sexta-feira, 23 de novembro de 2012

XL Olimpíada Esportiva do DICANPI

Se realiza neste final de semana, dias 24 e 25 de novembro, a XL Olimpíada Esportiva do DICANPI, nas dependências da Congregação São João do Herval.


Programação:
Sábado:
8:00h - Inscrições
8:30h – Devocional de abertura
9:00h – Início dos jogos
12:00h – Almoço
13:00h – Reinício dos Jogos
            – Lanche da tarde
19:00h - Ida à casa dos membros
21:00h – Culto
             - Caça ao tesouro
Domingo:
8:30h – Reinício das atividades
12:00h – Almoço
13:00h – Reinício dos jogos
- Encerramento com entrega das premiações.


Para a "Caça ao Tesouro", a organização pede que os jovens levem lanternas.

           Inscrição:
Os valores de inscrição serão os seguintes:
- Inscrição Integral (incluindo alimentação para os dois dias) = R$ 20,00
- Meia Inscrição (incluindo alimentação para um dia) = R$ 12,00
- Inscrição Comum (sem alimentação) = R$ 2,00
A inscrição é necessária para habilitar o jovem a participar das atividades.

Para participar de qualquer modalidade esportiva (futsal, vôlei, knips, moinho, corrida, saltos, etc.) o jovem deve ter feito as duas inscrições (inscrição antecipada através da ficha encaminha no dia 31 de outubro e inscrição no dia da Olimpíada). As inscrições serão conferidas com a assinatura dos jovens por ocasião da realização do esporte. Caso um jovem que não tenha realizado as inscrição da forma estipulada tome parte em algum esporte, a união juvenil será automaticamente eliminada na categoria em questão.

         Desistência:
Neste ano, o DICANPI divulgou que, como regra, cada união juvenil poderia desistir de apenas uma das categorias de esporte nas quais havia se inscrito. Essa atitude foi tomada para evitar o grande número de partidas que terminavam em VO nos anos anteriores e inclusive alguns casos em que ambas as equipes de uma partida não compareciam para jogar. Esse fato acaba sendo de grande prejuízo para a organização. Por esse motivo, cada união juvenil poderá desistir de apenas uma categoria na qual se inscreveu. A punição para a união juvenil que desistir de mais de uma categoria será que não poderá participar das categorias em que desistir esse ano na Olimpíada Esportiva do ano que vem.

         Projeto Latinhas:

Neste evento também estarão sendo recebidas as ofertas do Projeto Latinhas. Portanto, tragam suas Latinhas para depositar a oferta durante o culto do sábado à noite. As ofertas do Projeto Latinhas recebidas nessa Olimpíada Esportiva serão destinadas à compra de materiais de higiene para o Hospital de Caridade de Canguçu. Também aproveitaremos o momento para falar sobre o destino das ofertas do Projeto Latinhas recolhidas na Olimpíada Cultural.


Mensagem - Coragem e Respeito


Pesquisa realizada nos Estados Unidos declara que o Facebook nos deixa “mais gordos, pobres e malvados”. Segundo o texto, isto estaria ligado ao sentir-se bem consigo mesmo e, portanto, sentir-se no direito a reagir fortemente ao que vier pela frente.

Quando às duas primeiras, não há como ter muita certeza. Mas sobre a terceira, parece que as evidências começam a se acumular.

Navegue, por exemplo, por sites e rede sociais, especialmente em temas de “polêmica” e “denúncia”. Tente descobrir quantas das pessoas que aportam quilos de palavras agressivas, julgadoras, contundentes, e muitas vezes obscenas, leram de fato o que viram. Além disso, se interpretaram, ponderaram, se têm condições de opinar a respeito de algo sobre o qual visualizaram algumas linhas. Se dominam o contexto, se sabem do que e de quem se trata. Se têm respeito com quem pode ou não estar sendo vitima de injustiça. Ou se a maior preocupação é apenas com a sua opinião, a sua forma de ver o mundo, o seu julgamento. Ou seja, preocupação maior com a rapidez do seu teclado do que com as consequências das letras dele.

