segunda-feira, 16 de março de 2015

XLIII Congresso do DICANPI

Neste final de semana, dias 21 e 22 de março, o DICANPI realiza o seu XLIII Congresso distrital que se realizará na C.E.L. São Paulo de Capão Bonito com o tema: "Na vida a partir da graça de Deus", com destaque para a passagem bíblica do Salmo 118.17: “Não morrerei; antes, viverei e cantarei as obras do Senhor, que será o lema do evento.

PROGRAMAÇÃO:

 A programação será conforme o esquema a seguir:

Sábado

14:00 – Inscrições;
14:30 – Devocional de abertura;
15:00 – Oficinas sobre o teste de conhecimentos Bíblicos;
16:30 – Tarefas por Paróquia; 
17:00 – Lanche;
18:30 – Início das apresentações das tarefas;
20:00 – Ida a casa dos membros;

Domingo : 
08:30 – Plenária para a eleição da nova diretoria gestão 2015/2016;
10:00 – Palestra com o Pastor Tiago Albrecht de Porto Alegre;
12:00 – Almoço; 
14:00 – Teste de conhecimentos Bíblicos sobre a história de Paulo;
15:30 - Momento Livre;
17:00 – Culto com a instalação da nova diretoria.


O valor da inscrição será de R$ 22,00, que incluirá um almoço e dois lanches com refrigerante.

TESTE DE CONHECIMENTOS BÍBLICOS

O teste de conhecimentos bíblicos, previsto para acontecer na tarde de domingo (às 14h) será sobre a vida de Paulo. As juventudes poderão basear seu estudo no livro de Atos e frisarem algumas partes fundamentais encontradas em tais capítulos: 8.1-3, 9.1-31, 13, 21 e 22.

ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA GESTÃO 2015/16

Segue a lista de indicações para a eleição da nova diretoria:


PRESIDENTE: 
Luiza Behling (Florida I)

VICE- PRESIDENTE: 
Nara Beatriz Soares (Manoel do Rego)
Luiza Behling (Florida I)
Éverton Pribe ( Florida I)
Athos Müller (Pantanoso)
Alex Blank (JULUCA)

TESOUREIRO: 
Éverton Pribe (Florida I)

VICE-TESOUREIRO: 
Nairton Hartwig Iwen (JELSP)
Éverton Pribe (Florida I)
Juliano Timm – (FAXINAL)
Dionatas Bunde ( JELSP)
Lucas Helbig - (JULUCA)

SECRETÁRIO (a): 
Lirian Neitzke - (Florida 3)
Fernanda Iwen - (Três Pontes)

VICE-SECRETÁRIA: 
Kamilla Quandt (JULUSOL)
Fernanda Iwen - ( Três Pontes)
Veridiana Neitzke - (Três Pontes)

DEPARTAMENTO CULTURAL: 
Diovana Timm (Pantanoso)
Priscila Wille
Nara Beatriz Soares (Manoel do Rego)
Sabrina Fahl (JELSP)
Andréia Quandt (Capão Bonito)
Laidner Trettin (Pantanoso)

DEPARTAMENTO ESPORTIVO: 
Renato Neitzke - (Potreiro Grande)
Samuel Reichow (Três Pontes)
Athos Müller (Pantanoso)
Danilo Pribe (Florida 1)
Laís Blank- (JULUCA)
Marcos Soares – (Manoel do Rego)
Diego Noremberg (Lagoa dos Pereiras)
Maurício Hobuss - (JELSP)
Gabriel Siefert ( JULUSP)

CONSELHO FISCAL: 
Éberton Noremberg ( Ebenézer)
Samuel Noremberg (JULUSOL)
Cátia Noremberg (JULUSOL)
Kamilla Quandt – (JULUSOL)
Charles Quandt - JULUSP
Ándre Mülling –JULUSP
Diego Noremberg (Lagoa dos Pereiras)

Todos devem estar cientes de que cada união juvenil tem o direito a ser representado por até dois delegados com direito a voto para a eleição da nova diretoria.

Pedimos a todos os jovens que orem pelo nosso evento e também por esta nova diretoria que será instalada, pois são peças fundamentais e necessárias, para o bom andamento dos eventos e atividades do nosso distrito. 

