Olá, galera!
No dia 28 de dezembro, a diretoria do DICANPI teve mais uma reunião regular. E pra começar bem o ano, vamos a algumas novidades pra começar bem o ano e para que você possa ir programando a sua agenda:
O planejamento principal do momento é o nosso XLIII Congresso Distrital do DICANPI que será nos dias 21 e 22 de março em Capão Bonito. O tema será baseado na temática deste ano da IELB; "Na vida a partir da Graça de Deus", sob o versículo lema: "Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR" (Salmo 118.17).
Nesse congresso será eleita a nova diretoria do DICANPI gestão 2015/16. A ficha para indicação da nova diretoria já foi enviada às uniões juvenis e está com os pastores. Caso alguém não tenha recebido, procure com seu pastor ou baixe a ficha clicando aqui. A ficha precisa ser entregue através dos pastores até o dia 15 de fevereiro.
Confira na sequência o calendário de atividades do DICANPI para 2015:
21 e 22 de março - XLIII Congresso Distrital - Capão Bonito
7 de junho - V Domingo da JELB (à cargo do LORENPEL)
2 de agosto - XLIII Olimpíada Cultural - Herval
28 e 29 de novembro - XLIII Olimpíada Esportiva - Piratini
Por hora é isso. Dúvidas podem ser sanadas através do nosso Facebook, e-mail ou nos comentários aqui do Blog que estaremos respondendo!
quarta-feira, 7 de janeiro de 2015
sábado, 13 de dezembro de 2014
Mensagem - Maldição Vicária
Leia em sua Bíblia: Gálatas 3.1-14
Alguns dias atrás, eu estive adoecido, e o laudo médico era de que fui contaminado por uma virose, um vírus, o qual interferiu diretamente na minha vida, me deixando limitado e “exigindo” cuidados especiais para a recuperação, pois somente dessa forma eu poderia aguardar a melhora.
Alguns dias atrás, eu estive adoecido, e o laudo médico era de que fui contaminado por uma virose, um vírus, o qual interferiu diretamente na minha vida, me deixando limitado e “exigindo” cuidados especiais para a recuperação, pois somente dessa forma eu poderia aguardar a melhora.
O apóstolo Paulo percebeu que havia
uma influência negativa interferindo no ensino que ele dera às igrejas da
Galácia, tinha algo sendo infiltrado, como que um “vírus”. Então ele adverte os
Gálatas, perguntado: “Quem vos enfeitiçou/fascinou?” (v.1) Esse fascinar
é no sentido de que alguém distorceu a visão deles, daquilo que eles haviam
aprendido com o apóstolo desde a sua conversão. E o apóstolo deixa claro que
sua exposição sobre o Evangelho foi tão completa que “por assim dizer vocês
(Gálatas) viram Jesus na cruz”. Aqui há outro evangelho, que na verdade é lei,
sendo pregado entre eles e que coloca a circuncisão como um critério para a
salvação. Se é que podemos dizer assim: o “vírus da salvação por obras” está
infiltrado aqui. Limitando e exigindo algo, alegando que somente dessa forma
poderiam desfrutar da salvação.
Então Paulo questiona novamente os
Gálatas: “Recebestes o Espírito pelas Obras da Lei ou pela pregação da fé?”(v.2)
Paulo quer saber através de qual meio eles haviam recebido o Espírito Santo.
Paulo sabia qual era, mas estava os questionando, já que só pode provir de um,
e não dos dois meios. Pois a fé, que é o dom exclusivo do Espírito Santo de
Deus, vem quando a fé dá sua resposta à pregação do Evangelho, e não por fazer
o que a Lei manda. Pois a pregação da fé aqui é a pregação do Evangelho de
Cristo. E é por meio dessa pregação que o Espírito de Deus age e opera a fé. E
Paulo complementa: “é o caso de Abraão, que creu em Deus, e isto lhe foi
imputado, levado em conta para justiça”.
Mas, afinal, o que é e o que
significa ser levado em conta de justiça, ser um justo? É quando
“recebemos remissão do pecado e nos tornamos justos diante de Deus pela
graça, por causa de Cristo, mediante a fé, quando cremos que Cristo padeceu por
nós e que, por sua causa, os pecados nos são perdoados e nos são dadas justiça
e vida eterna.”[1].
