quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mensagem - Ele não está aqui; ressuscitou

Já imaginamos estar no lugar daquelas primeiras mulheres que foram procurar Jesus no domingo pela manhã e ouvir a frase que diz: "Ele não está aqui."?

Talvez num primeiro momento possam ter se decepcionado, pois haviam se levantado muito cedo, haviam adquirido produtos que tencionavam aplicar sobre o corpo de Jesus e agora recebem a notícia de que ele não está ali onde foi sepultado.  Para confortar aquelas mulheres o anjo diz: "Sei que procuram a Jesus que foi crucificado, mas Ele não está aqui, ressuscitou como havia dito."
                                                                 
 “Ele não está aqui, mas ressuscitou” foi a mensagem da primeira Páscoa. Essa também foi a mensagem anunciada pelas mulheres aos discípulos. Essa foi a mensagem anunciada pelos demais discípulos, essa foi a mensagem anunciada por Paulo e por todos os cristãos em todos os tempos.

"Ele não está aqui, mas ressuscitou". Essa é a mensagem que deve ecoar por todos os tempos, pois foi ela que mudou a vida daquelas mulheres, mudou a vida dos discípulos, eles agora tinham prova de que tudo o que Cristo havia dito era verdade, sabiam que a morte estava vencida, sabiam que assim como Cristo ressuscitou, eles também iriam ressuscitar, e essa maravilha faz Paulo dizer com todas as letras “A morte está destruída! A vitória é Completa” I Co 15.54b  

Que essa mensagem também possa fazer parte e mudar as nossas vidas e que possam ser nossas as palavras do hino 122 do Hinário Luterano que diz: “A Cristo coroai, a vida nos doou, e, a fim de dar-nos salvação, da tumba triunfou. Cantemos seu poder: morreu mas ressurgiu, a vida eterna nos ganhou e a morte destruiu.”



Celso Valmir Grams
pastor conselheiro

sábado, 7 de abril de 2012

Programação Oficial do Encontrão


Confirmada a programação oficial do Encontrão 2012

SÁBADO:
7h30 – Recepção e Inscrições
9h – Abertura, quebra-gelo, devoção, música!
11h30 – Almoço
14h30 – Palestra com o pastor Fernando Garske.
16h30 – Futebol, vôlei, violão, música, integração...
17h30 – Janta
20h – Banda Triúno + Pré-lançamento do CD 13:13 da banda Herdeiros
22h – Festa com o DJ Samuka Feijo!
00h – Silêncio

DOMINGO
7h30 – Café da Manhã
10h – Culto com a banda Firmes e Leias; grupo de dança Rei Jesus; Mensagem com o pastor Clóvis Gedrat;
11h30 – Almoço
14h – Futebol, vôlei, basquete, conversas, chimarrão, violão, etc..
17h – Encerramento

E o que eu preciso levar pro encontrão?
Além de muita vontade de louvar a Deus e crescer na comunhão com os irmãos, traga sua Bíblia, seu violão, seu chimarrão, suas chuteiras, caneleiras, bolas de vôlei, basquete, raquetes, enfim, muita diversão, com certeza! (talvez seja interessante trazer uma roupa pra se molhar, hehe!)

E agora?
Agora é fazer tua inscrição, se ainda não o fez, e divulgar pra todos teus amigos, colegas, tios, primos, papagaios pra que todos se inscrevam e possam vir pro encontrão, louvar, congregar e se divertir muito com os irmãos em Cristo!
E depois só esperar, contando os dias pra nos vermos todos dias 21 e 22 de Abril aqui no Seminário Concórdia!

É ISSO GALERA!
ESPERAMOS TODO MUNDO NO ENCONTRÃO!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mensagem - O Sentido da Páscoa



Falar em Páscoa parece mais uma vez repetitivo. De novo isso, todo ano isso. Por que isso? Falar em Páscoa é geralmente repetitivo, mas comer a Páscoa nunca é. Ninguém vai largar uma reclamação do tipo: “De novo vou ganhar ovo de Páscoa!” a não ser quem não goste de chocolate ou quer emagrecer. Quem pode reclamar do ovo de Páscoa é quem tem que comprar os ovos. Pra quem paga é pesado cada ovo.