Esperamos ansiosamente, a todos os jovens do DICANPI para juntos rendermos graças a Deus e cantar as suas maravilhosas obras.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Reflexão - Como observaremos a Quaresma hoje?

Tradicionalmente, a Quaresma tem sido um período de intensa atividade em nossas igrejas. Em muitos casos, esse é o único período do ano durante o qual cultos no meio da semana recebem um número significativo de pessoas. Projetos de oferta especiais frequentemente fazem desse um período crucial para o bem-estar econômico da congregação. Os cristãos o tem visto como um período de autodisciplina e negação, de autoexame de seu coração e arrependimento. Mas em anos recentes nós temos tido uma série de dúvidas a respeito da tradicional observância da Quaresma.
A Quaresma tradicional era um período de solenidade e tristeza que enfatizava um estado de espírito de pano de saco e cinza. A festa de Carnaval realizada no dia imediatamente anterior ao que dá início a essa época do ano é justamente porque não haveria oportunidade para alegria ou diversão durante os dias sombrios da Quaresma. Mas em anos recentes passamos a apreciar o lugar do júbilo e da celebração na fé cristã. E esse entendimento vai contra aquele que faz da Quaresma um festival da melancolia.

Os auto sacrifícios com que a Quaresma já foi observada, muitas vezes parecem hipócritas e legalistas nos dias de hoje. Os cristãos solenemente decidiram dar-se algum prazer de viver nestas seis semanas de Quaresma. De fato, a autonegação muitas vezes era boa para a saúde ou bem-estar geral da pessoa e, consequentemente, em nenhum sentido um real sacrifício. Mas em nosso mundo de fome e necessidades, é difícil achar justo que nós, por apenas algumas poucas semanas no ano, cortemos a satisfação que provém da nossa riqueza. O problema básico com os tradicionais “sacrifícios” da Quaresma era que demasiadas vezes eles eram destinados a reforçar a espiritualidade da pessoa ao fazer o sacrifício. As autonegações da Quaresma demasiadas vezes inspiravam as pessoas a olhar mais para si mesmas do que olhar para seus vizinhos.

Nessa busca de como os cristãos poderiam observar a Quaresma hoje, alguns apontamentos são significantes. Os nossos pensamentos não precisam dirigir-se para a nossa vida e condição espiritual interiores, mas antes se concentrar naquilo que Deus fez e está fazendo. De uma maneira ou de outra, nessa época os nossos pensamentos poderiam melhor dirigir-se em direção à aliança que Deus fez com o Seu povo. A palavra “testamento” significa aliança, e não é por acidente que a nossa Bíblia está dividida em Antiga e Nova Alianças. O Deus que encontramos na Bíblia não se contentou em assentar-se no céu e esperar que os seres humanos se voltassem para ele. Pelo contrário, Deus tomou a iniciativa de buscar todas as pessoas. Ele firmou uma aliança com Abraão e seus descendentes a fim de que através dele fossem abençoados todos os povos da terra (Gn 12.1-3).

Uma aliança implica num comprometimento de duas partes em comum acordo. A aliança mais largamente observada nas relações humanas é a aliança matrimonial e, assim, nós encontramos sempre de novo na Bíblia o relacionamento de Deus com Seu povo comparado com o relacionamento de marido e mulher. A história da aliança de Deus com Seu povo é a história da fidelidade de Deus à aliança e da infidelidade do povo. Repetidamente, Deus renova Sua aliança, perdoando Seu povo e começando de novo. Isso ocorreu da forma mais decisiva na vinda do Filho de Deus para inaugurar a nova aliança que havia sido prometida.

Concentrados na aliança, a nossa atenção estará direcionada para Deus e Sua ação. Dessa forma, perceberemos que a Quaresma é corretamente observada não através de um intenso autoexame, mas através de um levantar os nossos olhos para Deus. Concentrados em Deus somos puxados para fora de nós mesmos e preenchidos com o desejo de servir a Deus que fielmente guardou Sua aliança conosco.

