sexta-feira, 30 de agosto de 2013

XLI Olimpíada Cultural do DICANPI

Oficina de Teatro
Antes de mais nada, gostaríamos de mais nada gostaríamos de pedir desculpas pela demora na publicação deste post, mas enfim aí está.

A XLI Olimpíada Cultural do DICANPI aconteceu no dia 04 de agosto, em Canguçu Velho, contando com 210 participantes de acordo com as inscrições, sob o tema: "Quem um final feliz? Coloque Deus no começo." e o lema: "Ó SENHOR, meu Deus, em ti ponho a minha esperança, desde jovem tenho confiado em ti.", para o qual foi convidado a palestrar o pastor Rafael Ott, de Porto Alegre.

Iniciou – se as 08:30hs com as inscrições, a seguido pelo culto oficiado pelo pastor Conselheiro Alexandro Karow, e após ainda na parte da manhã ocorreram as oficinas: de música, oficiadas por Edgar e Kamilla Quandt, e de teatro oficiada pelo integrante do grupo TITA Weinerth Bergmann.

Oficina de Música
Quatro jovens do Distrito LOURENPEL também se fizeram presente, acompanhando a olimpíada durante todo dia e também a noite. Ficamos felizes em manter a união e a amizade entre dos dois distritos, externada pelas visitas nos eventos distritais.

A tarde as 14hs o Pastor Rafael Ott oficiou a palestra, que trouxe a todos grandes ensinamentos, momentos de reflexão quanto como estamos agindo com nossa própria vida e com a vida do nosso próximo, e nos deixou ainda no fim a mensagem “ Vamos cuidar da nossa cerca protetora,  e esta não é constituída de madeira e sim de amor”.

Palestra com o pastor Rafael Ott
Após a palestra ouve um intervalo com lanche, e em seguida deu-se a abertura da noite cultural com a participação da juventude convidada, “Cristo Redentor” de Pelotas, com a Peça “ Vida de brinquedo”. A seguir, seguiu-se com apresentações de teatro e música das juventudes do nosso distrito.

 A banca de jurados foi composta por: Miguel Bergmann e Emilio Klug, ambos do LOURENPEL; Michael Bittencourt e Sandro Blank, ambos da JUCRE; e Juliano Timm ( futuro ingressante do Seminário Concórdia).

"Vida de Brinquedo" apresentada pela JUCRE
Premiação:
1º lugar peça cômica – “A velha surda”, Campos Quevedos
2º lugar peça cômica – “ Com o pé na cova”, Canguçu velho
1º lugar peça sacra – “Uma visita importante” , Solidez
2º lugar peça sacra – “Manequim 36”, Pantanoso
1º lugar música – “Amor sem fim”, Manoel do Rego
2º lugar música – “ Filhos seus”, JULUCA
Inovação – “Filhos seus”, JULUCA
Melhor ator peça cômica – Nairton Iwen, Canguçu Velho
Melhor atriz peça cômica – Luciele Helwig, Campos Quevedos
Melhor ator coadjuvante peça cômica – Lissandro, Trê pontes
Melhor atriz coadjuvante peça cômica – Fernanda Iwen, Três pontes

Melhor ator peça sacra – Samuel, Solidez
Melhor atriz peça sacra – Tamiris, Pantanoso
Melhor ator coadjuvante peça sacra – Denis, Alto Alegre
Melhor atriz coadjuvante peça sacra – Kamilla Quandt, Solidez

Pedido de casamento
Acho que vale a pena fazer um parênteses para lembrar de um lindo acontecimento que marcou a noite de apresentações, e não teve nada de teatral, foi de verdade mesmo: o jovem Cássio Ávila pediu a jovem Tâmara Ucker (ambos da JULUCON) em casamento! Que Deus abençoe a união de vocês e sempre os guie no caminho da fé do amor, e da felicidade.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mensagem - O Pecado está nos genes do ser humano

Uma definição interessante de pecado é desenvolvida por um psiquiatra cristão. Ele compara o pecado a uma planta que tem raízes e produz frutos. A mentira, o furto, os vícios, o adultério, o orgulho são alguns dos “frutos”. Estes são chamados de pecados atuais. Jesus pode arrancar esses frutos e alguns deles não voltarão mais, mas mesmo assim outros, e às vezes os mesmos, podem insistir em aparecer, porque a raiz do pecado continua a existir, e ela só vai ser arrancada na eternidade.