Algo semelhante acontece na verdadeira páscoa. Qualquer um pode dizer: “Eu gosto da Páscoa!” ou: “Eu não gosto da Páscoa!” Cada um pode opinar como bem entende. Pra quem ganha a Páscoa não é pesada. Pra quem paga é que ela é bem pesada. É claro que quem paga a Páscoa não vai ficar jogando na cara que foi ele quem pagou, ao menos não deveria. O fato é que Deus não nos joga na cara o que ele fez. Ele pagou pela verdadeira Páscoa e nos deu ela sem nos jogar na cara e sem nos cobrar nada. Ele queria ver a nossa alegria com isso.


Jesus, porém, não pagou por ovos de Páscoa. Talvez aqui esteja uma frustração de muitos. Bem, se fossem ovos de Páscoa que Jesus tivesse pagado por nós teríamos tanto chocolate a ponto de ficarmos diabéticos antes de atingir os 10 anos de idade. É, tinha algo melhor para ser comprado, algo que hoje chamamos de salvação.


Algo que a gente sempre vai se perguntar é: “Por que a salvação era a melhor coisa para se ganhar?” Se chocolate nos deixa diabéticos, então Jesus poderia dar chocolates e salgadinhos. Ou quem sabe chocolates e provas mais fáceis. Enfim, essa lista nunca termina!


Mas o que Deus nos dá não é isso, e sim salvação. Tanto que a salvação é algo que todos podem ter, mesmo que não tenham dinheiro. Se fossem ovos de Páscoa que Deus tivesse comprado, todos também teriam ovos na Páscoa. Mas não é assim com ovos de Páscoa, e sim com a salvação. Agora, só porque todos podem ter a salvação não quer dizer que ela tenha menos valor. Pelo contrário, aí está a maior democracia, algo pelo qual nenhum de nós pagou, mas que todos nós podemos ter.


Ter a salvação significa muita coisa. A primeira coisa que Cristo conquistou na Páscoa foi a ressurreição. Após ter sofrido muito, Jesus ressuscita. Este é o primeiro sentido da Páscoa para nós: ressurreição. Ressurreição de Cristo e nossa ressurreição. Essa esperança de ressurreição dá também um sentido diferente para a nossa vida aqui na terra. Se vamos ressuscitar para viver em um lugar cheio de paz, alegria e amor por que não viver um pouco dessa paz, dessa alegria e desse amor agora? Deus nos permite isso.



Pastor Francis Dietrich Hoffmann

Convite Encontrão 2012



Queridos jovens, é com alegria que queremos convidá-los para virem junto conosco para o Encontrão 2012!



O que é?
O Encontrão é um evento semelhante a um Congresso que reúne jovens de todo o estado, de fora dele e ás vezes até de outros países (ano passado tivemos jovens do Uruguai).

O que tem lá?
Louvores, bandas, palestras, momentos para esportes, chimarrão, culto... Dois dias de aprendizado, confraternização, amizade e fortalecimento na fé com nossos irmãos em Cristo.

Quem organiza?
O DAMAL – Diretório Acadêmico Martinho Lutero, formado pelos estudantes de teologia do Seminário Concórdia.

Onde é?
No próprio Seminário Concórdia. Pra quem ainda não conhece, é uma excelente oportunidade de, além de tudo que já citei acima, conhecer onde vivem e estudam nossos futuros pastores.

Quando é?
Nos dias 21 e 22 de abril, feriadão de Tiradentes.

Como vou pra lá?
O DICANPI está organizando uma caravana para o Encontrão 2012.

Quanto custa?
A inscrição no Encontrão está no valor de R$ 50,00. A passagem, para quem vier na caravana do DICANPI, será abaixo do valor da inscrição.

E a comida? Onde vou dormir?
Pernoite e alimentação estão inclusos no preço da inscrição.

O que já tem confirmado na programação?
Palestra: Pastor Fernando Garske. Música: Herdeiros com o pré-lançamento do novo CD (13:13), Firmes e Leais, Fuchs e DJ.

O que trazer?
Bíblia, chimarrão, violão, disposição para fazer amigos e curtir a palavra de Deus!

Como faço minha inscrição e reservo lugar na caravana?
As inscrições podem ser feitas até o dia 10/04/2012 no site encontrao2012.cjb.net, com seu pastor ou com a diretoria do DICANPI. Peça ao seu pastor que entre em contato conosco ou fale diretamente com a diretoria do DICANPI para reservar lugar na caravana.