É a natureza humana que supõe que nós temos que nos arrepender, reformar nossas vidas e fazer boas obras a fim de que Deus nos perdoe, nos ame e nos aceite. O resultado final é que o que quer que nós façamos, nós estaremos sempre de olhos nos nossos próprios interesses ao fazer isso. Quando a Quaresma é observada nesse espírito nós realizamos vários atos de piedade e autonegação a fim de podermos elevar o nosso status perante Deus. Mas quando a nossa atenção é voltada para a aliança de Deus, nós descobrimos que antes mesmo de termos nos arrependido ou realizado boas ações, Deus já tinha nos perdoado, nos amado e nos aceitado. Como resultado, nós não nos arrependemos e servimos a Deus a fim de ganhar o Seu favor, mas antes para expressar o nosso amor e gratidão a Deus pelo fato de já termos recebido o Seu favor. A Quaresma observada sob a luz da mensagem da aliança, portanto, nos puxa para fora de nós mesmos e direciona nossa atenção para os atos de Deus e, através deles, para nossos vizinhos, os quais Deus também ama.

Fonte: Introduction in Proclamation: Aids for Interpreting the Lessons of the Church Year - Lent, William Hordern e John Otwell. Tradução: Charles S. V. Ledebuhr

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Mensagem - O Doce Aroma do Evangelho

Texto base: Gálatas 4.1-7




Caros leitores, o tema que trago para ser exposto neste momento, nós encontramos nas Sagradas Escrituras, na carta do apóstolo Paulo aos gálatas, onde Paulo afirma que: “Nos tornamos Filhos de Deus e seus Herdeiros através do sacrifício de Cristo”. Paulo escreve na carta aos gálatas capitulo quatro versículos um a sete onde lemos:
V1-Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.
V2-Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.
V3-Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo.
V4-Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.
V5-Para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
V6-E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!
V7-De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.

Quando comecei a preparar esta mensagem li e reli o texto bíblico varias vezes procurando entender o que ele dizia para mim em primeiro lugar, depois de algum tempo percebi que, o que eu realmente procurava era algo diferente, ou algo novo ainda não dito, para dizer a vocês agora, neste momento. Custei bastante, e percebi o algo diferente, novo, que procurava, mas não no texto, porém em mim.          
Mas a flor? Por que a flor? Quero usar uma flor como exemplo de algo que acontece comigo, e acredito que com vocês também. As flores são uma das criações mais belas de Deus, Jesus Cristo disse aos seus discípulos que nem mesmo o Rei Salomão se vestiu com tanta beleza quanto os lírios do campo.  Eu, quase que diariamente passo ao lado de flores, no seminário, em praças ou na rua. Em frente a minha casa há flores. Porém, não costumo parar para admirá-las, sentir seu perfume, colhê-las e dá-las para alguém. Simplesmente passo rapidamente ao lado e sigo meu caminho. Uso o exemplo das flores para dizer que da mesma forma passo por muitos textos bíblicos, principalmente aqueles mais conhecidos, e não paro para me deixar levar pelo seu “aroma”, sua essência.  
Voltando as palavras de Paulo, posso dizer que não há nada mais encoberto, está tudo ali bem claro, descoberto, nada novo, mas simplesmente sublime, esplendoroso, magnífico.    
O apóstolo Paulo, em uma época de muitas dúvidas, vendo-se em uma grande aflição escreve aos gálatas, pois havia falsos profetas que pregavam um evangelho um pouco diferente daquele que o apóstolo Paulo pregava. Estes falsos profetas diziam ao povo que poderiam crer no Evangelho de Cristo, mas não deveriam abandonar as leis judaicas, sendo que estas, ainda eram necessárias para a salvação. Aqueles homens, os profetas, não deixavam os gálatas perceberem e viverem toda a sublimidade e o esplendor do presente que estavam recebendo de Deus através de Cristo.
Então nos versículos quatro e cinco, o apóstolo Paulo revela mais uma vez aos gálatas, e também a nós hoje, a magnifica obra de Deus, que enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, ou seja, toda a humanidade perdida e condenada. Pois o homem por si próprio não consegue cumprir a lei e redimir-se diante de Deus. Então, Deus através de Cristo o faz, se torna humano com um corpo de carne e sangue, um corpo mortal, que sentiu dores e angustias, não andou entre flores em seu ministério terreno, porém entre espinhos, sofrendo em sua própria carne, injustamente, a dor do espinho maior, o nosso pecado, morrendo, para que nós não sofrêssemos as consequências deste.
 No versículo seguinte Paulo afirma:E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” Estas mesmas palavras foram usadas por Jesus Cristo quando orou no Getsêmani mostrando uma relação intima com Deus. Esta expressão, segundo Paulo, testifica a nosso favor mostrando que Cristo é verdadeiramente filho de Deus e que pela presença de seu Espírito, para o qual, tudo é possível, nos mostra a natureza divina de Cristo, um Cristo ressurreto, onipotente, eterno, infinito. Espírito que também nos fortalece, que nos revigora, que nos permite mesmo estando entre dificuldades, estarmos em paz e confiantes. Espírito que nos mostra não um Pai impiedoso, mas sim um Pai amoroso, reconciliador.
Lutero em seu Catecismo Menor, na introdução do Pai Nosso nos deixa um “lírio”, ele afirma: “Deus quer atrair-nos carinhosamente com estas palavras, para crermos que ele é nosso verdadeiro Pai e nós, os seus verdadeiros filhos, para que lhe roguemos sem temor, com toda a confiança, como filhos amados do querido pai”.

