terça-feira, 18 de agosto de 2015

Veja o que rolou na XLIII Olimpíada Cultural do DICANPI

No último domingo, dia 16 de agosto, aconteceu a XLIII Olimpíada Cultural do DICANPI, nas dependências da C.E.L. São João do Herval, que este ano trabalhou o tema "Onde está o Bom Deus quando a vida dói?", com o lema: "O amor de Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim" (Lamentações de Jeremias 3.22).

Só há motivos mesmo para agradecer a presença de cada um que esteve presente. Foram lindos momentos , grande louvor e reflexões maravilhosas. Agradecimentos também a todos que abrilhantaram a noite cultural, capricharam! Obrigado ao Distrito LOURENPEL pela gincana e pela presença. Lembramos as palavras de nosso Palestrante João Janke (Pastor, Psicólogo e capelão hospitalar em POA): Deus está a nossa direita, esquerda, abaixo e acima, Deus está em nosso redor, e quando a vida dói, onde ele está ? CONOSCO SEMPRE, DO NOSSO LADO.

Como não podia deixar de ser, na sequência divulgamos a lista dos premiados deste ano:

Melhor Peça Sacra:
1º lugar: Que Lindas São Todas As Cores (JELSP-JULUMAR)
2º lugar: A sina de um pai (JULUSOL) 
Melhor ator Peça Sacra: Samuel Nöernberg (da JULUSOL, por "A sina de um pai")
Melhor atriz Peça Sacra: Jéssica Albrecht (Passo do Valadão)
Melhor ator coadjuvante Peça Sacra: Nairton Iwen (da JELSP, por "Que Lindas São Todas as Cores")
Melhor atriz coadjuvante Peça Sacra: Nara Soares (da JULUMAR, por "Que Lindas São Todas As Cores")

Melhor Peça Cômica:
1º lugar Peça Cômica: O Noivo e o Noivo (JULUCA)
2º lugar Peça Cômica: A Chaninha da Patroa (JELSP)
Melhor ator Peça Cômica: Lucas Helbig (da JULUCA, por "O Noivo e o Noivo")
Melhor atriz Peça Cômica: Késia Lemke (da JULUSOL, por "Pamonhas do Coração")
Melhor ator coadjuvante Peça Cômica: Mauricio Araujo (de Piratini, por "Os Sete Pecados Capitais")
Melhor atriz coadjuvante Peça Cômica: Veridiane Schwartz (da JELSP, por "A Chaninha da Patroa")

Melhor Música:
1º lugar: Água Cristalina (JULUMAR) 
2º lugar: O Senhor é o meu Pastor (JULUCON)

Troféu Inovação: Cantata: Que Lindas São Todas As Cores (JELSP-JULUMAR)

Participação Especial:
Florida III (coreografia)
JULUSOL (coreografia)

Valeu pessoal... até a Olimpíada Esportiva!

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Vem aí: XLIII Olimpíada Cultural do DICANPI

É com grande satisfação que o DICANPI convida as UNIÕES JUVENIS, bem como a cada jovem de nosso distrito, para participar da nossa XLIII Olimpíada Cultural...

TEMA: Onde está o Bom Deus, quando a vida dói?

LEMA: ”O amor de Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim” (Lamentações 3.22)

LOCAL: São João do Herval;            DATA: 16 de agosto de 2015

PROGRAMAÇÃO:
08h: 30min— inscrições;
     09h         — culto;
10h: 30min — palestra
      12h         - almoço;
13h:30min  —oficinas;
14h: 30min - gincana; LOURENPEL/JELG.
      16h          - lanche;
16h: 30min - início das apresentações culturais;
     
      •● obs.: a inscrição será realizada apenas no horário estipulado, para melhor organização.
      •● O valor das inscrições será divulgado em breve;
      •● As inscrições das apresentações deverão ser feitas pela parte da manhã com a secretária;


Esperamos vocês para abrilhantar e animar este evento; venha ver e mostrar os dons e talentos que Deus, nosso Senhor, concedeu. Vamos louvar e adorá-lo juntos, FORTES EM SANTA UNIÃO!

segunda-feira, 13 de julho de 2015

DICANPI na Olimpíada Cultural do LOURENPEL

No último domingo (12 de julho) a integrantes da diretoria do DICANPI se fizeram presentes na Olimpíada Cultural do LOURENPEL, que se realizou na Comunidade Evangélica Luterana São Pedro De Bom Jesus, lar da UJUPAZ.