Bom, Abraão tornou-se
justo perante Deus apenas por meio da fé em Cristo Jesus, por causa disso Deus o
aceitou. Não por seus próprios méritos, mas por causa da obra de Cristo. Por
isso, os descendentes de Abraão são aqueles que têm fé. E todos que creem
também serão justos, assim como Abraão. Portanto, concluímos que não é possível
buscar a salvação por conta própria cumprindo a Lei de Deus, que nesse caso era
a circuncisão. E se aplica a nós hoje, quando achamos que por fazer alguma
coisa
considerada “boa”, estamos agradando a Deus e garantindo um lugar no céu com as nossas próprias capacidades.
considerada “boa”, estamos agradando a Deus e garantindo um lugar no céu com as nossas próprias capacidades.
Sabendo que não podemos conquistar
méritos para com Deus, o texto nos mostra o que é mais fascinante e consolador:
não precisamos fazer nada para ser salvos. Cristo já fez tudo. Cristo nos
resgatou da maldição da Lei fazendo-se maldição em nosso lugar, uma maldição
vicária, “em lugar de nós”, pois está escrito em Dt
21.23:
“Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro”. Cristo fez isso para que a bênção de
Deus alcance a todos os povos, para que todos sejam descendentes de Abraão
através do Espírito Santo.
“Pois nem a circuncisão
é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura” (Gl 6.15); “A graça
de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém!” (Gl 6.18).
Lucas Filipe Agliardi Becker
Teologando da ULBRA e do Seminário Concórdia
[1] Livro de Concórdia. (2006). São Leopoldo/Canoas: Co-Editoras - IV Artigo da Confissão de
Augsburgo – Pg. 30
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
XLII Olimpíada Esportiva do DICANPI
E assim, nos dias 29 e 30 de novembro, tivemos mais uma Olimpíada Esportiva!
A Olimpíada teve início na manhã de sábado com devocional a cargo das meninas do departamento de cultura do DICANPI, a Priscila Wille e a Nara Soares, com o tema "Vitórias e Derrotas". Além disso, nesse momento a presidente deu as instruções iniciais e foi feita a chamada, que contou com a presença de 135 jovens. Na sequência tiveram início os jogos.
Na noite de sábado tivemos o culto e após uma programação especial com a diretoria do DICANPI apresentando a peça teatral "O Caso da Melancia". Após teve a Noite do Improviso, onde as uniões juvenis recebiam dois objetos aos quais acresceriam o que tinham a mão para montar um personagem na hora. O melhores foram eleitos através dos aplausos do público, ficando o 1º lugar com a JULUCON (Três Pontes) que montaram um personagem encarnado pelo Samuel Reichow e o 2º lugar com a JELSP (Canguçu Velho) que elaboraram um personagem encarnado pelo Douglas Schwartz. Ainda seguiu momento livre até as 23h30 e todos retornaram as casas dos membros pois no dia seguinte prosseguia a Olimpíada!
O restante do tempo foi ocupado pelos jogos. Segue a lista dos vencedores:
Xadrez:
Masculino:
1º lugar: Tiago Ramm - Pantanoso
2º lugar: Nairton Iwen - JELSP (Canguçu Velho)
Feminino:
1º lugar: Paula Daiana Albrecht - JELSP (Canguçu Velho)
2º lugar: Andrieli - Pantanoso
Moinho:
Masculino:
1º lugar: Samuel Nornberg - JULUSOL (Solidez)
2º lugar: Diego Voss Nrnberg - Lagoa dos Pereiras
Feminino:
1º lugar: Andriele Grutzmann - JULUSP (Capão Bonito)
2º lugar: Tarine Kruschardt - JULUSOL (Solidez)
Damas:
Masculino:
1º lugar: Dener Plamer - Piratini
2º lugar: Willian Grutzmann - JULUSP (Capão Bonito)
Feminino:
1º lugar: Catia Nornberg - JULUSOL (Solidez)
2º lugar: Andriele Grutzmann - JULUSP (Capão Bonito)
Ping Pong:
Masculino:
1º lugar: JULUCA (Canguçu)
2º lugar: JULUMAR (Manoel do Rego)
Feminino:
1º lugar: JULUCA (Canguçu)
2º lugar: JULUMAR (Manoel do Rego)
Masculino:
1º lugar: Marcelo Wolter (Potreiro Grande) - saltou 5m08cm
2º lugar: William Grutzmann (JULUSP - Capão Bonito) - saltou 4m96cm
Feminino:
1º lugar: Bianca Ramsonn (JULUCA - Canguçu) - saltou 3m20cm
2º lugar: Veridiane Schwartz (JELSP - Canguçu Velho) - saltou 3m04cm
Salto em Altura:
Masculino:
1º lugar: Henrique Porto - Piratini
2º lugar: Athos Muller - Pantanoso
Feminino:
1º lugar: Lirian Neitzke - Florida III
2º lugar: Sara Blank - JULUCA (Canguçu)
Corrida 100m:
Masculino:
1º lugar: Henrique Porto - Piratini
2º lugar: Lucas Tuchtenhagen - JULUCA (Canguçu)
Feminino:
1º lugar: Bianca Ramsonn - JULUCA (Canguçu)
2º lugar: Fabiane Volter - Potreiro Grande
Corrida 1000m:
Masculino:
1º lugar: Danilo Ramm Priebe - Florida I
2º lugar: Leandro Priebe - JELSP (Canguçu Velho)
Feminino:
1º lugar: Lírian Neitzke - Florida III
2º lugar: Veridiane Schwartz - JELSP (Canguçu Velho)
Knips:
Masculino:
1º lugar: JULUSOL (Solidez)
2º lugar: JULUSP (Capão Bonito)
Feminino:
1º lugar: JULUSOL (Solidez)
2º lugar: JELSP (Canguçu Velho)
Volei:
1º lugar: Piratini
2º lugar: Potreiro Grande
Futsal:
Troféu Disciplina
Masculino: JULUSP (Capão Bonito)
Feminino: JULUSP (Capão Bonito)
Feminino: JULUSP (Capão Bonito)
Goleador(a)
Masculino: Tiago Mulling (Potreiro Grande) - 6 gols
Feminino: Marlise (Solidez)
Feminino: Marlise (Solidez)
Goleiro(a) menos vazado(a)
Masculino: Jones (Potreiro Grande) - 1 gol em três jogos
Feminino: Nara Soares (JULUSOL - Solidez)
Feminino: Nara Soares (JULUSOL - Solidez)
Campeões
Masculino:
1º lugar: Estância da Figueira
2º lugar: JULUSOL (Solidez)
Feminino:
1º lugar: JULUSOL (Solidez)
2º lugar: Piratini
1º lugar: Estância da Figueira
2º lugar: JULUSOL (Solidez)
Feminino:
1º lugar: JULUSOL (Solidez)
2º lugar: Piratini
![]() |
| JULUSOL: Campeãs do Futsal feminino |
![]() |
| Estância da Figueira: Campeões do Futsal Masculino |
Parabéns aos vencedores!!!
Há semanas atrás vinhamos pedindo muito a colaboração de todos para que pudéssemos nos organizar da melhor forma para a nossa Olimpíada, agora é a hora de agradecer, então a Diretoria agradece a todos que estiveram presentes neste último final de semana em Solidez na Olimpíada Esportiva, agradecemos aos jovens que jogaram, e também aqueles que nos ajudaram nos dois dias, um agradecimento aos juízes André e Mauro que estiveram junto conosco todo o domingo apitando os jogos e a Laís Wachholz e o Alex Blank. que também ajudaram no decorrer dos jogos. Pedimos desculpas pelos imprevistos, ou algo que possam não ter gostado e estamos aceitando sugestões para melhorarmos cada vez mais nossos eventos. Até a próxima, fiquem com Deus !
Você confere o álbum completo de fotos da XLII Olimpíada Esportiva aqui, e o vídeo do encerramento da Olimpíada Esportiva com o cantar do Juventude Luterana aqui!
Você confere o álbum completo de fotos da XLII Olimpíada Esportiva aqui, e o vídeo do encerramento da Olimpíada Esportiva com o cantar do Juventude Luterana aqui!
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Mensagem - O Cristo que nos (re)veste!
Leia em sua Bíblia: Mateus 22.1-14
O texto acima indicado para leitura possui algumas coisas a nos comunicar. E estas coisas são simples, porém,
não simplistas.