E no verso sete, encontramos ao qual me referi no princípio desta reflexão, a sublimidade do amor inexplicável de um Pai amoroso. A boa nova que os gálatas não estavam compreendendo, e que nós, muitas vezes, mesmo compreendendo, não paramos tempo suficiente para nos deixar levar pela mensagem da graça em sua plenitude. Não paramos para sentir seu “aroma”, não nos deixamos levar pela sua “doçura”, o doce sabor da graça de Deus. Deus enviou seu Filho assumindo a forma de verdadeiro homem, cumpriu a Lei em lugar de toda a humanidade, e sendo verdadeiro Deus, venceu a morte e o poder do diabo, nos convidando para fazer parte das venturas celestiais.
A proposito, você tem dado flores a alguém ultimamente? Para sua esposa? Sua namorada? Sua mãe?
 Que o nosso Senhor permita que continuemos a ver flores, que sejamos sensíveis e gentis, às colhendo e às dando como forma de carinho e afeto, e que sejamos sempre de novo seduzidos, envolvidos, tragados pelo aroma inconfundível da mensagem da Boa Nova que nós é oferecida por Cristo de forma a exalarmos a essência da mensagem da graça em favor de outros afirmando juntos com o apostolo, nas palavras do versículo sete. “De sorte que já não somos escravos, porém filhos; e, sendo filhos, também herdeiros por Deus”.

Que este Cristo esteja presente em nossas vidas hoje e sempre. Amém!




Daison Mülling Neutzling
Teologando da ULBRA e do Seminário Concórdia

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

1º Retiro da JELPE

No dia 31 de janeiro, 53 jovens da Paróquia Emanuel (incluindo o pastor com sua família) estiveram reunidos no Camping Recanto do Laser (4º distrito de Canguçu) para o 1º Retiro da JELPE. Alguns chegaram no local do retiro com a caravana da JELPE, outros de condução própria, mas de uma forma ou de outra estavam todos reunidos para um dia de muita diversão na companhia de maravilhosos amigos.

O evento começou oficialmente pela manhã com um culto campal. Foi lindo ver todos aqueles jovens reunidos debaixo das árvores, sentados em cadeiras de praia e pedras, para um momento de culto a Deus. O restante do dia foi de programação livre. Pequenos grupos se espalharam debaixo das árvores preparando churrasco e cachorro-quente. Pequenos grupos mais corajosos enfrentaram a água fria enquanto outros aproveitavam a quadra num joguinho de futebol. Uns passearam pela água, outros pelas trilhas da mata próxima, aproveitando a beleza natural do local e papeando com os amigos.