Por isso o pecado é descrito como uma raiz que corrompe e estraga o ser humano. É algo inato e está nos genes dos seres humanos. O resultado disso é que o homem é morto espiritualmente e é completamente dependente da obra regeneradora do Espírito Santo. Alguns se perguntam sobre o pecado e sua real influência nas pessoas. Uns dizem que o pecado é apenas uma mancha e isto não impediria ao homem de buscar coisas boas, inclusive sua própria conversão e regeneração. Mas não é isto que a Bíblia afirma. Ela usa expressões como “mortos” nos pecados. “Ele vos deus vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.” (Ef 2.1) e que o “homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus” (1 Co 2.14), para expressar o completo estado de dependência do homem diante de Deus.

Este é o pecado original. Não é algo que se comete, mas que é herdado. É pecado original porque sua origem está em Adão. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5.12) e também porque é origem de todos os males (Sl 51.5; Rm 7.17-20; Tg 1.14-15).


Do ponto de vista do homem, esse ato é completamente irreversível, ou seja, “não tem como voltar atrás”. Contudo existe um caminho de volta. O caminho é o renascimento como filho de Deus através do banho regenerador e renovador do Espírito Santo (Tt 3.5), através do Batismo e da Palavra de Deus. “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um (Jesus Cristo) muitos serão feitos justos.” (Rm 5.19)

Fonte:  SCHULZ, Klaus Detlev, "Testemunho", Editora Concórdia, 2010

terça-feira, 4 de junho de 2013

IV Domingo da JELB

Ao procurar elaborar uma frase sobre o IV Domingo da JELB, resolvi citar alguns comentários dos próprios jovens que participaram, retirados do Facebook: "mto mto legal!!!concerteza tdos aproveitaram mto esse dia!!!"; "ótimo!!"; "Foi um dia maravilhoso!"; "Muito Massa!legal mesmo!!!"; "Evento especial... perderam os que ficaram em casa..."; "foi um dia muito proveitoso, onde conhecemos pessoas novas e novamente nos divertimos muito."; "muito bom!"; " Foi um encontro muito proveitoso d+ esperamos que venham outros!!!"

Foto oficial do IV Domingo da JELB

Palestrante Arnildo Munchow e pregador Aroldo Agner
recebem lembrança de agradecimento pelo apoio
O Domingo da JELB chega em sua quarta realização com um objetivo alcançado: integração entre os jovens DICANPI e LOURENPEL em redor da Palavra de Deus! Contando com a presença de 38 jovens do LOURENPEL e 41 jovens do DICANPI, o evento bienal, realizado no domingo mais próximo ao aniversário da JELB, este ano foi sediado pelo distrito DICANPI, na C.E.L. Martinho Lutero da Florida III, com o tema: "O Quarto Mandamento", sob o lema: "Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre o seu pai e a sua mãe porque Deus gosta disso". (C 3.20), que foi trabalhado de forma explêndida pelo nosso palestrante, o pastor Arnildo Munchow (ou, como ele mesmo se denominou, o plano G).

Jovens enfiam a cara no prato de farinha
O início se deu com o culto, que teve como pregador o pastor Aroldo Agner, lembrando o aniversário de 88 anos da JELB (31 de maio) e falando sobre estar unidos para sermos mais fortes na luta contra os nossos inimigos (ou, como ele mesmo falou, contra aqueles do chifrinho, garfinho e rabinho vermelinho).