Isto leva a crer que a terceira opção da pesquisa pode estar certa. Em determinados contextos, as pessoas reagem à agressão e intolerância somente com agressão e intolerância ainda maior.

Para o cristianismo, esta pesquisa nem seria necessária. Já sabe que o ser humano é malvado e isto vem por natureza. Não no DNA, porque Deus nos criou perfeitos, mas desde que se afastou do Criador, o homem é um poço de maldade. Talvez o Facebook apenas seja um dos baldes com os quais dele se tira a quantidade desejada. A imagem que fazemos de nós mesmos não corresponde sempre à que realmente somos.

É por isso que o Livro Sagrado dos cristãos traz a noticia de que este ser humano – você, eu, cada um – precisamos. De que esta maldade é perdoada e esta tendência inata é controlada pelo Seu amor.  Ele ensina que Jesus Cristo - cujo fim da vida, se houvesse Facebook na epoca, teria recebido dezenas de comentários raivosos, apressados e cheios de julgamento -, levou tudo nos ombros para que, alem de nosso coração poder ser lavado, nossos dedos tivessem boa orientação. Para digitar com consistência, mas também com prudência. Com consciência. Para, com coragem, denunciar o erro, se ele for comprovado, e com respeito pela pessoa errada, lembrar que todos têm chance de recomeçar para acertar.

Estar face a face com esta realidade não deixa ninguém mais pobre, nem mais gordo. E, com certeza, troca o índice de maldade pela coragem com respeito.
E amor.


Rev. Lucas André Albrecht

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DICANPI realiza visitas aos jovens por paróquia

Nesse mês de setembro, a diretoria do DICANPI tem realizado reuniões/visitas aos jovens de três paróquias.

Na sexta, dia 7 de setembro, ás 19h, estivemos na C.E.L. São João do Herval, onde estivemos com os jovens daquela paróquia, das U.J.s São João do Herval e Cristo Salvador de Campos Quevedos.
Confraternização após reunião no Capão Bonito

No sábado, dia 15 de setembro, estivemos na C.E.L. São Paulo de Capão Bonito reunidos com os jovens da paróquia do Capão Bonito das U.J.s de Capão Bonito e Estância da Figueira.

Nesta sexta, dia 21 de setembro, estaremos na C.E.L. Martinho Lutero da Florida III reunidos com os jovens da paróquia do Faxinal.

Estas reuniões tem sido excelentes oportunidades de aproximação com os jovens de nosso distrito e tem nos permitido identificar as fraquezas de cada união juvenil, para que possamos realizar um trabalho que realmente seja produtivo para eles.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mensagem - Boca e Coração


Boca e coração


O texto do Evangelho de Marcos no capitulo 7 nos coloca diante de uma pergunta: da boca ou do coração: de onde vem a religiosidade que agrada a Deus? Um conflito com os lideres religiosos surgiu de uma questão cerimonial: Lavar ou não as mãos antes de comer(não como o fazemos hoje, mas um ritual de purificação). Mas outra pergunta precisaria ser feita: o que realmente precisava ser lavado? Aquele tipo de religiosidade ensinava que era possível, pelo praticar de sua numerosa lista de leis, ficar limpo, longe do pecado.

Aqueles lideres já morreram. Mas e sua maneira de ver o mundo?...

Talvez não. E um resumo desta visão encontramos na internet, no mundo das redes sociais. Lá, todo mundo é legal, todo mundo odeia a mentira, ama os animais, é sempre sincero, não fica por uma noite, odeia a mentira e a hipocrisia... Até mesmo somos empurrados a aderir a causas mesmo contra nossa convicção, para não sermos vistos como politicamente incorretos. Em resumo, nesta visão “religiosa”, folhas e galhos contam mais do que tronco e raiz.