Apesar de um pequeno erro de percurso (11 km fora do curso) chegamos lá 14:20 bem a tempo da excelente palestra com o Pastor Eli Müller, da cidade de Maquiné, RS, onde aprendemos como demonstrar o amor de Deus. Com seu bom humor de sempre, arrancou muitas gargalhadas da plateia, sendo aprovadíssimo pelo público. A palestra foi sobre o tema e lema do evento, que foram: TEMA: "Viver e demonstrar o amor de Deus além das portas." LEMA: "Portanto todo aquele que me confessar diante dos homens,também eu o confessarei diante de meu Pai, que estás nos céus." (Mateus 10:32)

Após isso teve o teste de eficiência sobre a palestra. Terminado isto, fizemos a gincana do circuito humano na qual teve a participação de 99% dos jovens presentes. Foi bastante divertido e os jovens puderam ter um conhecimento a mais da Bíblia. Eles gostaram d+ da gincana .
Depois fomos jurados da noite cultural que teve apresentações de peças e hinos. A UJUPAZ foi escolhida como a que entoou a melhor musica. A São João de Campos Quevedos como melhor peça e em segundo lugar ficou a JUACRI com a peça "O morto vivo". A U.J. Redenção de Santo Antônio ficou com o troféu de maior pontuadora na olimpíada.

Foi um domingo maravilhoso onde pudemos louvar a Deus e fazer novas amizades . A palestra estava maravilhosa bem como as gincana. O LOURENPEL está de parabéns. O DICANPI apresentou duas músicas na noite cultural : "Cidade de Deus" e "Trago Alegria" com o Marcos Jardel e a Nara Beatriz.
Só temos a agradecer a Deus por nos abençoar e permitir conviver com os irmãos na fé
As lembranças aos jurados bem como também a premiação eram muito lindas,ficamos encantados.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

V Domingo da JELB e 1º Festival Missionário


No dia 21 de junho na comunidade SÃO JOÃO de Canguçu conhecida também como IGREJA da FIGUEIRA aconteceu o V Domingo da JELB e o 1° FESTIVAL MISSIONARIO.

Pela manhã, foi iniciado, conforme previa a programação, às 8h30min com as inscrições. Tivemos a presença de quarenta e oito jovens do distrito DICANPI e vinte e dois jovens do LOURENPEL, uma visitante, três pastores e duas esposas de pastor.

Às 09h tivemos o culto em comemoração aos 90anos da JELB, ministrado pelo pastor Clóvis Blank, com Cântico de hinos, leituras bíblicas de Salmo 19.7-14, 2°Coríntios1-13, e Marcos 4.35-41, mensagem que teve como titulo "Será que Deus se esquece de mim?", celebração da Santa Ceia e finalizado com o hino Juventude Luterana.

Após um intervalo, às 10h30min, assistimos a palestra com o tema “Evangelizar” ministrada pelo Pastor Ademir. Ao término da palestra foi feito o agradecimento aos pastores que lá estiveram nos auxiliando , mas em especial ao pastor Clóvis pelo maravilhoso culto e ao pastor Ademir pela palestra . Ao meio dia almoçamos e a tarde tivemos um momento livre. Às 3h deu-se início ao "Um Canto De Esperança" com o Cantor Carlos Magrão.



Esse Festival Missionário deu-se em parceria com o Distrito Sul II. Foi uma tarde maravilhosa, ricamente abençoada pelo Eterno Deus. Belas canções de louvor. Um canto de  Esperança! Jesus Cristo foi anunciado. O único caminho, a verdade e a vida.

Mais de 600 pessoas lotaram a igreja da C.E.L. São João de Canguçu.

Também foi realizada no dia uma campanha para a arrecadação de alimentos não perecíveis em prol do Hospital de Canguçu. Mais de 500 quilos de alimentos foram arrecadados.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mensagem - O Espírito Santo dá um coração novo

Pela queda de Adão e Eva em pecado, toda a descendência humana nasce com o pecado original. "O pecado original é o pecado que herdamos de Adão, isto é, a completa corrupção de toda a natureza humana, agora privada da justiça original, inclinada para todo o mal e sujeita à condenação". 

A Escritura afirma: "Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu a minha mãe" (Salmo 51.5). "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1 Co 2.14). "Estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos" (Ef 2.5). "Por isso, o pendor (ou seja, inclinação) da carne é inimizade contra Deus" (Rm 8.7; 1 Co 12.3). 

Essas palavras mostram que, já por nascimento, somos espiritualmente cegos, mortos e inimigos de Deus. Estas afirmações da Escritura nos colocam diante de uma realidade muito cruel. Somos escravos do pecado e de Satanás, réus da eterna condenação. Em relação à nossa reconciliação com Deus e a nossa salvação, nada podemos fazer. Perdemos, em coisas espirituais, o "livre arbítrio", a liberdade de escolha. Isto é difícil de compreender, visto que, em coisas materiais, o ser humano tem sua inteligência e a liberdade de tomar decisões. Eu posso escolher ir ou não ao cinema, fazer ou não compras, escolher esta ou aquela profissão e outras coisas mais. Em relação a Deus, por mais inteligente e virtuoso que eu seja, nada posso fazer. 

Expressamos isso na explicação do terceiro Artigo do Credo Apostólico, ao dizer: Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Deus diz: Vós tendes um "coração de pedra" (Ez 36.26), e "se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3.3).