A parte da tarde foi destinada à integração. Jovens do DICANPI e LOURENPEL foram separados em quatro grupos de acordo a cor marca-páginas (ou seria marca-texto, presidente?) que receberam no momento da inscrição. Eram os grupos Azul, Vermelho, Verde e Branco, que disputaram as provas mais divertidas: Perguntas de Conhecimentos Bíblicos, Peguntas de Conhecimentos Gerais, Jogo das Três Pistas, Bala n Prato de Farinha, Estourar o Balão na Base do Sopro, Comer Banana de Garfo e Faca, Encher Garrafa de Água com Esponja; Arrancar a Maçã Pendurada no Cordão; Chute no Pneu (onde uma menina, a jovem Giane, botou os rapazes no chinelo), Corrida da Batata na Colher, Corrida de Sacos, Acertar a Bola na Caixa e Jogo da Lata.
Jovem Giane Blank Schneider deu acertou os dois chutes
que deu no jogo do pneu e deixou os meninos de
boca aberta

A disputa foi concorrida, mais ou menos 30 pontos separaram o 1º do 4º colocado. A ordem ficou sendo a seguinte: 1º - Branco, 2º - Vermelho, 3º - Azul e 4º - Verde.

Para encerrar, faço uma rápida retrospectiva desse evento: sua primeira edição foi no dia 4 de junho de 2006 em Bom Jesus (LOURENPEL). Depois, o evento ficou quase esquecido até que, em 2009, a diretoria de então do DICANPI resolveu resgatar a ideia e realizou o II Domingo da JELB no dia 7 de junho em Canguçu Velho. Desde então, ficou decidida sua realização bienal no primeiro domingo de junho, lembrando o aniversário da JELB, cuja responsabilidade da realização é intercalada entre DICANPI e LOURENPEL. O III Domingo da JELB foi no dia 5 de junho de 2011, novamente em Bom Jesus e este ano chegamos ao IV Domingo da JELB na Martinho Lutero da Florida III.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mensagem - Cuidar da Vida



Sabemos quando o vizinho trocou de carro ou se sua cerca está quebrada. Notamos se a vizinha mudou o cabelo, pintou as unhas ou colocou silicone. Percebemos quando um casal esta brigado, notamos quando os filhos dos outros passam dos limites. Não falta tempo para o comentário sobre um colega em erro, ou uma colega que não pede desculpas por sua ação.

No entanto, nem sempre realizamos exames de rotina para ver se colesterol, triglicerídeos ou o coração estão em seu normal. Atrasamos a conta do carro, da máquina de lavar. do sapato, do cartão. Nem sempre tiramos ao menos meia hora para o filho ou o cônjuge, na semana. Deixamos para depois o email ou a ligação de desculpas e não nos damos conta de que a vida pode estar à beira de um colapso nervoso. Não gastamos tempo arejando nossa mente, nem alimentando a fé no coração.

“Frequentemente, uma das vidas de que menos cuidamos é a nossa.” Tempo demais para os outros. Tempo de menos para o que precisa de cuidado em nós mesmos.

De onde tiramos tanto tempo? Do lugar onde ele deveria estar, claro. Tiramos da mesa do almoço, da sala de estar, da beira da cama no quarto, antes de dormir. Tiramos do trabalho concentrado ou da hora de folga, do fim-de-semana, do momento de inspiração. Drenamos o tempo do seu lugar devido. E depois não conseguimos mais tempo para consertar.

E olha que não é errado gastar tempo com a vida dos outros, não. O que nem sempre fazemos é a escolha certa. Pois é tempo bem empregado emprestar o ouvido amigo, um olhar atento, estender a mão disposta a ajudar. Sempre é tempo bem utlizado interpretar da melhor maneira quem não acordou para o seu melhor dia. É tempo otimizado o cuidado com a criação, desde o ser humano até à natureza como um todo, fazendo dela um lugar um pouco melhor.