Jesus conta esta parábola para ilustrar o que
disse um pouco antes em uma discussão com os principais sacerdotes e fariseus
sobre a “rejeição daquela pedra que veio a ser, a pedra angular”, e também
sobre “o Reino dos céus que lhes seria tirado e entregue a outro povo”
justamente porque rejeitaram aquela pedra que veio a ser a pedra angular.
Tendo em vista este texto como uma ilustração
feita por Jesus, já podemos concluir uma coisa quanto à retórica do nosso
Senhor: de fato, ela é simplesmente Divina! De uma maneira incrível, a parábola
contada por Jesus sobre o rei que teve o seu convite rejeitado duas vezes, e
ainda tendo por mortos os seus servos, ilustra perfeitamente o que vinha
acontecendo entre Deus e o seu povo desde o Antigo Testamento.
Deus chama o seu povo e o convida por meio
dos seus profetas para estar por perto, em comunhão com Ele; no entanto, o povo
não somente rejeita os servos e profetas enviados por Deus, como também rejeita
o próprio Deus, e o ato de rejeitar o próprio Deus teve como consequência a condenação
e o exílio.
Essa rejeição da parte do povo para com Deus
faz com que Deus vá além; porém, Deus não vai além condenando o seu povo e nem
aqueles que deveriam ser abençoados por Deus, por meio do povo escolhido. Deus vai além para resgatar, e trazer de
volta. Na pessoa do próprio Jesus, Deus vai além das fronteiras de Israel, em
busca de ovelhas perdidas em outros pastos, nas encruzilhadas dos caminhos, e
ainda com o mesmo convite aberto a todos: Vinde! Porque tudo está preparado!
Estes de fora – das encruzilhadas e caminhos
– não rejeitaram, mas sim, aceitaram o convite do rei do qual fala o nosso
texto; no entanto, aqui os papeis parecem se inverter. Agora alguém que aceitou
o convite para o banquete foi rejeitado pelo rei e anfitrião do banquete porque
não estava vestido adequadamente. Mas como assim? Por causa de uma simples
roupa? Por acaso seria um terno ou smoking, ou ainda uma túnica da grife mais
respeitada da época?
Usando o termo do nosso texto: que veste
seria esta cuja ausência tem como consequência a rejeição da parte do rei?
Talvez o apóstolo Paulo possa nos ajudar nesta situação.
Na sua carta aos Gálatas, Paulo parece nos
dar uma dica sobre esta veste. Uma veste digna da realeza, mas, que não parece
ser dos armários e grifes deste mundo. Ele escreve: porque todos quantos fostes
batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes (Gl 3.27).
Ser batizado em Cristo é ser e estar vestido
e revestido do próprio Cristo. No Santo Batismo, recebemos a fé mediante a qual
o próprio Deus nos atribui os méritos e a justiça de Jesus que nos envolve e
nos veste de nossa nudez. Com sua obra redentora, Jesus muda a nossa justiça,
de trapos de imundícia, para o mais fino linho de justiça, de modo que, vestidos
desta forma não seremos rejeitados por Deus, mas aceitos por causa do Cristo
que nos reveste. A veste, ou a justiça que nos reveste não é outra coisa, senão
o próprio Cristo; justiça que nos garante um lugar a mesa junto com Abraão,
Isaque e Jacó no banquete eterno do Reino Celestial. Amém!
Nikolas Schellin Wille
Teologando da ULBRA e do Seminário Concórdia
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Mensagem - A Confissão de Tomé!
Leia em sua Bíblia: João 20.26-31
Certamente vocês já devem ter escutado alguém dizer a seguinte frase:
— Eu sou igual a Tomé, só acredito vendo!
Esse texto de João nos fala desse Tomé que, para crer que Cristo havia ressuscitado e que foi visto pelos discípulos, impõe algumas condições.
Certamente vocês já devem ter escutado alguém dizer a seguinte frase:
— Eu sou igual a Tomé, só acredito vendo!
Esse texto de João nos fala desse Tomé que, para crer que Cristo havia ressuscitado e que foi visto pelos discípulos, impõe algumas condições.
Tomé não se deu conta de que havia acontecido o maior evento da história da humanidade e da fé cristã! A Páscoa.
