-se para a XLI Olimpíada Esportiva DICANPI

E aí, galera! Todos prontos para a XLI Olimpíada Esportiva do DICANPI? A mesma será nos dias 23 e 24 de novembro desse ano em Capão Bonito! Portanto preparem-se para dois dias de muita diversão cristã em mais esta Olimpíada.

Já foram enviadas as fichas de inscrição para a Olimpíada. São duas fichas:

FICHA DE INSCRIÇÃO DE JOVENS – na qual devem ser inscritos todos os jovens que participam ativamente da União Juvenil. Somente os jovens que constarem nesta ficha poderão participar de alguma modalidade na Olimpíada Esportiva, seja esta modalidade qual for. Poderão ser inscritos nesta ficha quaisquer jovens desde que participantes ativos da União Juvenil. Mesmo que um jovem inscrito não vá à Olimpíada ou não participe de nenhuma modalidade esportiva, não haverá problemas. Caso a sus U.J. não tenha recebido essa ficha poderá fazer o download da mesma clicando aqui.

FICHA DE INSCRIÇÃO DE ESPORTES – na qual devem ser inscritas as modalidades esportivas das quais a União Juvenil deseja participar. Apenas deverão ser inscritas nesta ficha as modalidades nas quais a União Juvenil pretenda participar. A não participação em categorias nas quais a União Juvenil se inscreveu a tornará sujeita a punição pela Regra da Desistência. Caso a sus U.J. não tenha recebido essa ficha poderá fazer o download da mesma clicando aqui.

REGRA DA DESISTÊNCIA – Adotada a partir da XL Olimpíada Esportiva (nov/2012),de acordo com essa regra, dentre as categoria nas quais uma união juvenil se inscreveu somente terá o direito de desistir de uma. Essa regra foi adotado pelo fato de que em anos anteriores, metade das partidas de algumas modalidades davam VO na primeira fase, em alguns casos ainda dava VO na segunda fase e não raro ambas as equipes que se confrontariam desistiam. Isso traz principalmente dois grandes inconvenientes. Primeiro, a organização perde tempo procurando competidores que não existem e acaba atrasando o andamento da competição e atrasando o encerramento da Olimpíada Esportiva que acaba indo noite adentro de domingo. Segundo, com um pouco de sorte, facilmente alguém chega à final sem jogar nenhuma partida, o que é injusto.
Com a Regra da Desistência, a União Juvenil tem o direito de desistir de uma das categorias nas quais se inscreveu. A primeira categoria para a qual a União Juvenil for chamada a jogar e informar que desistiu não será punida. A partida de segunda categoria em diante a que forem chamados e não comparecerem a jogar, estas categorias são consideradas punidas pela Regra da Desistência.

A PUNIÇÃO para as categorias é o impedimento de a união juvenil participar delas no ano seguinte. Um exemplo: em 2012 a Juventude Ebenézer se inscreveu e não compareceu para jogar nas categorias "Vôlei", "Futsal Masculino" e "Futsal Feminino". A primeira categoria para a qual foi chamada foi "Vôlei". Esta, portanto, não entra na Regra da Desistência, por ser a primeira categoria da qual desistiram. As outras categorias às quais não compareceram estão punidas. Portanto, na Olimpíada Esportiva de 2013 eles poderão jogar Vôlei, mas estão impedidos de jogar Futsal Masculino e Feminino. Outro exemplo interessante é o da Juventude Martinho Lutero da Florida III. Eles desistiram de algumas categorias. As categorias Damas Masculino e Moinho Masculino se realizavam ao mesmo tempo e em ambas eles deveriam jogar a primeira partida. Ou seja, ambas as categorias acabaram sendo a primeira. Por isso, eles terão o direito de escolher qual das duas categorias eles vão querer jogar na Olimpíada Esportiva de 2013. Eles farão a escolha no momento de preencher a Ficha de Inscrição dos Esportes, quando deverão marcar somente uma destas categorias. Caso marquem as duas, serão impedidos de jogar ambas. As Uniões Juvenis que tiverem apenas uma desistência estão livres para jogar todas as categorias na Olimpíada Esportiva do ano seguinte.

 INSTRUÇÃO DAS FICHAS DE INSCRIÇÃO – foi enviada desde o ano passado junto às Fichas de Inscrição e na mesma constam as regras explicadas em detalhes de como a União Juvenil deve proceder para preencher estas fichas. Um versão atualizada da mesma pode ser obtida fazendo o download clicando aqui.

Lembrando que a partir deste ano, também é regra que para o jovem ser inscrito deve ter assinado a lista de presença do Congresso ou da Olimpíada Cultural do ano vigente. Caso aconteça algum engano e algum jovem seja inscrito sem ter participado de um desses eventos sua inscrição será desconsiderada. O mesmo será divulgado após a conferência ainda antes da Olimpíada Esportiva, até mesmo para que o jovem possa recorrer em caso de engano da nossa parte.