O que precisa para fazer inscrição no Encontrão 2012?
Mande-nos seus dados: Nome completo, e-mail, telefone, idade, comunidade, distrito e pastor; e o valor de R$ 50,00. Mas sejam rápidos, as inscrições encerram dia 10 de abril!

O convite está feito. Vamos curtir dois dias maravilhosos na cidade de São Leopoldo no Encontrão 2012! Você não vai se arrepender!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Programação dos jovens - Semana Santa

Sexta-feira Santa
Ensaio do programa de Páscoa dos jovens de Canguçu Velho

Sábado de Aleluia 

Programa de Páscoa em Canguçu Velho ás 19h30

JULUCA ás 20h

Jovens se reúnem em Solidez ás 20h

A programação de sua juventude não está aqui? Nos envie um e-mail (dicanpi@gmail.com) que estaremos atualizando o post.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Confira tudo o que rolou no XL Congresso do DICANPI


Louvor, aprendizado, confraternização, amizades, diversão... Assim podemos resumir o XL Congresso do DICANPI, realizado nos dias 31 de março e 1° de abril passados, com o tema "A Bíblia para o jovem" e o lema: "De que maneira pode o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua Palavra."

O Congresso teve início ás 13h30 de sábado com as inscrições. A fila no momento das inscrições já demonstrava que o Congresso ia ser demais. Desde a abertura do Congresso, por volta das 14h30, a banda Firmes & Leais, da cidade de Dois Irmãos, tocou e cantou as músicas acompanhados pelos Congressistas.

Já passava um pouco das 15h quando deu-se o início das palestras, muito bem dirigidas pelos pastores convidados Arnildo Münchow, Nilson Walder e Celso Grams. Os casos, criados pelo prof. Scholz e apresentados pelos ministrantes das oficinas instigaram os jovens a pensar, e pensar bastante. O fechamento foi com a palestra do Prof. Vilson Scholz. Com certeza aprendemos bastante sobre como ler a Bíblia, por que ler a Bíblia, por que é importante ler a Bíblia e sobre a própria história, estrutura e tradução da Bíblia.

Mas isso não pode ficar lá. Os conselhos e incentivos dos ministrantes das oficinas e do palestrante precisam ser colocados em prática. Também devemos levar ao menos um pouco do que aprendemos lá para nossas uniões juvenis. Em especial para aqueles que não tiveram a oportunidade de estarem presentes no Congresso. Os casos discutidos nas oficinas estão disponíveis em um dos links do fim da postagem e, com o auxílio do pastor, podem ser discutidos e rediscutidos nas reuniões de jovens. Sem esquecer do Plano de Leitura da Bíblia distribuído no Congresso. Se porventura alguma união juvenil não tenha recebido nenhum ou precisa de mais alguns, ainda temos alguns exemplares em mãos. Entrem em contato conosco, pois queremos que cada união juvenil tenha pelo menos alguns exemplares e incentivamos que façam cópias para que todos tenham e que os jovens utilizem em casa e nas reuniões de jovens. Aliás, cuidem para não perder esse plano de leitura, pois já temos planos para ele. Ainda é cedo para dizer, mas aguardem novidades.

Às 18h o prof. Vilson encerrou a palestra. Infelizmente, pois ele ainda tinha muitas coisas interessantes para nos falar, mas o tempo tinha acabado. Os jovens receberam um lanche e foram encaminhados para as casas dos membros para poderem tomar um banho, relaxarem e pouco depois das 20h já estavam todos de volta para a programação da noite.


O louvor da banda Firmes & Leais ficou com gostinho de quero mais, como sempre acontece com tudo o que é bom. E, depois de mais um pouco de música em um momento de diversão, os jovens retornaram às casas dos membros para o merecido e necessário descanso, pois no dia seguinte a programação do Congresso teria seqüência.

Quer dizer, todos os jovens menos os da Juventude São Paulo de Capão Bonito, que resolveram encarar um acampamento nas dependências da comunidade. (Entenda-se por dependências a “escola velha” para as meninas e o pátio mesmo para os meninos). Mas não nos interpretem mal, foram eles mesmo que quiseram, não fomos nós que mandamos. Bom, cada um se diverte como gosta, não?