Vemos que a partir da ressurreição de Jesus, no primeiro dia da semana, começa a ser estabelecido o domingo. Não é dito que os discípulos não se reuniam em outros dias. Mas esse primeiro domingo após a Páscoa se destaca como uma reunião especial dos discípulos.
E novamente, assim como havia feito na semana anterior, Jesus aparece aos seus discípulos. Mais uma vez Ele lhes anuncia paz e salvação, e desta vez também anuncia a Tomé.
Em seguida, Jesus se volta especialmente para esse discípulo e diz a ele: “Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; coloca a mão também aqui no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente”.
Como em todas às vezes e também agora, Jesus visa o indivíduo na sua situação especial. Tomé não é reprimido por Jesus. Ele é atingido pelo Seu amor sério, que deseja levar esse discípulo da aflição da incerteza e da dúvida para a fé viva.
Jesus permite que Tomé faça exatamente o que ele havia colocado como condição para crer na sua ressurreição. E Cristo pede somente uma coisa a Tomé e o mesmo também serve para cada um de nós: "Não sejas incrédulo, mas crente".
Tomé é o verdadeiro representante da humanidade que muitas vezes também gostaria de ver para crer! Somos todos vistos, ouvidos e conhecidos por Jesus, e isso inclui as nossas dúvidas e questionamentos, inclusive quando pensamos que Deus está tão distante de nós.
Na perspectiva do Novo Testamento, a incredulidade não é mera ausência de fé, mas sim a rejeição consciente da fé, ou seja, é uma ação ativa do ser humano.
Tome é testemunha da maior certeza que podemos ter na nossa vida. A sua confissão, embora muito curta, é muito profunda e completa. Em poucas palavras ela responde adequadamente a pergunta: "Quem é Jesus?" quando diz: "Meu Senhor e meu Deus". A confissão de Tomé é uma confissão modelo que não é dirigida a um Deus distante que fica afastado lá em cima no céu, mas é dirigida a um homem de carne e osso que está presente diante dele, e que pode ser apalpado.
Diante da situação, Jesus tem uma palavra conclusiva para Tomé: “Porque me viste, creste”. Não é necessariamente uma acusação. Mesmo que Tomé tenha chegado à fé sem precisar tocar, ainda assim teve a necessidade de ver Jesus antes que pudesse crer. Mas não podemos nos esquecer de que os outros discípulos também tiveram o privilégio de ver o Cristo ressurreto e as suas chagas.
Jesus ainda acrescenta uma palavra muito decisiva: “Bem-aventurados os que não viram e creram”.
Essa afirmação não anula o fato de que a proclamação fundamental e válida para todos os tempos ainda assim precisou de testemunhas oculares. O testemunho apostólico enfatiza incessantemente o encontro visível e físico com o Cristo ressuscitado que foi concedido aos apóstolos para serem testemunhas da sua ressurreição de uma forma especial. Contudo, não deixa de ser um milagre de cunho extraordinário que pessoas creiam com certeza completa em Jesus mesmo sem o terem visto depois de ressuscitado assim como os apóstolos. Por isso, Jesus declara esses crentes especialmente de bem-aventurados.
Como podemos ver bem-aventurado é todo aquele que, assim como Tomé, confessa Jesus Cristo como seu Senhor e seu Deus. Ao incluir estas palavras de Jesus no relado da ressurreição, o evangelista convida a todos os leitores que se unam na confissão de Jesus Cristo como seu Senhor e seu Deus, para que eles também possam receber a bem-aventurança do Senhor, pois esta é a natureza da fé salvadora que se apega a Cristo, o nosso Salvador, e se apropria de sua redenção com confiança certa e alegre.
Onde há essa fé e essa confiança, há salvação, e os nossos pecados não podem nos prejudicar.
Amém.
Márcio Santos de Leão
Teologando da ULBRA e do Seminário Concórdia
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
XLII Olimpíada Esporiva do DICANPI
Tudo o que fizerem,
façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens. (Colossenses
3.23)
Está chegando o dia! É com enorme
alegria e motivação, que o DICANPI está preparando a XLII Olimpíada Esportiva.
Será nos dias 29 e 30 de novembro na C.E.L. Redentor da Solidez. A programação será a seguinte:
Sábado : 08:30 – Inscrições;
09:00 – Devocional de abertura, após início dos jogos;
12:00 – Almoço;
13:30
– Reinício dos jogos;
17:00
– Lanche
17:30
– Ida á casa dos membros;
20:30
– Culto e após Noite do Improviso;
23:30
– Silêncio – casa dos membros.