Jesus aproveitou aquela oportunidade educativa para mostrar aos fariseus de seu tempo, e a todos nós, do que a verdadeira religião cristã trata: da raiz. Sujos por dentro, e não apenas por fora, precisamos ser salvos, renovados, transplantados para o terreno da Palavra de Deus. Para aí produzir frutos que partem do coração com fé Nele.  

Ou seja, o que, de fato, precisa ser lavado? As mãos, os braços até os cotovelos? Jesus responde: o coração. O perfil precisa ser completamente refeito, de dentro para fora, e então refletir quem realmente somos.  A vida de fé não é um educar apenas a boca para falar frases feitas ou os braços e pernas para fazerem o que se diz ser o mais certo. Até porque uma simples atitude derruba centenas de palavras. Elas querem educar o coração. Plantar e semear princípios cristãos, que permanecem. Para que nossa convicção apareça, sim, em palavras e testemunho.

Mas com a boca sempre conectada ao coração.




Rev. Lucas André Albrecht

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mensagem - Precisamos de uma Nova Arca


Precisamos de uma Nova Arca - Gn 9.8-17


Este é um texto que nos ensina o valor da aliança que Deus faz com o seu povo. Pois na verdade há uma grande diferença entre fazer parte da aliança de Deus e não fazer parte da aliança de Deus.Aquele que faz parte da aliança de Deus olha para as coisas que Deus faz e sente alegria.  Quem, porém, não faz parte da aliança de Deus olha para as coisas que Deus faz e não entende como elas realmente são. Sente medo daquilo que dá confiança. Sente confiança naquilo de que deveria ter medo. Simplesmente não é possível entender porque nós cristãos ficamos alegres pelas coisas que Deus faz sem fazer parte da aliança de Deus.
Um que não faz parte da aliança de Deus não entende porque nós ficamos tão felizes quando ouvimos uma palavra tão pequena de Deus quando nos diz: “Perdoados estão os pecados de vocês!” Também não entendem porque há tanta alegria em nosso coração quando comemos e bebemos a Santa Ceia. Para eles, nós comemos e bebemos nada mais do que pão e vinho. Mas, para nós que fazemos parte da aliança de Deus, não é só pão e não é só vinho que comemos e bebemos. Na Santa Ceia, nós comemos e bebemos pão e vinho, e junto com o pão nós comemos o corpo de Cristo e junto com o vinho bebemos o próprio sangue de Cristo. A bondade de Deus não é uma coisa que está perdida por aí em algum lugar. Não, a bondade de Deus se mostra em coisas que podemos ver. 