A manhã de domingo começou com a final do futsal feminino. Na repescagem entre Pantanoso/Florida III x Solidez, foram as meninas de Solidez que se classificaram para a final, onde enfrentaram as gurias de Paz do Iguatemi, vencendo novamente. Assim, Solidez é a campeã do futsal feminino e Paz do Iguatemi a vice-campeã.

Mas acho que uma das partes mais divertidas do Congresso foi a que veio a seguir. A Integração tinha por objetivo formar grupos que integrassem jovens das mais diversas uniões juvenis, oportunizando assim, que conhecessem jovens de outras juventudes com as quais não tinham um contato freqüente, invés de se manterem nos grupos fechados de suas próprias uniões juvenis. Objetivo que foi bem alcançado. A tática já havia sido posta em prática nos três grupos das oficinas, no sábado à tarde, mas as brincadeiras da Integração no domingo de manhã foram as que melhor proporcionaram essa interação.


Os grupos da Integração estavam divididos por cores, de acordo com as fitinhas que cada jovem havia recebido para amarrar no pulso por ocasião da inscrição. Os grupos foram: Azul-escuro, Azul-claro, Verde-escuro, Verde-claro, Vermelho e Rosa. As brincadeiras realizadas foram: puxar bombom amarrado no barbante com a boca, passar laranja de pé em pé, procurar a bala no prato de farinha com a boca, arrancar a maçã amarrada por um barbante com a boca, tirar as maçãs boiando na água com a boca, encher uma garrafa de água com uma esponja, estourar balões na base do abraço, corrida de três pernas, corrida do carrinho de mão e arremessar o balão com água sem que ele estoure. Por fim, feita a contagem de pontos, os vencedores foram a equipe Verde-escuro com 25 pontos e a equipe Vermelho com 24 pontos, que ganharam cada um uma bela cesta de doces. Na seqüência da pontuação ficaram: Azul-escuro com 21 pontos, Verde-claro com 20 pontos, Rosa com 18 pontos e Azul-claro com 14 pontos.


















Depois do Almoço realizou-se a sessão plenária para eleição da nova diretoria do DICANPI gestão 2012/13, que ficou assim composta:
Presdidente: Charles Ledebuhr - Canguçu Velho
Vice-Presidente: Matheus Bierhals - Florida III
Tesoureiro: Éverton Priebe - Florida I
Vice-Tesoureiro: Douglas Schwartz - Canguçu Velho
Secretária: Kamilla Quandt - Solidez
Vice-Secretária: Paula Daiana Albrecht - Canguçu Velho
Departamento de Cultura
Luiza Behling - Florida I
Priscila Wille
Carolina Reichow - Três Pontes
Departamento de Esportes
Samuel Normberg - Solidez
Danilo Priebe - Florida I
Tiago Neitzel - Solidez
Conselho Fiscal
Ricardo Elert - Capão Bonito
Leandro Ropke - Canguçu
Pastores Conselheiros
Francis Dietrich Hoffmann - Paróquia "São João" (Canguçu)
Celso Valmir Grams - Paróquia Emanuel (Solidez)

Que Deus abençoe a ajude os jovens e os pastores que assumiram a diretoria para este ano, para que seu trabalho seja para engrandecimento do Reino de Deus e crescimento espiritual dos jovens de nosso Distrito.


Em seguida, realizamos o teste de conhecimentos bíblicos sobre a história de Moisés (Êxodo 1.1-7.13). Para iniciar, o pastor Alexandro Karow fez uma pequena explanação e comentários sobre o texto indicado e em seguida o pastor Francis Hoffmann aplicou o teste escrito. De acordo com o pastor Francis, o resultado do teste foi uma grata surpresa.  O nível de acertos foi bastante elevado, o que indica que os jovens leram e estudaram mesmo o texto indicado. A equipe que ficou em 1° lugar, que foi a União Juvenil de Capão Bonito, errou apenas uma das 46 questões do teste. Já para decidir o 2° lugar foi necessário um teste de desempate, pois três uniões juvenis empataram com 42 acertos. São elas: Pantanoso, Solidez e Canguçu Velho. O teste de desempate foi um jogo de organizar os livros da Bíblia em ordem, ficando com a segunda posição a união juvenil de Pantanoso. Tanto o 1° quanto o 2° lugar levaram um troféu e uma cesta de doces.

Às 16h realizou-se o culto com instalação da nova diretoria.