Domingo : 08:30 – Reinício dos jogos;
12:00 – Almoço;
13:00 – Reinício dos jogos;
17:00 – Lanche;
Encerramento à noite com
entrega das premiações.
·
O
valor da inscrição será de R$ 30,00 com direito a dois almoços com refrigerante e dois
lanches.
·
Os
jovens deverão confirmar presença e pouso até o dia 25 de novembro de 2014
pelos contatos:
84281066 (Luiza – presidente) / 84220300 (Paula Daiana- secretária)
84258871 (Kamilla – Vice-secretária) / 32521755 (Pastor Arnildo Münchow –
Conselheiro)
Contamos com
a presença de todos os jovens de nosso distrito e também com as suas orações,
para que estes dois dias sejam abençoados por Deus e que venhamos cheios de
ânimo e motivação para dedicarmos tudo o que fizermos ao nosso Senhor, tanto a
vitória como a derrota, pois Ele por meio de Cristo já nos deu a vitória
verdadeira. O DICANPI espera vocês.
Como já era do conhecimento de todos, temos regras que viram a boa ordem do evento relacionadas inscrição. Como toda regra, foi necessário revisarmos as fichas de inscrição a fim de ver se as mesmas se encontravam de acordo com o que está estabelecido e é válido para todos. Sendo assim, encontramos alguns nomes de jovens inscritos que, talvez por descuido, não se encontravam de acordo com as regras. Portando, é necessário que os mesmos sejam vetados a fim de fazer cumprir as regras e ser justos com todos.
A lista dos jovens irregularmente inscritos e que, portanto, estão impedidos de jogar na Olimpíada Esportiva de 2014, devido o seu nome não constar nas listas de presença do Congresso e da Olimpíada Cultural deste ano são conforme segue:
CONCÓRDIA DAS "TRÊS PONTES"
- Joniefer Behling Raatz
- Janerson Behling Raatz
- Mateus Braatz Bergmann
- Renato Wolter Venzke
- Andréia Buchweitz Brandt
- Adriana Buchweitz Brandt
- Andréia Strelow Bergmann
- Joniefer Behling Raatz
- Janerson Behling Raatz
- Mateus Braatz Bergmann
- Renato Wolter Venzke
- Andréia Buchweitz Brandt
- Adriana Buchweitz Brandt
- Andréia Strelow Bergmann
REDENTOR DA SOLIDEZ
- Lucas Bubolz Priebe
- Jeremias S. Priebe
- Eberson Radtke Strelow
- Tairine Radtke Sell
- Lucas Bubolz Priebe
- Jeremias S. Priebe
- Eberson Radtke Strelow
- Tairine Radtke Sell
"SÃO PEDRO" DE CANGUÇU VELHO
- Diogo Mateus Bunde
- Diogo Mateus Bunde
"SIÃO" DO POTREIRO GRANDE
- Mailan Wieth Buchweitz
- Mailan Wieth Buchweitz
FLORIDA I
- Alessandro Ramm Priebe
- Lucas Weege
- André Ramm Priebe
- Anderson Krüger Silveira
- Elen Natana Weege
- Alessandro Ramm Priebe
- Lucas Weege
- André Ramm Priebe
- Anderson Krüger Silveira
- Elen Natana Weege
PIRATINI
- Samuel
- Pedro
- Rodrigo
- Samuel
- Pedro
- Rodrigo
JULUCA
- Rogério Farias Otto
- Darci Ramson Júnior
- Luana Lambrecht Hoffmann
- Rogério Farias Otto
- Darci Ramson Júnior
- Luana Lambrecht Hoffmann
"PAZ" DO IGUATEMI
- Marcelo Thurow
- Marcelo Thurow
CAMPOS QUEVEDOS
- Mariléia Becker
- Mariléia Becker
Lembramos que o impedimento é apenas para jogarem. De todo modo são muito bem vindos a se fazerem presentes, prestigiarem a Olimpíada e torcerem pelas suas uniões juvenis!
Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a diretoria do DICANPI que estaremos esclarecendo!
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Mensagem - Aproveite o dia!