Cuidar bem da nossa vida – espiritual, fisica, mental, emocional – leva também ao cuidar do próximo. Porque vamos gastar o melhor tempo com as coisas mais importantes, o que se reflete no jeito de se relacionar. E olha que no fim, ainda sobrará um tempo para as pequenas distrações e perdas de tempo que, não tem jeito, a vida não consegue evitar.

E mais, quando nossa vida é conduzida pela fé, vemos o cuidado que Deus teve conosco, a ponto de Seu prório Filho tirar o tempo mais precioso do mundo para cuidar do que mais precisamos. Com Ele, vemos que cuidar da nossa vida e, também, da vida do proximo, é tempo precioso, bem investido.

Tempo que nunca é demais gastar.




sexta-feira, 17 de maio de 2013

IV Domingo da JELB


           Caros jovens do DICANPI e do LOURENPEL!

É com muita alegria e satisfação, que o DICANPI vem por meio desta convidar a vossa união juvenil e a cada jovem de nossos distritos, DICANPI e LOURENPEL, para participar do 4º Domingão da JELB, cujas maiores informações seguem abaixo:

TEMA: O Quarto Mandamento
LEMA: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso.” Colossenses 3.20
DATA: 02 de junho de 2013
LOCAL: C.E.L. Martinho Lutero de Florida III
PROGRAMAÇÃO:
08:00 – Inscrições
09:00 – Culto
10:30 – Palestra
12:00 – Almoço
13:30 – Momento de recreação
17:00 – Encerramento com premiação
·         O valor da inscrição será de R$ 15,00.
·         Os jovens deverão confirmar presença no encontro até o dia 28 de maio de 2013 pelos contatos:
99525874 (Carolina – presidente do DICANPI)
84220300 (Paula Daiana- secretária do DICANPI)
32521755 (Pastor Arnildo Münchow – Conselheiro do DICANPI)

Contamos com a presença de todos os jovens de nossos distritos, será com certeza, um dia de muito louvor, aprendizado, diversão e integração entre estes dois distritos, DICANPI e LOURENPEL.
Pedimos as mais ricas benções de Deus para o nosso evento e para os jovens de nossos distritos, e desde já agradecemos à Ele a oportunidade de realizarmos eventos interdistritais como este.
                                                                                                                    
Paula Daiana Krüger Albrecht
Secretária do DICANPI

sábado, 11 de maio de 2013

Mensagem - Nós todos, famintos por justiça


Nós todos, famintos por justiça

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” Mateus 5:6

Não há comida que satisfaça, exceto a comida que Deus dá – a comida espiritual do Evangelho. Como o filho pródigo, você pode tentar se encher com a lavagem dos porcos, mas você não ficará satisfeito. Você pode tentar obter satisfação do seu trabalho duro ou da sua capacidade em ganhar dinheiro; você pode lançar sua vida em prazeres e pecados; porém será em vão.
Ainda sentirá um desejo e um anseio e uma fome de algo mais. No final da vida você não perguntará pelas coisas do mundo. Você não suplicará para ver o labor de suas mãos. Você não contará o dinheiro que acumulou. Nem estará interessado nos elogios que homens traçaram a seu respeito. Você só vai querer uma coisa. Você dirá: “Eu quero Deus, porque eu estou faminto”.
De vez em quando é bom parar e pensar no que os nossos reais valores. Nós não perdemos intencionalmente alguns dos presentes que Deus nos dá. Só perdemos porque estamos muito ocupados para parar e pensar. Quão frequentemente temos desperdiçado o tempo que Ele nos empresta! Quantos dias usurpados e meses deixados para trás! Quantos avisos e ensinamentos foram desconsiderados! Quantos chamados ao arrependimento passaram despercebidos!
A cada dia, Jesus de Nazaré está conosco. Estamos muito ocupados para reconhecer sua presença? Muito ocupados para responder Seu chamado quando Ele vem em nossas necessidades? Muito ocupados para ouvir seu grito de socorro que vem de todas as partes do mundo, para auxiliar muitos de Seus filhos que estão famintos por não terem o que comer? Que estão nus e com frio por não terem roupas para vestir? Que estão desencorajados por não terem casas onde viver? Que estão solitários porque pensam que ninguém se preocupa com eles? Que estão vivendo na escuridão porque temos falhado em levar a eles a mensagem dAquele que sabemos ser a Luz do mundo? Estamos, de fato, tão ocupados?
Existem muitas pessoas que vivem em falsa segurança por sentir que não cometeram intencionalmente pecados contra Deus. Não vamos esquecer que há pecados por omissão. Há coisas que falhamos em fazer, e isso também desagrada a Deus. Podemos viver humildemente cada dia, pedindo ao Mestre que dirija todas as nossas palavras e obras.