Em seguida, Natacha Teske, representante da JELB, fez uso da palavra. Dentre os vários assuntos ela falou sobre o Congressão 2013, o trabalho da JELB, a cartilha “Muitas Partes, Um Só Corpo” e um plano de oração. Espero que as Uniões Juvenis não esqueçam de orar pelas demais juventudes conforme prometeram no dia. Algumas cópias da cartilha “Muitas Partes, Um Só Corpo” foram distribuídas no dia, mas se alguém quiser pode baixar no site da JELB, no link abaixo ou pode entrar em contato com a diretoria do DICANPI.

Também esteve presente o Frederico, tesoureiro da JELG, representando a diretoria estadual. A diretoria da JELG convida todos os jovens a visitarem o site da JELG.


Agradecemos em primeiro lugar a Deus por ter abençoado tão ricamente nosso Congresso, e a todos os jovens que vieram e abrilhantaram o XL Congresso do DICANPI. Nosso agradecimento especial ao nosso Palestrante Vilson Scholz que nos dirigiu a palestra sobre " A Bíblia para o Jovem", a representante da JELB Natacha e o da JELG Frederico, a Banda ' Firmes e Leais' o nosso muito obrigado pela parte musical dirigida aos congressistas, aos pastores de nosso Distrito que comandaram as oficinas: Arnildo Münchow, Nilson Walder e Celso Grams, e aos pastores conselheiros Francis Dietrich Hoffmann e Alexandro Karow.

Seguem os links para download dos materiais que foram distribuídos no Congresso e dos casos para debate utilizados nas oficinas de sábado:




domingo, 1 de abril de 2012

XL Congresso DICANPI: o que rolou por lá!

Galera, passou o nosso XL Congresso do DICANPI. Com certeza quem foi não se arrependeu, tava muito legal. Nos próximos dias estaremos postando fotos e matérias sobre o que rolou nesse Congresso. De antemão já vamos divulgar algumas "cositas":

Na manhã do domingo realizamos a final do futsal feminino que ficou pendente da Olimpíada Esportiva tornando-se campeã a equipe de Solidez e vice a equipe de Paz do Iguatemi.

O teste de conhecimentos bíblicos, de acordo com o pastor Francis, que aplicou o teste, foi uma grata surpresa. As uniões juvenis tiveram alta porcentagem de acertos. A união juvenil que ficou com o primeiro lugar, que foi a de Capão Bonito, errou apenas uma das 46 questões do teste. Houve empate para decidir o 2° colocado, já que as uniões juvenis de Solidez, Pantanoso e Canguçu Velho acertaram 42 questões. No teste de desempate, a União Juvenil de Pantanoso garantiu a 2ª colocação.

Houve a eleição da nova diretoria do DICANPI, gestão 2012/12, que ficou assim composta:

Presdidente: Charles Ledebuhr - Canguçu Velho
Vice-Presidente: Matheus Bierhals - Florida III

Tesoureiro: Éverton Priebe - Florida I
Vice-Tesoureiro: Douglas Schwartz - Canguçu Velho

Secretária: Kamilla Quandt - Solidez
Vice-Secretária: Paula Daiana Albrecht - Canguçu Velho

Departamento de Cultura
Luiza Behling - Florida I
Priscila Wille
Carolina Reichow - Três Pontes

Departamento de Esportes
Samuel Normberg - Solidez
Danilo Priebe - Florida I
Tiago Neitzel - Solidez

Conselho Fiscal
Ricardo Elert - Capão Bonito
Leandro Ropke - Canguçu

Pastores Conselheiros
Francis Dietrich Hoffmann - Paróquia "São João" (Canguçu)
Celso Valmir Grams - Paróquia Emanuel (Solidez)

Na inscrição de nosso Congresso, todos os jovens receberam uma Edição Especial com meditações do DICANPInforma. Mas se alguém por algum motivo não recebeu, perdeu ou não esteve no Congresso, poderão baixar a versão digital no link a segiur:
http://www.4shared.com/office/CQY22865/DICANPInforma_Edio_Especial_XL.html

Bom, por enquanto encerro o assunto por aqui, mas continuem acessando o blog que vamos publicar mais coisas sobre o Congresso além das novidades, em especial a caravana para o Encontrão 2012 do DAMAL.

Galera, abraços!!!