A data limite para a entrega das fichas de inscrição é dia 31 de outubro no Encontro da Reforma (Salão Tri-Legal no Alto Alegre). Apenas serão aceitas as fichas devidamente preenchidas com assinatura do pastor responsável das mãos de pastores dentro do limite de tempo estabelecido. Não serão aceitas fichas das mãos de jovens, por telefone ou internet. Fichas inscritas irregularmente serão desconsideradas, conforme Instrução das Fichas de Inscrição. Todas estas regras já foram observadas e aplicadas na Olimpíada Esportiva do ano passado e não tem o objetivo de impedir a participação de ninguém, mas unicamente facilitar a organização do evento. Organizar uma Olimpíada Esportiva é algo complexo e sempre que forem observadas as regras pré-estabelecidas será confortável para todos.

PUNIÇÕES DE ACORDO COM A REGRA DA DESISTÊNCIA PARA A OLIMPÍADA ESPORTIVA 2013

As Desistências da Olimpíada Esportiva 2012 e as Uniões Juvenis que já carregam punição da Regra da Desistência da Olimpíada Esportiva do ano passado são:

Desistências da Olimpíada Esportiva 2012:
Juventude Ebenézer do Passo do Valadão: Vôlei, Futsal Masculino e Futsal Feminino.
Juventude Cristo Para Todos da Lagoa dos Pereira: Vôlei, Futsal Masculino e Futsal Feminino.
Potreiro Grande: Futsal Feminino
JULUCA: Futsal Feminino
Piratini: Knips Masculino
Florida III: Moinho Masculino, Damas Masculino, Knips Masculino, Xadrez Masculino e Xadrez Feminino
Florida II: Damas Masculino e Moinho Feminino
Herval: Damas Masculino

Punições para a Olimpíada Esportiva 2013:
As uniões juvenis Ebenézer do Passo do Valadão e Cristo Para Todos da Lagoa dos Pereira estão punidas nas categorias Futsal Masculino e Feminino.
A Juventude da Florida II não poderá competir na categoria Moinho Feminino.
A União Juvenil Martinho Lutero da Florida III estará impedida de jogar nas categorias Knips Masculino e Xadrez Masculino e Feminino e terá de optar entre as categorias Moinho Masculino e Damas Masculino, podendo se inscrever em apenas uma delas.


Todas as demais uniões juvenis estão livres para competir em todas as modalidades. Qualquer inscrição feita em uma categoria punida será desconsiderada. 

Mais detalhes podem ser encontrados no DICANPInforma edições nº 9 e 10, que foram enviados às Uniões Juvenil. Caso você deseje poderá fazer o download da versão digital através dos links abaixo:

Dúvidas? Entre em contado através dos comentários deste Blog, pelo e-mail dicanpi@gmail.com.br, pelo Facebook ou com qualquer integrante da diretoria do DICANPI.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Mensagem - Fé e coragem...

"Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor." (Salmo 27. 14 - NTLH)
A dica dada pelo salmista contém duas palavras fundamentais para a existência humana: Fé e coragem.
Ora, sobre fé não se precisaria dizer muito, pois o versículo talvez mais conhecido pelo luteranismo fala que ‘o justo por , viverá.’ – Rm. 1. 17. No entanto o desafio é o de não confundir fé com outros sentimentos ilusórios. Lutero dizia que fé não é uma ilusão humana que muitos pensam que é. Significa que fé não é aquela ‘varinha mágica’ da qual eu me aproprio e, a partir daí tenho controle sobre meus atos, tenho solução para todos os meus problemas diários e uma garantia de vida feliz e ordeira.
Fé cristã é ter a noção de que a vida do cristão pode ter e tem de fato acontecimentos que não se encaixam em nossas perspectivas sobre Deus. Portanto, muito cuidado com afirmações do tipo: “Tenha fé que tudo vai dar certo”. Porque fé não é garantia de que as coisas sempre vão dar certo em nossa vida. Por exemplo, pessoas de fé morrem jovens, famílias de fé enfrentam problemas, e por aí vai. Basta olhar as páginas da Bíblia para ver que os grandes heróis da fé tiveram seus fracassos e suas batalhas.
No entanto é pela fé que sabemos que existem coisas que não vemos ainda, é pela fé que muitas vezes ‘esperamos contra a esperança’, como fez Abraão, o chamado pai da fé. Penso que a fé exige a coragem. Por isso o salmo acima dá uma dica de dois ingredientes. Porque ter fé não é sentar na pedra e achar que Deus resolva nossas crises num passe de mágica.
Daí entra a coragem. Coragem de agir naquilo eu posso fazer para que a vida seja mais digna de ser vivida. Ter fé e coragem é saber que Deus pode fazer e faz grandes milagres na minha vida, mas vou agir como se Deus não fizesse milagre algum, ou seja, vou usar todas as minhas forças para uma vida melhor.
Ter fé e coragem significa orar a Deus sabendo que dele dependemos em tudo, mas agir como se tudo dependesse de nós. Ter fé e coragem significa aplicar na minha vida prática o que a Palavra de Deus me orienta, sabendo que vou cair várias vezes ao longo desta tentativa, mas crendo e tendo a certeza de que amor de Deus me levanta sempre de novo.

Viva com fé. Viva com coragem.

Arnildo Münchow
pastor conselheiro