PENSAMENTO DO DIA: Se você se entregar à Cristo, estregará a Ele sua vida e respiração, todos os seus pensamentos e ações.


Robert K. Youngdahl – This is the God’s day

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mensagem - Os dois caminhos


Os dois caminhos

Fiquem nas encruzilhadas e vejam quais são as melhores estradas, procurem saber qual é o melhor caminho. Andem nesse caminho e vocês terão paz.” (Jr 6.16)

Existem dois caminhos abertos à nossa frente. Podemos entrar pela porta estreita e seguir o caminho difícil que leva à vida, ou podemos entrar pela porta larga e viajar pelo caminho fácil que leva à destruição.  Algumas pessoas são como o homem que construiu sua casa sobre a rocha firme. Eles são capazes de resistir às tempestades, não importando quão rigorosas sejam. Outros são como o homem que construiu sobre a areia. Quando a tempestade vem e os ventos sopram, eles são destruídos, porque sua fundação é frágil.

O Mestre fala a respeito dos justos e dos não justificados, dos que creem e dos incrédulos. Essa linha de separação ainda existe. Ou somos por Deus, ou contra Ele. Se deliberadamente insistimos em ser o nosso próprio arquiteto nesta vida, nós estamos destinados a falhar.  O caminho que Deus oferece a cada um leva à vida em abundância.

Como somos, por vezes, imprudentes com os presentes de Deus! Certo homem possuía um violino. Era um violino muito valioso que poderia ter sido vendido por uma alta soma. Porém, o proprietário não estava consciente desse fato. Em vez de vendê-lo a um músico profissional que pudesse tocar e apreciar adequadamente o instrumento, ele o usava em sua humilde casa como calço de porta, para evitar que ela batesse com o vento!

Deus Espírito Santo abre a porta do coração a fim de que Deus tire música de nossas vidas.  Em Suas mãos, nossa vontade é um valioso instrumento. Mas nós também podemos fechar a porta e mante-Lo fora. Se fizermos isso, perderemos a gloriosa ventura pretendida por Ele para nós.

Não é de dar pena a situação de um motorista que pára um fazendeiro na bifurcação da estrada para perguntar aonde cada uma das estradas às sua frente leva... “Para onde você quer ir?” retruca o fazendeiro.
 “Ah, isso não faz a menor diferença” replica o motorista.
“Bem,” responde o fazendeiro, “então não faz a menor diferença qual estrada você vai tomar”.

Na jornada da vida, muitos homens também andam como esse motorista, sem rumo. Quanto mais avançarmos, mais clara é a verdade – faz toda a diferença do mundo qual caminho tomamos. Aquele pelo qual o Espírito Santo nos conduz leva para Cristo, para a vida eterna, para a felicidade. O Deus que planejou nosso mundo com certeza é confiável  dirigir a construção de nossas pequenas vidas!

YOUNGDAHL, Robert K. This is the God’s day. (Rock Island, Illinois: Augustana Press, 1956. p.8. (com adaptações)