Olhe para o céu após a chuva. O que tem lá? Nem sempre é fácil enxergar, mas muitas vezes podemos ver claramente um arco-íris brilhando no céu. Então quando muitos olham para o arco-íris dizem: “Olha que bonito!” Mas nós que fazemos parte da aliança de Deus podemos dizer: “Olha como é bonita a fidelidade de Deus!” Pois Deus não se contentou apenas em dizer que não destruiria mais o mundo com água. Ele quis dar um belo colorido aos nossos olhos. Mas não foi só aos nossos olhos que Deus quis dar um belo colorido. O arco-íris não foi feito somente para os olhos. O arco-íris foi feito para todos que tem um coração, para todos que tem vida. O arco-íris nos mostra que o Deus que criou este mundo é um Deus que nos ama demais e por isso quer continuar sendo fiel ao que disse mesmo que o pecado e a maldade more em nós.
Na época de Noé, a maldade humana chegou a um ponto que Deus não quis mais suportar. Ele então decidiu destruir o mundo. Ele decidiu fazer chover por quarenta dias e por quarenta noites uma chuva muito forte de modo que toda a terra ficou cheia de água. Somente depois de 150 dias é que a água começou a baixar, o que levou mais 150 dias. Que dia terrível deve ter sido aquele em que as pessoas começaram a se dar conta que não tinham para onde escapar. Não tinham como escapar do dilúvio. Não tinham onde achar comida. Que dia terrível em que a ira de Deus se mostrou. Se o amor de Deus não fosse mais forte que a sua raiva ninguém teria escapado.
O amor de Deus se mostrou a Noé e à sua família. Deus lhe deu a ordem de construir uma enorme arca que pudesse abrigar animais e a sua família. A arca parecia não fazer sentido algum. O que adiantaria construir um barco enorme no meio da terra. Qualquer um que olhasse Noé construindo aquele barco no meio da terra pensaria que ele estava louco ou era um grande ignorante. Qualquer um sabia que construir um barco longe da água não era prudente, ainda mais um daquele tamanho. Quantas coisas devem ter passado pela cabeça de Noé: “Eu bem que podia estar aproveitando esse tempo com outras coisas mais importantes” “Meus amigos pensam que eu sou louco.” É bem possível que Noé tenha tido vontade de desistir. O mesmo pecado que morava nas outras pessoas morava também em Noé. A diferença de Noé é que ele acreditou no que Deus disse. Noé se lembrou de que as coisas que Deus fala sempre acontecem e que as coisas que ele pensa poucas vezes acontecem. Quando o mundo não existia Deus falou e tudo aconteceu. Quando Noé pensou que a sua família seria destruída no Dilúvio Deus lhe mostrou que ela seria salva. Deus diz que os nossos pecados foram perdoados e isso de fato acontece mesmo quando pensamos que não pode ser tão fácil assim. Quando Deus diz que ele está conosco isso de fato acontece mesmo quando pensamos que estamos sozinhos.
Deus disse que o dilúvio viria e assim aconteceu. Mas quando ele veio a família de Noé estava lá dentro protegida. Os que estavam fora, porém, não tinham ninguém que os protegesse. Eles sabiam que isso iria acontecer, mas preferiram acreditar no que eles viam, e não na Palavra de Deus.
Após o dilúvio, Deus nunca mais mandou fazer uma arca. Ele, porém, fez uma obra com as suas próprias mãos. Deus riscou o céu com um colorido nunca antes visto. Após encher os olhos de Noé com a beleza e o colorido do arco-íris Deus encheu o coração de Noé e de sua família com a beleza e o colorido de sua aliança. O arco-íris era o sinal de que Deus não mais destruiria o mundo com um dilúvio. Assim, o arco-íris tornou-se o sinal da aliança de Deus, assim como um anel do dedo é sinal da aliança entre marido e mulher.
Apesar de Deus não ter mandado construir uma nova arca, muitas pessoas dedicam a sua vida construindo uma arca. Isto é, as pessoas imaginam que o mundo vai ser destruído em tal ano de tal jeito. Na previsão de muitos o ano 2012 é de novo o último ano. Muitos milionários desesperados então constroem imensos abrigos. Cavernas em baixo da terra foram construídas para ser uma espécie de arca. As pessoas que observam o mundo percebem que ele não dura para sempre. Tudo o que nós temos no mundo acaba até que o próprio mundo um dia se acabará. Então, tentando se proteger, as pessoas constroem diversas arcas com as quais pensam poderem se proteger. Ajuntam muitas riquezas, fazem milhares de amigos. Esquecem-se, porém, que o mundo depende do que Deus fala, e não do que as pessoas pensam.
Deus nos diz que o nosso mundo é o mesmo mundo de Noé, quer dizer, o pecado e a maldade que lá existia existe também entre nós. Assim como Deus disse que destruiria o mundo de Noé, Deus diz que destruirá o nosso mundo. Assim como Deus protegeu Noé com a arca, Deus quer nos proteger com uma nova arca.Mas esta nova arca é diferente da primeira. A matéria prima é a mesma. A primeira arca foi construída com madeira e pregos, a segunda também foi. Os pregos da primeira arca foram colocados por mãos pecadoras, os pregos da segunda arca também foram. A primeira arca, no entanto, tinha o aspecto de um barco. Já a segunda arca teve a forma de uma cruz. Essas duas arcas, porém, nos fazem olhar para a promessa de Deus feita por meio de uma aliança. Deus prometeu que vai nos proteger. Se Deus falou isso certamente vai acontecer.