Leia em sua Bíblia: Ec 9.1-10
Quando eu era criança, meus pais
e meus avós tinham uma frase pronta que repetiam todas as vezes que eu fazia
algo do qual não gostassem, ou seja, ela era repetida várias vezes, todos os
dias, era mais ou menos assim: “Saulo, isso Jesus não gosta!!!”. E Jesus não
gostava de muita coisa, na verdade, Ele era bem difícil de agradar, pois Ele não
gostava de quase nada, não gostava de ouvir música de rádio, não gostava de
preguiça na ora de levantar e ir para o culto, não gostava que gritasse ou
subisse em árvores na sexta-feira santa, e, por incrível que pareça, Jesus
também não gostava que se eu desse milho demais para as galinhas da minha mãe.
Quando eu era criança, meus pais
e meus avós tinham uma frase pronta que repetiam todas as vezes que eu fazia
algo do qual não gostassem, ou seja, ela era repetida várias vezes, todos os
dias, era mais ou menos assim: “Saulo, isso Jesus não gosta!!!”. E Jesus não
gostava de muita coisa, na verdade, Ele era bem difícil de agradar, pois Ele não
gostava de quase nada, não gostava de ouvir música de rádio, não gostava de
preguiça na ora de levantar e ir para o culto, não gostava que gritasse ou
subisse em árvores na sexta-feira santa, e, por incrível que pareça, Jesus
também não gostava que se eu desse milho demais para as galinhas da minha mãe.
Então, de repente me deparo com
Salomão dizendo: “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o
teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras”. Como assim? Eu
achei que Ele fosse alguém muito difícil de agradar, e que eu precisava me
esforçar muito!
Assim
como meus pais, toda a humanidade está presa a este pensamento de que é sempre preciso
fazer algo para agradar a Deus, e, dependendo do quanto ou quão bem fazemos,
merecemos receber uma recompensa divina. Além disso, achamos que conhecemos tão
bem os gostos de Deus, e somos tão cumpridores de sua vontade, que somos
rápidos em apontar as falhas alheias e esperar pelo castigo divino.
Porém, apesar de nossos julgamentos,
tudo continua a suceder da mesma maneira a todos, aos justos e aos perversos,
aos bons e aos maus, todos seguem o mesmo destino e terminam suas vidas da
mesma maneira, voltando ao pó do qual vieram. Da nossa perspectiva humana, isso
parece injusto e revoltante, porém, o olhar de Deus não é igual ao nosso, e os
pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos. Através de seu amor e
cuidado, Deus oferece sua misericórdia e perdão a todos os homens, independente
de suas ações.
Este é o motivo de nossa alegria
apresentado por Salomão. O homem não luta para obter a aceitação de Deus, pois
já foi aceito em Cristo, que não vê bons nem maus, mas sim perdidos, aos quais
ele veio libertar da culpa. Por causa do seu filho, Deus faz
muito mais do que observar a nossa conduta e fechar os olhos diante de nossas
faltas. Ele não só aceita as nossas tentativas de fazer o bem, como assume
nossas falhas, nos ajuda a corrigi-las e ao menos, tentar melhorar por amor de
nosso próximo. Assim, Deus, em sua graça, age em nós e por nós. Ele aperfeiçoa
aquilo que fazemos de maneira imperfeita. Canaliza tudo, inclusive o mal, para
o bem.
Isso
nos deixa livres para aproveitar todas as dádivas que Ele nos dá, e nos
capacita a amar as pessoas que Ele coloca em nosso caminho. Coisas pequenas tais
como ouvir música, comer uma pizza com os amigos, beber, e até mesmo dar milho
para as galinhas, são todas dons de Deus. Podemos nos alegrar e fazer tudo
conforme nossas capacidades, aproveitando cada dia que Deus nos dá, sem a
preocupação de sermos aceitos por causa do que realizamos ou rejeitados por
causa do que deixamos ou falhamos em realizar.
Foi para a liberdade que Ele nos
libertou, permaneçamos firmes e não nos submetamos novamente ao jugo da
escravidão.
Em nome do Pai e do Filho e do
Espírito Santo. Amém.
Saulo Alencar Peiter Bledoff
Teologando da ULBRA e Seminário Concórdia
Assinar:
Postagens (Atom)