Exceto os retiros das próprias uniões juvenis, um evento com essa configuração foi praticamente inédito para a maioria dos jovens, um dia para aproveitar na companhia dos irmãos na fé, fortalecendo amizades e aproximando os jovens de nossa paróquia. Apesar de o dia não ter sido o mais favorável para as brincadeiras aquáticas, todos puderam aproveitar e se divertir no primeiro retiro que com certeza será repetido e melhorado (a partir da experiência adquirida na organização deste) nos próximos anos.

Você confere o álbum completo de fotos do evento na nossa página no Facebook ou clicando aqui!

Esse conteúdo apareceu pela primeira vez no Blog da JELPE

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Primeiras novidades para 2015!

Olá, galera!

No dia 28 de dezembro, a diretoria do DICANPI teve mais uma reunião regular. E pra começar bem o ano, vamos a algumas novidades pra começar bem o ano e para que você possa ir programando a sua agenda:

O planejamento principal do momento é o nosso XLIII Congresso Distrital do DICANPI que será nos dias 21 e 22 de março em Capão Bonito. O tema será baseado na temática deste ano da IELB; "Na vida a partir da Graça de Deus", sob o versículo lema: "Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR" (Salmo 118.17).

Nesse congresso será eleita a nova diretoria do DICANPI gestão 2015/16. A ficha para indicação da nova diretoria já foi enviada às uniões juvenis e está com os pastores. Caso alguém não tenha recebido, procure com seu pastor ou baixe a ficha clicando aqui. A ficha precisa ser entregue através dos pastores até o dia 15 de fevereiro.

Confira na sequência o calendário de atividades do DICANPI para 2015:

21 e 22 de março - XLIII Congresso Distrital - Capão Bonito
7 de junho - V Domingo da JELB (à cargo do LORENPEL)
2 de agosto - XLIII Olimpíada Cultural - Herval
28 e 29 de novembro - XLIII Olimpíada Esportiva - Piratini

Por hora é isso. Dúvidas podem ser sanadas através do nosso Facebook, e-mail ou nos comentários aqui do Blog que estaremos respondendo!

sábado, 13 de dezembro de 2014

Mensagem - Maldição Vicária

Leia em sua Bíblia: Gálatas 3.1-14

Alguns dias atrás, eu estive adoecido, e o laudo médico era de que fui contaminado por uma virose, um vírus, o qual interferiu diretamente na minha vida, me deixando limitado e “exigindo” cuidados especiais para a recuperação, pois somente dessa forma eu poderia aguardar a melhora.
O apóstolo Paulo percebeu que havia uma influência negativa interferindo no ensino que ele dera às igrejas da Galácia, tinha algo sendo infiltrado, como que um “vírus”. Então ele adverte os Gálatas, perguntado: “Quem vos enfeitiçou/fascinou?” (v.1) Esse fascinar é no sentido de que alguém distorceu a visão deles, daquilo que eles haviam aprendido com o apóstolo desde a sua conversão. E o apóstolo deixa claro que sua exposição sobre o Evangelho foi tão completa que “por assim dizer vocês (Gálatas) viram Jesus na cruz”. Aqui há outro evangelho, que na verdade é lei, sendo pregado entre eles e que coloca a circuncisão como um critério para a salvação. Se é que podemos dizer assim: o “vírus da salvação por obras” está infiltrado aqui. Limitando e exigindo algo, alegando que somente dessa forma poderiam desfrutar da salvação.
Então Paulo questiona novamente os Gálatas: “Recebestes o Espírito pelas Obras da Lei ou pela pregação da fé?”(v.2) Paulo quer saber através de qual meio eles haviam recebido o Espírito Santo. Paulo sabia qual era, mas estava os questionando, já que só pode provir de um, e não dos dois meios. Pois a fé, que é o dom exclusivo do Espírito Santo de Deus, vem quando a fé dá sua resposta à pregação do Evangelho, e não por fazer o que a Lei manda. Pois a pregação da fé aqui é a pregação do Evangelho de Cristo. E é por meio dessa pregação que o Espírito de Deus age e opera a fé. E Paulo complementa: “é o caso de Abraão, que creu em Deus, e isto lhe foi imputado, levado em conta para justiça”.
Mas, afinal, o que é e o que significa ser levado em conta de justiça, ser um justo? É quando “recebemos remissão do pecado e nos tornamos justos diante de Deus pela graça, por causa de Cristo, mediante a fé, quando cremos que Cristo padeceu por nós e que, por sua causa, os pecados nos são perdoados e nos são dadas justiça e vida eterna.”[1]. Bom, Abraão tornou-se justo perante Deus apenas por meio da fé em Cristo Jesus, por causa disso Deus o aceitou. Não por seus próprios méritos, mas por causa da obra de Cristo. Por isso, os descendentes de Abraão são aqueles que têm fé. E todos que creem também serão justos, assim como Abraão. Portanto, concluímos que não é possível buscar a salvação por conta própria cumprindo a Lei de Deus, que nesse caso era a circuncisão. E se aplica a nós hoje, quando achamos que por fazer alguma coisa
considerada “boa”, estamos agradando a Deus e garantindo um lugar no céu com as nossas próprias capacidades.
Sabendo que não podemos conquistar méritos para com Deus, o texto nos mostra o que é mais fascinante e consolador: não precisamos fazer nada para ser salvos. Cristo já fez tudo. Cristo nos resgatou da maldição da Lei fazendo-se maldição em nosso lugar, uma maldição vicária, “em lugar de nós”, pois está escrito em Dt 21.23: “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro”. Cristo fez isso para que a bênção de Deus alcance a todos os povos, para que todos sejam descendentes de Abraão através do Espírito Santo.
“Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura” (Gl 6.15); “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém!” (Gl 6.18).