Nós já podemos entrar nessa nova arca. Ela já está pronta. Jesus Cristo fez todo o trabalho. Deus fez uma aliança com você para lhe proteger do fim do mundo. Isso não é para assustar. Deus nos dá um lugar onde podemos nos sentir seguros. Esse lugar é a Igreja. Fazer parte da Igreja de Deus é estar nessa nova arca. Quando olhamos ao nosso redor vemos então a madeira e os pregos da cruz onde Cristo deu a sua vida por nós e isso nos consola.
Se olhamos, porém, um pouco mais além, veremos pessoas que estão fora da arca e, por isso, podem acabar como aqueles que foram afogados pelo dilúvio. Se não falarmos da aliança de Deus, como essas pessoas poderão ser salvas? Nada mais poderá salvá-las a não ser a obra de Cristo na cruz. É preciso que as pessoas sejam trazidas para dentro da cruz de Cristo assim como a família de Noé foi trazida para dentro da arca.
A nossa vida é como a vida de Noé, portanto. Enquanto trabalhamos pelo bem da igreja precisamos falar que em Cristo podemos ser salvos. Se não falarmos muitos se perderão e morrerão sem a salvação. Que Deus nos abençoe para que não apenas oito pessoas sejam salvas como no dilúvio, mas que milhões e milhões de pessoas sejam salvas pela nova arca, isto é, pela cruz de Cristo.
Amém!

Francis Dietrich Horrmann
pastor conselheiro

sábado, 18 de agosto de 2012

Mensagem - O Pai Amoroso




Que é que as pessoas fazem quando recebem críticas, em especial críticas injustas?  Uns tentam se explicar; outros partem para a ofensiva. Jesus Cristo contava histórias! Quando criticaram o fato de ele sentar à mesa com pessoas de má fama, ele se defendeu, contando as parábolas dos perdidos: a ovelha, a moeda, e o filho.  Todas essas parábolas estão em Lucas, capítulo 15.

Parábolas funcionam em dois níveis, o literal e o alegórico; o que está escrito, e o que a história significa. E para entender o filho pródigo é preciso lembrar que o pai representa Deus, que se manifesta em Jesus Cristo; o filho mais moço representa as pessoas de má fama; e o filho mais velho representa os piedosos, que criticavam a atitude de Jesus, considerada por demais liberal.

O título “filho pródigo” sugere que a personagem principal é o filho esbanjador ou mão-aberta (este o sentido de “pródigo”). No entanto, esse título, acrescentado pelos editores do texto bíblico, é enganoso. A personagem principal é o pai, que faz a conexão entre as duas partes da narrativa. Por isso, já houve quem sugerisse o título de “a parábola do pai amoroso”.

O ponto alto da parábola é a discussão entre o pai e o filho mais velho, que ocorre bem no final. O filho mais velho reclama da atitude bonachona do pai, e o pai tenta convencer esse filho ranzinza a entrar em casa e festejar com os demais.  Diante disso, é preciso dizer que, por mais que essa história seja apreciada de modo especial por gente que é como o filho mais moço, ela foi contada por causa de gente como o filho mais velho e para gente como o filho mais velho.

Na Bíblia, essa parábola tem um toque característico de muita literatura moderna: ela termina sem concluir; tem um final em aberto.  A grande pergunta é: Será que o pai conseguiu convencer o filho mais velho a entrar na festa? O texto não responde. A rigor, quem precisava responder eram os piedosos daquele tempo – e os piedosos de todos os tempos, inclusive o nosso.