Dessa situação Jesus salvou a humanidade. O Espírito Santo está encarregado de aplicar essa salvação às pessoas, dar-lhes um coração novo, vida espiritual e conservar essa vida. (Jo 16.8-11; Ez 11.19; 36.36). Confessamos na explicação do terceiro Artigo do Credo Apostólico: "Mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé. Assim, também, chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé". Esse trabalho, o Espírito Santo realiza por meio da Palavra de Deus e dos sacramentos, Batismo e Santa Ceia, o que chamamos de Meios da Graça.

Horst R. Kuchenbecker, trecho de O Espírito Santo chama, congrega, consola, ensina e ilumina a Igreja entitulado A queda em pecado e o pecado original in Mensageiro Luterano, Maio 2015, Ano 98, Nº 1202 (Editora Concórdia, Porto Alegre: 2015. p.12)

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mensagem - O Espírito Santo chama

Ninguém pode dizer "Jesus é o Senhor", a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo. (1 Co 12.3)



As pessoas perderam o chamado livre arbítrio, lá no jardim do Éden. O homem perdeu a capacidade de escolher entre o bem e o mal, entre o Céu e a condenação, entre aceitar ou rejeitar a salvação. A sentença de Deus, "no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.17), ainda pesa sobre todas as gerações humanas.

Embora negada pela sociedade deste mundo modernizado, a verdade é esta: o homem natural nasce espiritualmente cego, morto e inimigo de Deus. O homem, estando morto em ofensas e pecados, não quer e não pode aceitar as coisas de Deus, porque lhe são loucura (1 Co 2.14). As pessoas trazem dentro de si a inclinação para o mal, caminham o caminho da condenação e não podem, por si mesmas, tomar a resolução: "a partir de hoje mudarei a minha vida e caminharei o caminho do Céu, crendo em Jesus Cristo como meu Salvador". Impossível! Por que não? Porque ninguém pode dizer "Senhor Jesus", senão pelo Espírito Santo. É esta a verdade que Lutero assim confessa: Creio que, por minha própria razão ou força, não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a Ele (explicação do Terceiro Artigo do Credo Apostólico no Catecismo Menor). É o que Paulo ensina, guiado pelo Espírito Santo: Ninguém pode dizer "Jesus é Senhor", a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo (1 Co 12.3).

Para abrir os olhos, trazer vida, mudar o coração daquele que se encontra espiritualmente cego, morto, inimigo e desgarrado de Deus, é necessário uma força que vem de fora do homem. E essa força é o Espírito Santo, como ainda o confessamos com Lutero: O Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, me iluminou com os seus dons, me santificou e me conserva na fé verdadeira (explicação do Terceiro Artigo do Credo Apostólico no Catecismo Menor).

Se hoje somos cristãos, não o somos por nós mesmos. Nós o somos pela graça de nosso Deus, pela operação do Espírito Santo. O Espírito Santo nos chamou através do Evangelho, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). Onde quer que o Evangelho seja anunciado, lá estará o Espírito Santo para nos chamar, nos ensinar a dizer: Creio no Espírito Santo, que colocou no meu coração a fé em Jesus Cristo, meu Salvador.


Senhor, conserva-me na confissão do teu santo nome. Amém.

Leopoldo Heimann in Segue-me (5ª edição, Editora Concórdia, Porto Alegre, 2013. Pag. 197)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Vem aí: 1º Festival Missionário e V Domingo da JELB

Prezados Jovens!

Os Distritos LOURENPEL e DICANPI tem o prazer de convidá-los para o...



Local: Comunidade Evangélica Luterana “São João” de Canguçu, RS.
Data: (07 de junho de 2015)
Lema: Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do Senhor.” (Salmos 118.17)
Tema: “Cristo para Todos”.
Programação da Manhã:
8:30h – Início com inscrições
9:00h – Culto com Santa Ceia
10:30h – Palestra (palestrante a ser definido)
12:00h – Almoço
Programação da Tarde:
15:00h – A partir deste horário será dado início o Festival Missionário, em frente à Igreja São João, no qual levaremos Cristo para Todos! O evento será aberto ao público, onde desde já queremos estender o convite a todas as pessoas de nossas congregações. A atração (do Festival está a cargo de “Carlos Magrão e banda”) será divulgada através dos meios de comunicação.
# A inscrição será no valor de R$ 15,00.
Caros jovens, suas presenças neste evento são muito importantes, pois ouviremos a palavra de Cristo e também teremos oportunidade de levá-la a outras pessoas. Aproveitem e convidem suas famílias a fazer parte do Festival Missionário, que terá inicio na tarde de domingo, pois será uma grande oportunidade de testemunho da nossa fé Cristã a todas as pessoas que estarão presentes.
E desta forma despedimo-nos desejando a todos as mais ricas benções de Deus, e com alegria esperamos pela vossa presença.
A entrada para o Show de Carlos Magrão é franca, e estão todos convidados também para a programação da manhã, quem quiser realizar inscrição e almoçar conosco é R$15,00.
             

Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé. (Gálatas 6.10)