Lucas Filipe Agliardi Becker
Teologando da ULBRA e do Seminário Concórdia




[1] Livro de Concórdia. (2006). São Leopoldo/Canoas: Co-Editoras - IV Artigo da Confissão de Augsburgo – Pg. 30

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

XLII Olimpíada Esportiva do DICANPI


E assim, nos dias 29 e 30 de novembro, tivemos mais uma Olimpíada Esportiva!

A Olimpíada desse ano aconteceu na C.E.L. Redentor da Solidez. Estiveram presentes 191 jovens (conforme número de inscrições) das seguintes juventudes: Herval (7 jovens),  Três Pontes (3), Capão Bonito (12), Solidez (26), JELSP (11), Potreiro Grande (19), Paz do Iguatemi (14), Pantanoso (19), Manoel do Rego (7), Florida I (12), JULUCA (18), Estância da Fgueira (10), Florida III (7), Piratini (17), Lagoa dos Pereira (5) e Passo do Valadão (4).

A Olimpíada teve início na manhã de sábado com devocional a cargo das meninas do departamento de cultura do DICANPI, a Priscila Wille e a Nara Soares, com o tema "Vitórias e Derrotas". Além disso, nesse momento a presidente deu as instruções iniciais e foi feita a chamada, que contou com a presença de 135 jovens. Na sequência tiveram início os jogos.

Na noite de sábado tivemos o culto e após uma programação especial com a diretoria do DICANPI apresentando a peça teatral "O Caso da Melancia". Após teve a Noite do Improviso, onde as uniões juvenis recebiam dois objetos aos quais acresceriam o que tinham a mão para montar um personagem na hora. O melhores foram eleitos através dos aplausos do público, ficando o 1º lugar com a JULUCON (Três Pontes) que montaram um personagem encarnado pelo Samuel Reichow e o 2º lugar com a JELSP (Canguçu Velho) que elaboraram um personagem encarnado pelo Douglas Schwartz. Ainda seguiu momento livre até as 23h30 e todos retornaram as casas dos membros pois no dia seguinte prosseguia a Olimpíada!

O restante do tempo foi ocupado pelos jogos. Segue a lista dos vencedores:

Xadrez:
Masculino:
1º lugar: Tiago Ramm - Pantanoso
2º lugar: Nairton Iwen - JELSP (Canguçu Velho)
Feminino:
1º lugar: Paula Daiana Albrecht - JELSP (Canguçu Velho)
2º lugar: Andrieli - Pantanoso

Moinho:
Masculino:
1º lugar: Samuel Nornberg - JULUSOL (Solidez)
2º lugar: Diego Voss Nrnberg - Lagoa dos Pereiras
Feminino:
1º lugar: Andriele Grutzmann - JULUSP (Capão Bonito)
2º lugar: Tarine Kruschardt - JULUSOL (Solidez)