Rev. Dr. Vilson Scholz
Professor de Teologia Exegética - Ulbra e  Seminário Concórdia
Consultor de tradução -  SBB
(foi o palestrante principal do XL Congresso do DICANPI )

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mensagem - Dia dos pais


Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor, teu Deus, te dá.   Êxodo 20.12 RA

Estamos na véspera de mais um dia dos pais. Estamos na época em que vemos promoções e ofertas de todos os tipos. E tudo isso para presentear o querido papai.

Os pais não devem ser apenas uma figura de apenas um dia. Não podemos simplesmente dizer: “dei meu presente ao meu pai e já fiz a minha parte”. Deus espera mais de cada um de nós em relação aos nossos pais. Deus preparou um versículo especial destinado nada mais e nada menos do que para os pais.

Quando Deus deu os mandamentos a Moisés em êxodo 20 Ele dá um destaque especial aos pais quando ele diz no versículo 12:Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” (RA)

Neste versículo quando Deus se refere aos nossos pais Ele não usa a palavra "amor", "obedecer", ou "fazer o bem a", mas a palavra "honra". É interessante notar onde Deus coloca o quarto mandamento. Ele o colocou ao lado dos mandamentos que se referem a Deus. Ele está na verdade colocando nossos Pais ao Seu lado e ainda dizendo honre-os.

Honrar o pai e a mãe é muito mais do que dizer bom dia. Mas é realmente ama-los de coração. Deus sabe que o mundo não respeita os pais, especialmente quando precisam desempenhar seu papel de educadores e disciplinar seus filhos.  

Deus sabe que muitas vezes os filhos não obedecem aos pais, e o que Deus pede é muito mais do que uma simples obediência. Deus quer que os pais sejam honrados. Deus quer que os filhos não somente obedeçam, mas tenham seus pais em alta estima, que os amem e os respeite,  não por serem bonitos ou fortes ou por andarem com roupas bonitas, mas devem respeitar os pais por causa do primeiro mandamento que ordena que não devemos ter outro Deus a não ser Ele, o único Deus verdadeiro. Quando Deus fala essas palavras ele sabe do que está falando. E por causa da palavra de Deus devemos honrar nossos pais.  

O bem mais precioso que Deus deu para os seres humanos é a família. E para os filhos Deus dá uma ênfase especial para que eles deixem seus pais serem o seu tesouro.

Poderíamos dizer que o significado do mandamento é este: Tema a Deus, confia em Deus e ame a Deus e por causa do amor a Deus, não despreze, nem difame seus pais, mas honre os e mostre para eles o quanto são úteis para você.  

Mostra para eles que não há nada de mais valor neste mundo do que os pais que Deus te deu. E para nos animar ainda mais Deus acrescenta uma promessa dizendo que ele vai prolongar os dias de sua vida neste mundo.

É como se Deus estivesse dizendo: “por amor a mim, pelo fato de vocês me terem como o único Deus verdadeiro vocês vão honrar seus pais e por causa disso, seus dias serão longos, serão tão longos que te darei uma esposa, ou um marido, e nestes dia vou te fornecer comida dia após dia, você será uma pessoa bem sucedida e terá uma vida longa tão longa que ela será eterna.”       

Essa é a maravilha da promessa de Deus aos filhos, mas para que eles possam ser beneficiados desta maravilha, isso precisa lhes ser ensinado para que possam ser filhos honrados e santos.

Por isso uma mãe ou um pai precisa dizer a seu filho: meu filho querido não faça isso ou aquilo, não ande com qualquer um, tome cuidado com aqueles que desonram seus pais, pois os pais têm uma tarefa especial, dada por Deus, neste mundo que é disciplinar seus filhos. E desprezar os pais é, em ultimo análise, desprezar aquele que colocou os pais como seus representantes neste mundo.  

Celso Valmir Grams
pastor Conselheiro