Damas:
Masculino:
1º lugar: Dener Plamer - Piratini
2º lugar: Willian Grutzmann - JULUSP (Capão Bonito)
Feminino:
1º lugar: Catia Nornberg - JULUSOL (Solidez)
2º lugar: Andriele Grutzmann - JULUSP (Capão Bonito)

Ping Pong:
Masculino:
1º lugar: JULUCA (Canguçu)
2º lugar: JULUMAR (Manoel do Rego)
Feminino:
1º lugar: JULUCA (Canguçu)
2º lugar: JULUMAR (Manoel do Rego)

Salto em Distância:
Masculino:
1º lugar: Marcelo Wolter (Potreiro Grande) - saltou 5m08cm
2º lugar: William Grutzmann (JULUSP - Capão Bonito) - saltou 4m96cm
Feminino:
1º lugar: Bianca Ramsonn (JULUCA - Canguçu) - saltou 3m20cm
2º lugar: Veridiane Schwartz (JELSP - Canguçu Velho) - saltou 3m04cm

Salto em Altura:
Masculino:
1º lugar: Henrique Porto - Piratini
2º lugar: Athos Muller - Pantanoso
Feminino:
1º lugar: Lirian Neitzke - Florida III
2º lugar: Sara Blank - JULUCA (Canguçu)

Corrida 100m:
Masculino:
1º lugar: Henrique Porto - Piratini
2º lugar: Lucas Tuchtenhagen - JULUCA (Canguçu)
Feminino:
1º lugar: Bianca Ramsonn - JULUCA (Canguçu)
2º lugar: Fabiane Volter - Potreiro Grande

Corrida 1000m:
Masculino:
1º lugar: Danilo Ramm Priebe - Florida I
2º lugar: Leandro Priebe - JELSP (Canguçu Velho)
Feminino:
1º lugar: Lírian Neitzke - Florida III
2º lugar: Veridiane Schwartz - JELSP (Canguçu Velho)

Knips:
Masculino:
1º lugar: JULUSOL (Solidez)
2º lugar: JULUSP (Capão Bonito)
Feminino:
1º lugar: JULUSOL (Solidez)
2º lugar: JELSP (Canguçu Velho)

Volei:
1º lugar: Piratini
2º lugar: Potreiro Grande

Futsal:

Troféu Disciplina
Masculino: JULUSP (Capão Bonito)
Feminino: JULUSP (Capão Bonito)

Goleador(a)
Masculino: Tiago Mulling (Potreiro Grande) - 6 gols
Feminino: Marlise (Solidez)

Goleiro(a) menos vazado(a)
Masculino: Jones (Potreiro Grande) - 1 gol em três jogos
Feminino: Nara Soares (JULUSOL - Solidez)

Campeões
Masculino:
1º lugar: Estância da Figueira
2º lugar: JULUSOL (Solidez)
Feminino:
1º lugar: JULUSOL (Solidez)
2º lugar: Piratini
JULUSOL: Campeãs do Futsal feminino
Estância da Figueira: Campeões do Futsal Masculino

Parabéns aos vencedores!!!

Há semanas atrás vinhamos pedindo muito a colaboração de todos para que pudéssemos nos organizar da melhor forma para a nossa Olimpíada, agora é a hora de agradecer, então a Diretoria agradece a todos que estiveram presentes neste último final de semana em Solidez na Olimpíada Esportiva, agradecemos aos jovens que jogaram, e também aqueles que nos ajudaram nos dois dias, um agradecimento aos juízes André e Mauro que estiveram junto conosco todo o domingo apitando os jogos e a Laís Wachholz e o Alex Blank. que também ajudaram no decorrer dos jogos. Pedimos desculpas pelos imprevistos, ou algo que possam não ter gostado e estamos aceitando sugestões para melhorarmos cada vez mais nossos eventos. Até a próxima, fiquem com Deus !

Você confere o álbum completo de fotos da XLII Olimpíada Esportiva aqui, e o vídeo do encerramento da Olimpíada Esportiva com o cantar do Juventude Luterana aqui!